Uncategorized

Estudo coloca o Brasil
em penúltimo lugar no desempenho escolar

De O Globo:

RIO — O Brasil ficou na penúltima colocação de um ranking de educação que comparou as “habilidades cognitivas e de desempenho escolar” de 40 países. De acordo com o estudo “The Learning Curve” (A curva de aprendizagem), encomendado pela empresa Pearson, que fabrica sistemas de aprendizado, Finlândia e Coreia do Sul estão no topo desse universo. A pesquisa levou em consideração o resultado de testes de matemática, leitura e ciências para alunos dos últimos anos do ensino fundamental 1 e 2, assim como dados educacionais de cada país sobre alfabetização e taxas de conclusão de escolas e universidades.

Realizado pela Economist Intelligence Unit (EIU), o estudo completo, que forma um banco de dados sobre o desempenho educacional de 50 países, está no site thelearningcurve.pearson.com. Índices, vídeos, artigos, mapas, informações socioeconômicas e infográficos para download etc. também estarão disponíveis na plataforma, com acesso gratuito e ilimitado.

O objetivo da pesquisa é auxiliar a comunidade escolar a identificar os principais fatores que impulsionam melhorias educacionais e que podem servir de modelo para outras regiões.

— O estudo permite uma análise extremamente sofisticada do que de fato funciona em Educação. Mostra que não tem nenhuma mágica, requer atenção e ações de longa duração, coerência e foco para melhorar o desempenho — afirma Michael Barber, chefe de educação da Pearson.

O diretor superintendente de Educação Básica da Pearson no Brasil, Mekler Nunes, afirma que a busca por mudanças na educação brasileira já existe e é sólida:

— Os educadores buscam cada vez mais fazer a diferença e está claro para a Pearson que apoiá-los é a chave para esse processo.

Já para Laércio Dona, diretor para Ensino Superior e Idiomas da companhia, “contribuir com novos subsídios como essa pesquisa global faz parte do compromisso da Pearson em promover o desenvolvimento das pessoas e do país por meio da educação”.

Entre as conclusões apontadas pela pesquisa está a de que “Bons professores são essenciais e precisam ser respeitados”.

“Não há nada que substitua bons professores. O impacto vai além de resultados educacionais positivos, podem estar ligados a fatores sociais, como baixo nível de gravidez durante a adolescência e uma maior tendência a poupar dinheiro para aposentadoria. Ter bons professores é mais do que pagar bons salários, os países com melhores desempenhos atraem grandes talentos, dão treinamentos durante suas carreiras e permitem maior liberdade”, diz o estudo.

Veja abaixo o ranking do índice global de habilidades cognitivas e de desempenho escolar:
1. Finlândia
2. Coreia do Sul
3. Hong Kong
4. Japão
5. Cingapura
6. Grã-Bretanha
7. Holanda
8. Nova Zelândia
9. Suíça
10. Canadá
11. Irlanda
12. Dinamarca
13. Austrália
14. Polônia
15. Alemanha
16. Bélgica
17. Estados Unidos
18. Hungria
19. Eslováquia
20. Rússia
21. Suécia
22. República Tcheca
23. Áustria
24. Itália
25. França
26. Noruega
27. Portugal
28. Espanha
29. Israel
30. Bulgária
31. Grécia
32. Romênia
33. Chile
34. Turquia
35. Argentina
36. Colômbia
37. Tailândia
38. México
39. Brasil
40. Indonésia

12 Comentários

  1. PARA MIM ISSO É NORMAL, DEPOIS DO MENSALAO, EM SAO PAULO E OUTRAS COISAS MAIS, O BRASIL ESTA ATÉ NUMA BOA COLOCAÇAO, TENHO CERTEZA QUE ESSA COLOCAÇAO DO BRASIL O LULA SOBE O PRESTIGIO DELE MAIS AINDA, NAO É BRASILEIROS OU ESTOU ERRADO.

  2. no parana ate 2010 escolas novas sendo contruidas.
    apos 2010 escolas abandonadas, professores , func,alunos entao…

  3. Enquanto imperar o “paulofreireanismo”, lá vamos nós a caminho da última colocação…

  4. Também pudera, os nossos mestres e mestras preferem ver as nossas crianças pintando e discutindo filosofia a vê-los quebrar a cabeça resolvendo questões de Matemática e interpretando textos de português. Mas em um ponto concordo com os nossos mestres e mestras, assim fica mais fácil manipular os nossos estudantes, eles só sabem questionar e pintar, pensar que é bom, isto deixamos para os estudantes dos outros países. ACarlos

  5. Veja vc a avaliacao mede leitura e matematica e os professores do Paranà estao contra uma matriz curricular que aumenta a quantidade de aulas dessas disciplinas.
    A SEED e o Governo estao corretos.

  6. Adalberto Jardim Responder

    Tudo conforme os planos do PT. Quanto mais ignorante o povo, mais fácil de manipulá-lo. E o povo ainda vai servir de massa de manobra para sair às ruas e manifestar contra as decisões do STF.
    Vejam o pão e circo se formando em torno da Copa e Olimpíada. População morrendo nos corredores dos hospitais públicos, escolas públicas em decadência, segurança … melhor não comentar…mas plenamente satisfeitos por que teremos copa e olimpíadas.

  7. AHH, ENTÃO É POR ISSO QUE O BRASIL ESTÁ EM UM DOS PRIMEIROS DA LISTA DE PAÍSES MAIS VIOLENTOS …

  8. E a PTzada ainda quer reclamar da educação no Paraná? Criem vergonha nessa cara e cobrem ações efetivas do governo federal, pois o país está passando por uma fase muito ruim na educação…

  9. A ELEIÇÃO DO NEOMENSALEIRO – QUE TROUXE O ZÉ LADRÃO PARA MANIFESTAR-SE CONTRA O STF – PROVA A VITÓRIA DA IMBECILIZAÇÃO. SÓ FALTA MESMO O NEOMENSALEIRO ELEITO SOFRER ALGUM ACIDENTE DE PERCURSO… AÍ, ASSUME A ROSEMARY DA CAPITAL..

  10. #######””’ MAS, COM AS CARTILHAS DO FERNANDO HADDAD, “NÓIS VAI” LONGE…#######

Comente