Uncategorized

“Se Dilma quer um 2º mandato, deve mudar a equipe econômica”

Essa é a opinião da revista inglesa The Economist, uma das mais lidas e respeitadas do mundo, que traz, na edição desta semana, manchete de capa sobre a economia brasileira sob pungente título: “O Brasil quebra”. Assustadoramente, os ingleses parecem estar mais preocupados com o baixo crescimento da economia brasileira do que nós mesmos. Há não uma, mas três reportagens na revista sobre o Brasil. Duas falam de nosso pífio PIB e outra do imbroglio envolvendo os royalties do petróleo.

A revista lembra que Dilma tomou posse em período de prosperidade, mas que hoje as previsões pessimistas de Guido Mantega parecem mar de rosas perto da realidade do PIB nacional. Crescemos a metade do que o ministro previra no 3º trimestre: desprezíveis 0,6%.

Os motores do crescimento que movimentavam a economia brasileira engasgam. Os preços das commodities, embora ainda altos, deixaram de crescer. Consumidores estão endividados e gastam seus salários com juros para quitar carros e televisões. O baixo desemprego significa que não há mais mão-de-obra disponível. Ao invés de confiar o crescimento ao consumo, é preciso aumento na produtividade e no investimento. A parte dura, fastidiosa da economia.

Significa cortar o “custo Brasil”, que a revista inglesa resume assim: combinação de burocracia, carga tributária pesada, crédito caro, infraestrutura falha e moeda supervalorizada. É caro e inseguro fazer negócio no Brasil. Não precisamos dos ingleses para essa conclusão palpável.

Mas a The Economist avisa: governo e Banco Central devem ficar tentados a meter o dedo na economia e cortar mais uma vez os juros. Não é o caminho, indicam. Dizem que o que é preciso cortar é o custo da produção, para deixar a iniciativa privada rugir. Nem os ingleses têm fé em que Dilma tomará o segundo caminho. Segundo eles, a presidente tem vocação para Interferente em Chefe. Outra conclusão palpável para qualquer brasileiro bem intencionado.

A conclusão final da matéria, essa sim, é alarmante para o governo: a The Economist acredita que a reeleição de Dilma subiu no telhado e só desce com uma melhora econômica. Será?

28 Comentários

  1. Jamais o 2º mandato de Dilma está garantido, graças a está equipe o Brasil saiu de uma crise profunda em que estava, herança do governo tucano, o Brasil estava muito pior quando Lula assumiu, com trabalho e seriedade os obstaculos serão vencidos, mesmo que Beto Richa, Alcikim e Aecio tentem impedir..

  2. O MUNDO JÁ SABE DA IMCOMPETÊNCIA DO GOVERNO PETRALHA, NÃO FALTA MAIS NADA PARA IMPLODIR

    10 ANOS NO PODER E O PT CONSEGUIU FALIR O PAÍS

    FORA PETRALHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Paulo, o Lula só deu continuidade ao que Fernando Henrique começou, até os programas sociais ele continuou e ampliou, queria ver o PT pegar o brasil após Collor. Seja realista, não tiro os meritos do Lula, mas não tente tirar os meritos de FHC.

  4. sergio silvestre Responder

    Isso é coisa prá ingles ver.O the economist volta e meia até por falta de máteria ,já que a EUROPA está quebrando,mete o bedelho no BRASIL.
    O que serve prá eles não é caso prá nós.Faz tempo que não dependemos do FMI.

  5. Os Ingleses preocupados? o que preocupa de fato e a interferencia que eles detem sobre os bancos centrais. a dependencia que eles criaram do mundo ter que se sujeitar a eles, mesmo sem ter riquesas naturais abundantes.

  6. Caro Paulo, ate no tempo do FHC o Brasil estava crescendo mais que agora…e se essa política econômica intervencionista continuar, onde o tesouro se endivida via BNDES para dar empréstimos a juros baixos a grandes conglomerados ineficientes, o país vai quebrar logo logo. A dita crise da era tucana vai parecer fichinha.

  7. Vigilante do Portão Responder

    Qual nada,

    O “POVÃO” não entende de Economia.
    Não percebeu que está sendo enganado.

  8. Ah! Então “tá”!

    O sucesso de Dilma depende do Beto, Alckim e Aécio. Dois governadores dos 27 e um senador. É uma piada!

    Fique tranquilo, Paulo. Assim o Brasil Maravilha de Lula e Dilma está garantido! rsrsrsrs

    O PT está no poder há 10 anos! Tem maioria no Congresso. Isto não quer dizer nada, não é mesmo?

    Dez anos! Década da Mediocridade.

  9. Não tem nada a ver com oposição, tem a ver com o prejuizo que esses estados sofrerão aceitando a proposta do governo federal, que dá com uma mão e tira com a outra.
    Esse governo da Dilma é uma Fachada, farsa, mentira.. Tem gente que ainda acha que está uma maravilha. pobre de nós trabalhadores e certamente continuaremos sofrendo sem médicos, sem ambulâncias. sem remédios, e a turma do PT só programas e pacotes mentirosos, que só ferram com os pobres. Governo que tira dos pobres para das aos ricos! AUTORIZA VENDA DE BANCOS QUEBRADOS(panamericano), LIBERA MILHOES DO BNDES PARA FINANCIAR ESTADIOS PRIVADOS, BANCA UMA FORTUNA NA CRIAÇÃO DA EMPRESA DO EIKE BATISTA,- o que tem feito aos pobres – NADA – aliás, tem tentando mudar a previdência para que o trabalhador, após pagar Inss por + 35 anos possa se aposentar depois dos 60 anos de idade. Inventou essa redução do IPI com o nosso dinheiro, pois, reduziu consideravelmente o valor da verba repassado às prefeituras, fazendo com que muitas delas, fechem o ano no vermelho. CHEGA, BASTA- NÃO PODEMOS ACEITAR ISSO DE BRAÇOS CRUZADOS, TEM QUE NOS UNIR… Pronto falei!!!

  10. MARGARINA
    O Ministro não consegue sustentar o que fala, prevê e promete. Ou seja, Guido Mantega está mais pra Margarina

  11. A analise em vista está equivocada: 1) Culpar o passado nem sempre é a melhor alternativa, porque o presente tem que ser bem melhor. para os formadores de caixa dois está, e muito bem. 2) quem está no ninho não vê ou não quer ver. mas quem está longe visualiza melhor a situação, é a mesma coisa que marido traído, somente fica sabendo por último. 3) Se estiver fora do bando, será que está satisfeito com os constantes noticiários políticos, com as previsões furadas do Mantega, com vendas de pareceres técnicos, com as benécies feitas pela presidente as custas do chapeu alheio?.

  12. DESCONFIEM DA FONTE.
    ESSE JORNAL THE ECONOMIST NÃO PASSA DE UM SAUDOSISTA DO NEOLIBERALISMO, QUE PENSA QUE O MERCADO RESOLVE OS PROBLEMAS ESTRUTURAIS DA ECONOMIA.

  13. Ronald Zugmann Responder

    Pelo visto vc ( Paulo ), deve fazer parte do grupo do mensalão.
    Otimismo conivente….ou não conhece a realidade dos fatos históricos.

  14. Se eles querem isso é porque estamos certos. Esses europeus falidos querem dar lição em quem? É preciso orientá-los que aquele governo “capachão” do FHC não está no poder a uma década e o psdb não manda mais em nada no plano federal. Acabou o tempo em que o FMI e mundo “civilizado” ditava as ordens e o governo das bananas cegamente obedecia, de quadro e tirando os sapatos nos aeroportos do mundo.

  15. Paulo… acho que vc não tomou os remédios hoje e esqueceu da história como foi…. A situação só melhorou no Gov. Lula foi porque o Gov. FHC fez o que tinha que fazer (sendo demonizado dia a dia pelo PT). Ponto.
    Já o Gov. Lula jogou na lata do lixo seu programa de governo e seguiu na linha do governo anterior. Nada inovou em gestão da economia. Aliado a isso, o mundo também crescia economicamente (até 2008), assim de 2003 a 2008, o gov. Lula não precisou “governar”, apenas tocar o barco e não atrapalhar. Na verdade, era o momento de aprofundar reformas e destravar de verdade a economia. Preferiu o oba-oba apenas.
    Já Dilma assumiu com o mundo já degringolado e com o Brasil não crescendo (em função da inapetencia do gov. Lula). Se nada for feito de sério em termos de economia (e parece que não vai ser!!), a coisa não ficará bem, não para o PT, mas para todo o Brasil.

  16. O governo tucano foi muito ruim, mas a era lulo petista foi pior ainda. Efetivamente,nos transformamos num país do vale tudo, onde quem acha que é esperto se filia ao pt e se encosta num cargo sem fazer nada. Hoje não existe mais nenhum escrúpulo no que diz respeito à corrupção, todo mundo participa e ninguém é punido e, quando é punido, faz campanha contra o STF. É triste, mas a população, como este Paulo que comentou aí em cima, acha que vive no país das maravilhas.,

  17. Hoje a PF, o STFe o MP são livres e independentes, bem diferente da era FHC. Como elas hoje podem trabalhar a percepção da corrupção fica mais palpável.

    Só para lembrar: as operações da PF aumentaram quinze vezes durante o governo Lula. Pularam, por exemplo, de 16 em 2003 para 143 até agosto de 2009. De 2003 para 2010 o número de funcionários da PF pulou de 9.231 para 14.575, um crescimento de 58%.

    Lula botou nas ruas, na maioria das vezes, 1.244 operações, o que representa 25 vezes mais do que as 48 tocadas pela PF no governo Fernando Henrique Cardoso.

    Não é a toa que o ex-chefão da PF de FHC ataca PF da era Lula

  18. Caro amigos do Blog, primeiramente não sou ligado ao PT sou um brasileiro que acompanho as mudanças de nosso país , não desmereço o FHC teve sua contribuição para o desenvolvimento do Pais, mas sou realista no começo da crise mundial, o presidente Lula disse que o Brasil não seria atingido e foi muito criticado por isso, o Brasil está atualmente muito melhor economicamente do que muitos paises, e isso e uma grande conquista, acredito nesta equipe de governo pois o investimentos em infra-estrutura fundamentais para o crescimento do Brasil e redução da inflação estão sendo feito, corte dos juros, redução da energia eletrica, darão mais folego as empresas, os resultados serão sentidos a médio e longo prazo.

  19. o governo do psdb governa para os ricos os donos de jornais e redes de tv são todos do psdb por isso ficam fazendo previsão pessimista o brasil vai e continuara a crescer graças aos governos do pt e contra as mafias da imprensa o povo deixou de ser burro aqui no parana e exemplo governo inefiente patina e nada faz ja anunciou cinco vezes o mesmo edital de concurso pra pm e até agora nada hoje anunciou denovo enrolando o povo tentando passar o que não é verdade isso é o governo do psdb que na proxima eleição ira acabar não vai eleger nenhum governo porque nosso povão ta deixando de ser otario.

  20. Parreiras Rodrigues Responder

    Além do arreganhamento do crédito, incentivo ao consumo = endividamento da família;

    Infraestrutura vergonhosa, mais custo Brasil, mais carga tributária = atravancamento do desenvolvimento e emperramento da competitividade.
    :

  21. Lula não deu continuidade ao governo FHC.
    Lembrando os menos avisados:
    No segundo mandato de FHC (1999-2003), não houve crescimento econômico, com a desvalorização da moeda que estava atrelada ao dólar a inflação disparou, nosso presidente recorreu ao FMI para tentar equilibrar as contas públicas, no segundo semestre de 2001, ocorreu a crise interna de energia elétrica “o apagão”, obrigando o povo e as empresas a racionar energia, como consequência nosso país enfrentou a queda da produção industrial, o aumento da inflação, o desemprego e novamente um empréstimo junto ao FMI em agosto de 2001 de 13,8 bilhões, a renda média do trabalhador no Brasil caiu de R$754,00 (1996) para R$590,00(2002). Em 2003 a inflação atingiu 12,5% e FHC socorreu-se novamente junto ao FMI e obteve mais 30 bilhões de dólares (OBS: dívida que foi paga no governo Lula – hoje o Brasil é credor do FMI), isso sem contar os escândalos da reeleição e das privatizações, OU MELHOR, da entrega vergonhosa do patrimônio público aos interesses privados.

  22. Parreiras Rodrigues Responder

    Embora não concorde com a política de Mantega, também não admito publicação estrangeira dar pitaco em questões nossas.

    Que vá prá puta que o pariu.

    E concordo com o ministro Pimentel que também se indignou, dizendo que o dia em que The Economist nomear ministro no Brasil, então, fomos pro brejo, como a vaca.

  23. A DILMA TEM QUE DIZIMAR A EQUIPE QUE ESTA NO MINISTERIO DO ESPORTE QUE ACABARAM COM TODOS OS PROGRAMAS SOCIAIS EM PROL DE DOS EVENTOS OLIMPIADAS E COPA DO MUNDO,DEIXARAM MAIS DE 1 MILHAO DE CRIANÇAS SEM APOIO A PRATICA DE ESPORTE .CRIANÇAS QUE SAIAM DAS RUAS PARA PRATICAR ESPORTE HOJE ESTÃO NAS RUAS TRAFICANDO DROGAS OU PIOR SÃO USUARIAS . COMO PROFESSOR DE ESDUCAÇÃO FISICA POSSO AFIRMAR QUE ACABARAM COM TODOS OS PROGRAMAS QUE AUXILIAVAM NO APOIO A PRATICA DE ESPORTE.

  24. Maria... Maria Responder

    É por causa do PIG de lá que a CRISE se instalou.
    Já pensou o Brasil que já tem seu PIG dar satisfações ao PIG dos outros?
    Só fralta alguém defender essa bostinha de imprensa estrangeira se metendo no Brasil como fizeram nos tempos da ditadura. Ainda bem que o POVO de hoje não é o daqueles tempos.

Comente