Uncategorized

Cida Borghetti preside sessão no Dia de Luta contra o Câncer de Mama

A deputada federal Cida Borghetti, idealizadora da lei que cria o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama em 27 de novembro, presidiu sessão plenária da Câmara dos Deputados desta terça-feira, 27, para destacar a celebração do dia em favor da saúde da mulher.

Cida apresentou os materiais de divulgação da lei nº 12.116/09 que institui a data como o dia nacional de luta contra a doença e discursou sobre a importância da prevenção e a necessidade de lutar pela diminuição dos altos índices de morte de mulheres por causa do câncer de mama. Ao assumir a presidência, Cida entregou camisetas às deputadas Flávia Morais, Íris de Araújo e ao deputado Amauri Teixeira, simbolizando a luta contra o câncer de mama.

Cida discursou chamando a atenção dos colegas para a celebração do dia. “Hoje, 27 de novembro, é o dia eu gostaria de conclamar o sempre presidente Mauro Benevides, que está com a gravata cor-de-rosa, e os deputados e deputadas desta Casa para chamarmos a atenção para a prevenção. A saúde pública, a mamografia, os exames periódicos e preventivos podem salvar vidas, podem manter a saúde. Quero agradecer a deputada Flávia Morais, mais uma vez, e a esta Casa, através do trabalho incansável da nossa vice-presidente, deputada Rose de Freitas, que tem sido uma grande líder nessa batalha, nessa luta da prevenção e do diagnóstico precoce, salvando, assim, muitas vidas”.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, só em 2012 o país apresentou 52 mil novos casos. Histórias de mulheres que passaram ou estão passando pela triste experiência da descoberta do câncer de mama, aparecem constantemente. “É uma doença silenciosa, agride o corpo, fere a feminilidade e a autoestima da mulher. A alma e o corpo choram diante da dor da descoberta da doença que muitas vezes leva à morte. Por isso, dedico parte do meu trabalho na luta contra a doença e incentivando a prevenção, pois esta conscientização pode ajudar a mudar as estatísticas de morte em todo território nacional”, contou a deputada.

Este ano, o símbolo da campanha nacional são as rosas. Rosas que representam a vida e precisam ser cultivadas, porém o laço cor de rosa continua sendo o símbolo universal.

Para intensificar ainda mais esta luta, o Paraná acaba de receber mais de R$ 3 milhões em recursos federais, através do trabalho da deputada Cida Borghetti junto ao Ministério da Saúde, para a implantação de quatro Centros de Diagnóstico de Câncer de Mama, que serão implantados em cidades estratégicas. “Esses Centros funcionarão interligados e possuirão a mais alta tecnologia em aparelhos, com resultados rápidos e eficazes e encaminhando pacientes para tratamentos emergenciais”, explicou a deputada. No Paraná, diversas ações foram realizadas nos municípios lembrando a data e chamando a atenção, principalmente das mulheres para a importância da prevenção.

Legenda: Deputada Cida Borghetti entrega aos colegas parlamentarees, camisetas de divulgação da lei nº 12.116/09 que institui o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama.

5 Comentários

  1. ….UMA MULHER BRILHANTE!!!!!!!!…
    ….APENAS É MUITO MAL CASADA…..!!!!!!
    ….HURRA MEU….!!!!!

    …PN…..

  2. Ela idealizou o “Dia Nacional” através de uma lei que já existia quando ela virou deputada federal?

  3. maria fuxiqueira curitibana Responder

    Parabens a nossa linda e nobre deputada federal Cida Borghetti seu nome ainda é de respeito e orgulho para todas as mulheres e o povo paranaense e brasileiro alem de ser a mais elegante deputada brasileira a nossa Evita Peron gostaria de ve-la ainda como nossa quem sabe Senadora ou governadora que vamos e venhamos cida tem uma historia politica de quase 20 anos de poltica sendo primeira dama de maringa,2 vezes deputada estadual e agora deputada federal,nao caiu de paraqueda na poltica é sem duvida o nome mais forte da poltica paranaense,juntamente com nossa querida ministra gleisy que esta começando na poltica praticamente agora,parabens deputada cida borghetti que Deus a proteja das linguas felinas e invejosas.

  4. Porvafor Porva. Vá se informar primeiro antes de falar bobagens.
    A deputada Cida é sim idealizadora desta fantástica e humana lei. Seu marido, na época deputado federal apresentou na Câmara Federal o projeto de lei que mais tarde foi aprovado e transformada em lei. Essa nobre e grande deputada, com muita DEDICAÇÃO e TRABALHO, conseguiu a aprovação de 93 Leis Estaduais quando esteve na Assembleia Legislativa do Paraná.

  5. Nós de Maringa, temos orgulho de Cida Borghetti, pessoa humilde, carismatica, generosa, e campeã de leis no Paraná, por isso foi a
    mais votada da coligação do Beto Richa quase 150 mil votos.
    Cardoso

Comente