Uncategorized

O sorriso e o esgar

Do Blog de Augusto Nunes

A foto de Dida Sampaio é mais que o registro do momento em que Dilma Rousseff, presidente da República há quase dois anos, cumprimentou o ministro Joaquim Barbosa, que acabara de assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal.

A imagem documenta a colisão frontal, estridentemente silenciosa, entre sentimentos antagônicos.


O chefe do Poder Judiciário está feliz. A chefe do Poder Executivo está contrafeita, nas fímbrias da amargura. Joaquim Barbosa é o anfitrião de uma festa. Dilma Rousseff é a conviva involuntária que nada tem a festejar.

Ele se sente em casa e pensa no que fará. Ela pensa no que ele anda fazendo e se sente obrigada a enviar um recado fisionômico aos condenados no julgamento do mensalão: se pudesse, estaria longe dali.

Só ele sorri. O sorriso contido informa que o ministro não é homem de exuberâncias e derramamentos. Mas é um sorriso. Os músculos faciais se distenderam, os dentes estão expostos, o movimento da pálpebra escava rugas nas cercanias do olho esquerdo.

O que se vê no rosto da presidente é um esgar. A musculatura contraída multiplica os vincos na face direita, junta os lábios num bico assimetricamente pronunciado e desvia o olhar do homem à sua frente.

O descompasso das almas é sublinhado pelas mãos que não se apertam. A dele ao menos se abre. A dela, nem isso. Dilma apenas toca Joaquim com a metade dos quatro dedos. Ele cumprimenta como quem chegou. Ela cumprimenta como quem não vê a hora de partir.

Conjugados, tais detalhes sugerem que, se Joaquim Barbosa sabe que chefia um dos três Poderes independentes, Dilma Rousseff imagina chefiar um Poder que dá ordens aos outros.

O julgamento do mensalão já deixou claro que não é assim. A maioria dos ministros é imune a esgares.

Os que temem carrancas nem precisam disso para atender aos interesses do governo. Não são juízes. São companheiros.

13 Comentários

  1. Mesmo assim devemos continuar prestigiando Dilma pois até agora se portou de maneira indiferente à tudo isso aí! É uma mulher de fibra e que, por vezes, se mostra constrangida com sua companheirada que ainda persiste em ficar naqueles discursos vazios e de uma esquerda mais vazia ainda! Não deve ser fácil.

  2. Essa interpretação psicológico-ideoráfica da foto é algo inusitado; cabe salientaar algumas frases que a par da beleza literária apontam uma patética situação:

    …colisão frontal, estridentemente silenciosa, entre sentimentos antagônicos…

    …no rosto da presidente é um esgar…

    …junta os lábios num bico assimetricamente pronunciado e desvia o olhar do homem à sua frente…

    …descompasso das almas é sublinhado pelas mãos que não se apertam…

    …Joaquim Barbosa sabe que chefia um dos três Poderes independentes, Dilma Rousseff imagina chefiar um Poder que dá ordens aos outros…

    Na verdade, a República é isso: “ninguém acima da Lei”; o Judiciário não governa mas obriga os outros poderes a se governarem.

    Maravilhoso texto, maravilhosa constatação.

    Parabéns a Angusto Nunes.

  3. Parabéns Augusto Nunes, um poeta de alma colorida num delineamento preto e branco, onde a cor negra é muito mais interessante, mais firme, mais correta, mais exuberante, enquanto a cor mais clara está pálida, apática, irada e constrangida, numa demonstração de culpa e obrigação senão não estaria ali.

    que o Grande Arquiteto ilumine a alma e a vida deste brilhante homem que ora assume tarefa tão importante para a nossa pátria. Joaquim, um nome simples, singelo, comum ao nosso povo, mas que orgulha uma nação….

    Abraço a todos..

  4. Nota-se o constrangimento da presidANTA em saber que nesse aí ela não vai conseguir mandar, muito pelo contrário.

  5. A dilma tremeu na base pois fazia muito tempo , que não apertava a mão de uma pessoa honesta, e ao mesmo tempo magoada pelos vários bandidos seus amigos condenados, nãqo é pra menos.

  6. arnaldo ribeiro Responder

    A CHEFE DA CLEPTOCRACIA não consegue mais despistar…
    dá-lhe SÃO JOAQUIM, nossa última chance de construir uma
    democracia!

  7. Pau no Gatoooo Joaquinzão …tá na hora de radicalizar e começar a passar a limpo este nosso País ….não tenha medo o povo estará com vc até quando permear pela verdade estaremos apoiando …mas cuidado ,não caia nas artimanhas do poder!!!

  8. . A presidANTA sentiu o cheiro da brilhantina do JOAQUINZÃO.
    . E AGORA + um escandalo. Esse é dos grandes … VEJAM: a CHEFE DE GABINETE DA presidANTA. Onde vamos parar ??? Pergunto?

    . Acho que é hora de começarmos a trabalhar pelo impedimento da Diuma como PresidANTA.
    . SENÃO, LOGO TEREMOS UMA ARGENTINA.

Comente