Uncategorized

Irmão de cacique preso em Mangueirinha dá sua versão do conflito

O cacique Carlos Karjer enviou a este blog sua versão do conflito indígena em Mangueirinha. Ele é cacique da aldeia de Curitiba, Kakané Porã, e irmão do cacique Valdir Kokoj dos Santos, ex-líder da aldeia Caingangue, em Mangueirinha, no sudoeste do Paraná. Em 7 de novembro, Kokoj foi preso com outros cinco índios pela Polícia Federal. De acordo com a PF, a operação, batizada de ‘Forte Apache’, foi desencadeada para combater o crime de porte ilegal de armas.

Karjer contesta a versão da PF de que Valdir portava arma ilegal e coagia outros indígenas na aldeia. Afirma que as denúncias não passam de estratégia para que grupo adversário tomasse o poder. Desde a prisão de Valdir, novos conflitos foram registrados na aldeia Caingangue. Segundo a família de Kokoj, o novo cacique fazia oposição ao comando de Valdir e, em uma de suas primeiras ações, teria destruído a casa do antigo Cacique e expulsado da reserva irmãos e parentes dele, que estariam desalojados. Ainda segundo Karjer, o cacique Valdir liderou a aldeia por mais de dez anos e é réu primário.

6 Comentários

  1. q pena q o cacique carlos foi defender esse irmão dele pois o mesmo ja tinha forjado contra o cacique na aldeia kakané porã…mas eu conheço pouco o cacique carlos mais sei a historia dele….pena q ele é muito influenciavel pois ao ler esse comentario me surpreendi…pois essa familia dele q hj pede ajuda a ele é a mesma que perseguiu ele…mas como diz o ditado:o mundo da voltas…

  2. amigos do cacique Responder

    que pena que vc fabiane não sabia o que vinha pela frente ocacique esta livre haaa…

  3. Amigo de Cretã Responder

    q pena desses amigos do kókoj ,ja eras eu quero ver o corajoso q vai vim se meter aqui, to pagando pra v,estamos esperando até vcs amigos do kókoj,vem q tem ,hahahahahah

  4. amiga do cretã Responder

    se pensam que o cretã vai sair tão cedo estão muito enganados. ha ha ha ha.

  5. amiga de kókoi vcs defendem o cretã porque não são indios natos da Aldeia de mangueirinha,não tem onde cair mortos.Pois a propria Aldeia de onde vcs vierão não aceitam mais vcs.mais quando o piriquito de vcs sair da gaiola leva vcs a morar na terra dele ou seja no semitério. ha ha ha ha.

Comente