Uncategorized

José Borba pode deixar
a prefeitura

Ministros discutirão a perda do cargo. Jandaia do Sul pode ter o quinto prefeito em quatro anos.

Da Folha de S.Paulo:

Condenado a dois anos e seis meses de prisão na sessão da última segunda-feira, o ex-deputado federal José Borba teve a punição convertida a duas penas alternativas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ex-líder do PMDB na época do escândalo, Borba foi condenado por corrupção passiva, além de R$ 390 mil em multa. Ontem, os ministros decidiram substituir a pena por 300 salários mínimos e restrição de interdição temporária de direitos, como de exercer cargo ou função. Atualmente, Borba é prefeito de Jandaia do Sul. Na próxima semana, os ministros vão discutir se ele vai perder imediatamente o cargo.

No julgamento, Borba também era acusado de lavagem de dinheiro. Mas os ministros se dividiram na análise do crime e ele foi absolvido. Borba obteve cinco votos pela absolvição (Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Medes e Marco Aurélio Mello) e cinco pela condenação (Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Dias Toffoli, Celso de Mello e Ayres Britto).

Relator do caso, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, disse que a participação de Borba no esquema foi grave porque pretendia enriquecer e ”mercantilizou seu mandato e de seus correligionários, valendo-se de práticas antirrepublicanas”. Segundo a denúncia do Ministério Público, o ex-líder do PMDB recebeu R$ 2,1 milhões do valerioduto.

2 Comentários

  1. ELEIÇÃO 2012 Responder

    Mas é claro que tem que sair!
    Que condenação é essa que não vai preso nem e nem é cassado???

  2. Geraldo Martins Responder

    Esse negócio de tranformar pena em pagamento em espécie é moleza porque os caras que estão no poder vão de uma forma ou de outra buscar esses numerários paranquitar essa divida. O mundo sabe que essas multas aplicadas pelo STF aos mensaleiros, vai de uma forma ou de outra sair do bolso do cidadão. Então é por isso é que diz rico não vai prá cadeia.

Comente