Uncategorized

STF condena Dirceu a 10 anos e 10 meses de prisão com início da punição em regime fechado

De Eduardo Bresciani e Ricardo Brito, Estado de S.Paulo:

BRASÍLIA – O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. Com isso, Dirceu terá de iniciar o cumprimento de pena em regime fechado, o que ocorre quando a punição é superior a 8 anos.

Dirceu foi condenado a 2 anos e 11 meses por formação de quadrilha e de 7 anos e 11 meses por corrupção ativa por ter atuado na compra de apoio político no Congresso Nacional. Também foi aplicada a sanção de 260 dias-multa, o que supera os R$ 600 mil.

O relator afirmou que o ex-ministro se valeu do cargo para praticar os crimes e que sua atuação foi contrária a princípios democráticos. “Foi um crime de lesão gravíssima à democracia, que se caracteriza pelo diálogo e opiniões divergentes dos representantes eleitos pelo povo. Foi esse diálogo que o réu quis suprimir pelo pagamento de vultosas quantias em espécie a líderes e presidentes de partidos”.

Barbosa afirmou que a ação de Dirceu “colocou em risco a independência dos poderes”. “Restaram diminuídos e enxovalhados pilares importantíssimos de nossa sociedade”, afirmou o relator.

No crime de quadrilha, todos os seis ministros que condenaram apoiaram a pena sugerida por Barbosa. No caso da corrupção ativa foram oito os ministros que comendaram e apenas dois, Cármen Lúcia e Marco Aurélio Mello, sugeriram punições mais baixas.

8 Comentários

  1. Só 10 anos e 10 meses? Essa é a pena pra quem faz o que ele fez e roubar a Nação??/ Realmente…O crime compensa no Brasil !!! Vou começar a pensar em ser desonesto, porque trabalhando e pagando contas e impostos, sou roubado diariamente e tenho que morar, “atras das Grades”.

  2. Lugar de bandido corrupto e ladrão é na cadeia mesmo! Achei muito branda a condenação, pelo mal que fazem em usar o dinheiro desviado de saúde, educação e segurança! Cadeia para o Zé Larápio…..kkkkkkk

  3. De HOMEM FORTE todo poderoso a presidiário. O Lula está se safando por ser semi analfabeto.

  4. Roberval/Curitiba Responder

    Agora ele some para o Paraguai, ou vira o Caroso novamente para viver em cuba, se cuida Zéééééé´.
    Nos Brasileiros no queremos mais eleger corrupitos, estamos até o pescoço de falsidades

  5. Este cara pra mim é psicopata. Só ver a gravação vazada de uma reunião comandada por ele com petistas. Doentio. Criminoso perigoso.

  6. ISSO NÃO É JUSTO,O JUSTO SERIA A PENA DE MORTE, ACOMEÇAR PELO “XEFE”,O PODRE,O MORIBUNDO LULADRÃO.

  7. Fernando Noroeste Responder

    Pena muito branda ,levando em conta as pessoas que morrem nas filas da precaria saúde brasileira,,precaria sim porque se não houvessem esses corruptos que metem a mão no dinheiro publico tudo seria melhor neste país………..Mas ta valendo!!! Zé Dirceu na CADEIA!! Bom exemplo para esta nova geração de Politicos,PORQUE O BRASIL TA MUDANDO , AGORA POLITICO TAMBEM VAI PRA CADEIA…

Comente