Uncategorized

Renata Bueno, punida, desanca a Câmara

A vereadora Renata Bueno ficou irritadíssima com o Conselho de Ética da Câmara que decidiu puni-la porque se referiu, em debate, aos seus pares como gentalha. Estranha Renata que ela sofra punição enquanto nada acontece aos que desviaram R$ 30 milhões em verbas de propaganda.

Nota de Renata Bueno sobre decisão do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba

O Conselho de Ética da Câmara Municipal decidiu me penalizar pelo uso da expressão “bando de gentalha”, com o qual eu reagi à agressividade de alguns vereadores, em outubro de 2011. Com a devida licença, quero recolocar as coisas no seu devido lugar.

Embora tenha utilizado a malfadada expressão em uma discussão menor, vale salientar que ela se deu no contexto maior dos embates que travei pela denúncia, investigação e afastamento do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal João Cláudio Derosso, os quais despertaram um clima de intensa animosidade por parte dos que assumiram a sua defesa, uns porque se beneficiavam dos desvios do “esquema Derosso”, e outros simplesmente por acomodação e corporativismo.

Tentei, de todas as formas, que os vereadores aprovassem a instalação de Comissão Processante para apurar crime de responsabilidade por parte do ex-presidente da Câmara. Quando ficou claro que, dentro da Câmara de Vereadores nada prosperaria, apelei ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, tornei público documentos obtidos judicialmente pelo meu partido e, afinal, conseguimos desgastar o ex-vereador Derosso, até o ponto de inviabilizar a blindagem com a qual os seus parceiros sempre o protegeram.

É nesse cenário que eu construí adversários que, desde então, vem tentando me intimidar e me dobrar, com maledicências, processos no Conselho de Ética e um dossiê grosseiramente falsificado tentando me imputar crimes eleitorais. Causa espécie que em nenhum momento tenhamos conseguido emplacar um processo sério contra os contratos de publicidade que fizeram evaporar R$ 30 milhões da Câmara de Vereadores. Mas um processo contra o uso da palavra “gentalha” cumpre o rito e é devidamente concluído.

A garantia de manifestação livre e sem censura de qualquer opinião, ainda que eventualmente desagradáveis ou contundentes, constitui um dos pilares fundamentais da democracia. Cumpri o mandato de vereadora orientada por esse princípio. Agi e falei sempre movida pelo sentido de missão delegada pelo povo, e tenho a satisfação de tê-lo honrado sem me submeter jamais às conveniências da politicagem miúda.

14 Comentários

  1. Tem mais que estranhar mesmo. Ela tem toda razão. O Conselho de Ética (sic) é rápido para julgar e condenar pelo uso “indevido” de mero adjetivo e estúpidamente lento para apurar responsabilidades no desvio milionário de nosso dinheiro. E ai, fica tudo por isso mesmo povo curitibano?

  2. Profeçor Cèsar Responder

    Poxa! Tenham pena da garota, além de tomar uma saraivada nas urnas agora punida …. eita! azar desta pobre coitada é digna de pena…. Sem forte, até o marido perdeu, vai ser azarada assim lá….. na casa do chapéu.. é de lamentar, mais uma vez coitadinha.

  3. Oriunda de família de políticos tradicionais, casada com membro de outra família de políticos tradicionais, DIFERENTEMENTE de todos os outros agentes políticos destas famílias, foi a única a classificar e ofender ANTIDEMOCRATICAMENTE de GENTALHA todas as demais vereadoras e vereadores da Câmara de Curitiba, também ofendendo aos servidores que lá trabalham.

    Provavelmente pratica uma postura política “italiana”, achando que pode XINGAR QUEM QUISER EM NOME DA “DEMOCRACIA”.

    Precisa rever imediatamente seus conceitos de democracia, se pretende evitar nova derrota nas urnas. Nada mais democrática do que a resposta que a população deu a ela nestas eleições, inclusive a seu marido, Juliano Borghetti, igualmente derrotado nas urnas…

  4. ELEIÇÃO 2012 Responder

    É assim mesmo Renata, mas punição neste País só p/ ladrão de galinhas, p/ os GRANDES absurdos eles fecham os olhos e nada veem.
    É por esse motivo que alguns (poucos ao meu ver) não se reelegeram.
    Mas o POVÃO está de olho néssa tchurma!

  5. Tenho algo a dizer sobre a Câmara Municipal de Curitiba;
    gentalha, gentalha, gentalha e gentalha.

    Gostaria de dizer outras coisas, mas a boa educação me impede.

    E agora, também vou ser punido?

  6. Manda o Rubens Bueno puxar o saco do Beto Richa para conseguir um emprego para a filinha ruim de voto Renata Viajando Bueno e para o genro Juliano zero a esquerda Borghetti.Esta familia Bueno tem a sacanagem politica no DNA.

  7. Verdade. A Câmara foi rápida para puni-la, mas é de uma lentidão ímpar para cobrar o Derosso ou qquer outro que esteja metido em coisa suja. Isso nos dá a certeza que tem muita gente, mas muita gente mesmo, com o rabo preso, ou que esteve (ou ainda está) metido com toda esta sujeira.

  8. A gentalha não pode aparecer exposta, é uma afronta, deve permanecer escondida atrás dos 30 milhões …

    Faço aqui meu desagravo à vereadora – $ão $ental$a me$mo !!!

  9. Vejo que a vereadora Renata esta correta nas suas palavras….Falou a verdade e vai ser punida….E o din din que levaram do povo…..como que fica?…Apesar que foi so um TROCO QUE LEVARAM so RS 30.000.000,00 (Trinta milhoes )

  10. RENATA BUENO ESTÁ ERRADA.
    O cargo de vereador é digno de respeito, independente de quem esteja ocupando. “Gentalha” não é o termo adequado em nenhuma discussão entre parlamentares e, ao contrário do que diz a vereadora, ela atribuiu este adjetivo aos seus pares quando foi criticada por ausentar-se do trabalho para ficar uns dias na Itália.
    O pai dela certamente não cometeria um erro do tipo, sobretudo pela maturidade política que carrega.
    À moça continua faltando humildade, justamente o que impediu sua reeleição.

  11. APOIO A VERADORA. A Câmara Municipaldeveria se retratar, principalmente essa alcatéia de larápios que existiam e ainda existem lá.

  12. APAIXONADO POR ELA Responder

    Contrariado a deciçao da cmc,deixo meus sinceros votos de estima e reintero meus votos de estima e louco por vc sua italianinha linda. beijos mil boa sorte na ITALIA……

    .

  13. . Vá em frente RENATA … PENA Q VC Ñ SE REELEGEU !!!
    . Mas tem outras eleições pela frente …

    . Sempre pensei: Como pode um Vereador se eleger 7 vezes Pres da Câmara, ou seja, 14 anos consecutivos ???? Achei que isso era coisa do Nordeste, de cidadezinha com gente ‘analfa’. Ñ, isso é coisa de curitiba Kpital de um Estado do Sul do Br.

    . Então RENATA, VC DISSE TUDO. GENTALHA … E PÕE gentalha nisso.

    .

Comente