Uncategorized

Curitiba terá primeiro hospital de alta complexidade 100% gratuito do país

Hospital utilizará alta tecnologia no tratamento de doenças

Uma iniciativa inédita no país será lançada nessa quinta-feira (11/04), em Curitiba. Trata-se do projeto do Hospital Espírita Dr. Bezerra de Menezes, um centro de medicina de alta complexidade, especializado na utilização de tecnologia avançada e de alto custo para o tratamento de doenças, que serão oferecidas gratuitamente à população.

O hospital será construído no terreno que abrigava o antigo Hospital São Carlos, no Guabirotuba. A iniciativa conta com o apoio de empresários ligados à causa espírita e que investiram cerca de R$ 40 milhões na aquisição do imóvel.

O hospital tem como principal característica a realização de cirurgias avançadas e minimamente invasivas, com uso de tecnologias como a robótica. Contará também com um centro de imagens avançadas para a realização de exames complexos como o PET Scan.
Prevê também um centro de radioterapia por prótons, com ênfase para o tratamento de câncer infantil.

“O uso da radioterapia por prótons no tratamento do câncer é inovador e menos agressivo que os tratamentos atuais, como a radioterapia convencional. O diferencial do tratamento consiste na modulação da radiação por prótons e delimitação da área da lesão a ser tratada, com menos efeitos colaterais para o paciente”, explica o medico responsável pelo projeto, Nelson de Souza.

Tratamentos com uso de radiação por prótons ainda são pouco oferecidos em todo o mundo. Nos Estados Unidos, existem apenas seis centros em funcionamento e outros nove em construção. No Brasil, o Hospital Espirita Dr. Bezerra de Menezes será o primeiro a oferecer esse tipo de tecnologia.

GRATUIDADE – Seguindo o princípio da caridade, valorizado pela filosofia espírita, e pelos trabalhadores do bem, o atendimento do hospital será voltado exclusivamente para pacientes do SUS. A previsão é de que o centro hospitalar possua 250 leitos, até 20 salas cirúrgicas e 60 leitos de UTI.

A iniciativa recebeu o nome do médico dos pobres, Dr. Bezerra de Menezes, expoente da doutrina espírita. Em sua homenagem, a cerimônia de lançamento do hospital será realizada no dia 11 de abril, às 11h30, exatamente na data e horário da morte (desencarne) de Bezerra de Menezes, em 1900.

O evento contará com a presença de representantes de todos os setores da sociedade e de autoridades, como o Vice-Governador Flávio Arns, que valoriza a iniciativa. “Essa é uma ação que deve ser compartilhada e conta com o apoio de toda a sociedade e de todas as esferas de governo”, disse.

37 Comentários

  1. Mário Almeida Reply

    Realmente uma idéia brilhante e oportuna! Quem sabe isto represente um grande avanço na visão de nosso sistema de saúde. Hoje, percebo que alguns médicos relacionam-se mais com a doença e com exames laboratoriais do que propriamente com as pessoas que estão nas suas frentes. Entender a necessidade de um “novo olhar” sobre os seres que dependem de atendimentos de saúde, envolve mudança de paradigmas. A visão do espírito e a compreensão de que a manifestação de uma doença no corpo físico ocorre em último estágio, pode resultar na conciliação entre duas medicinas que se distanciaram com o tempo em função das realidades científicas objetivas.

  2. LUIZAO JD das Americas Reply

    AMIGOS,

    Hoje caminhões estavam descarregando material no interior do Hospital. A população e a Assoc Moradores do Jd das Américas, estamos felizes com esta noticia. Um local onde se escondiam assaltantes, dependentes de drogas, etc…volta a ter importante função, na recuperação de vidas. Parabéns pela iniciativa. Curitiba e os curitibanos, PRECISAM apoiar esta causa.

  3. Alguns comentários:

    1) Idéia fantástica

    2) O Hospital do Câncer de Barretos é 100 % Sus

    3) A radioterapia com prótons ainda não mostrou benefício clínico!
    Na teoria é uma maravilha… mas na prática ainda não justificou o seu custo!!
    Para efeito de comparação… há uns 5 anos um aparelho de prótons custava 100 milhões de dólares… um bom aparelho de radioterapia (bem top) 3,5 milhões de dólares!

    espero que dê certo… mas eles me pareceram um pouco perdidos!

  4. No mundo político onde só os “poderosos” podem ter tratamento
    de primeiro mundo (lembrem do Lula e a curriola) e ganham a chance
    de continuarem vivendo, uma iniciativa desta grandeza precisa ser
    divulgada e ter apoio irrestrito por parte do nosso governo.
    Oferecer tratamento gratuito e de qualidade à população carente de-
    veria ser a premissa de qualquer governo honesto. Como não existe
    isto, parabéns pela maravilhosa obra !!!

  5. Parabéns à iniciativa desses empresários. Estão a milhas e milhas da “frequência e sintonia terrena”. Muita Luz e Equilíbrio nessa jornada.

  6. Parabéns pela iniciativa.A comunidade paranaense agradece pois, o trabalho realizado nos hospitais espíritas são de altíssima qualidade e, atendimento de irmãos aos pacientes.
    Deus abençoe aos responsáveis pela nobre iniciativa.
    PARABÉNS SUCESSO…

  7. LUIZAO JD das Americas Reply

    Geograficamente, este hospital estara situado no bairro Jd das Americas !

  8. É de fundamental importância a iniciativa destes empresários em prestar este serviço à comunidade Paranaense. Só não concordo com alguém enviar comentário citando o antigo Presidente do Brasil que por ocupar uma posição de liderança obviamente teve os recursos dignos de um presidente de nossa nação, jamais como brasileiro permitiria que o Lula recebesse tratamento que o colocasse em risco… Acredito que Deus nunca vai desamparar quem mais necessita e anda nos Seus Santos Caminhos…..

  9. Já estava na hora do Brasil ter algo que merecidamente se chame de inovador e que bom que será em Curitiba, pois quando meu irmão necessitou de um atendimento mais adequado, foi em Curitiba que encontramos.
    Parabens

  10. salete werner Reply

    Parabens por esta linda iniciativa ,que tudo de certo para as pessoas que precisam sejam beneficiada com esta obra de caridade .se o governo trabalhasse em porl os necissidados com certeza nosso Brasil seria mais feliz. parabens a todos que contribuioram .

  11. Esta iniciativa é maravilhosa e o nome também é muito adequado.
    Éh realmente estamos entrando no mundo de regeneração!!
    Que DEUS ilumine a todos os envolvidos nesse projeto.
    Parabéns!!

  12. Fiquei extremamente feliz em ler e ouvir finlmente uma noticia boa. algo que vai ajudar, que vai melhorar a vida de alguém. E gostaria de poder participar deste momento, com meu trabalho de terapeuta e parapsicóloga. Para isso, gostaria de saber como me comunicar com os responsáveis por tão magnífica obra.

  13. Getulio Pacheco Quadrado Reply

    É uma coisa eu sempre esperei uma resposta de uma Doutrina que somente prega amor, e a colocação em prática dos ensinamentos do Cristo. Sou um Espírita convicto, e nasci num berço onde sempre vi pautar a honestidade em todos os pontos.
    Por isso me dedico de corpo e alma, longe do fanatismo, mas procurando sempre errar o menos possível, mas sempr trabalhando para uma causa maior, o amor..
    Parabéns a estes empresários anônimos, e peço aqueles que nos ajudem a terminar a obra da nossa nova sede do Centro Paranaense de Estudos Espíritas. Estamos precisando de apoio para terminar os final mentes, como portas, janelas e outros mais. Meu telefone é:3276-9724/9938-7145/8400-4286.
    3276-9724/9938-7145/8400-4286.

  14. LUIZ P. LANÇANOVA Reply

    Fico feliz em saber que há pessoas interessadas em utilizar a riqueza terrestre, como estes empresários, para amenizar o sofrimento humano, ajuntado com isto o verdadeiro tesouro, o único que poderemos realmente carregar conosco, quando retornarmos a nossa verdadeira pátria, a prática do bem e o exercício do amor fraterno.

  15. LUIZ P. LANÇANOVA Reply

    Fico feliz em saber que há pessoas interessadas em utilizar a riqueza terrestre, como estes empresários, para amenizar o sofrimento humano, ajuntando com isto o verdadeiro tesouro, o único que poderemos realmente carregar conosco, quando retornarmos a nossa verdadeira pátria, a prática do bem e o exercício do amor fraterno.

  16. Carlos Walter Moreira Reply

    Parabéns à doutrina espirita pela grandiosa idéia de dedicar-se ao ser humano (o sempre fizeram), ainda mais no campo da saúde que tanto interessa, principalmente, às pessoas carentes.
    Sou ateu, mas humanista também. Gosto muito do ser humano e contribuo mensalmente ou esporádico com várias entidades carentes (APAE, Uopecan, Lar dos Bebês, Creches, etc.), enfim, com iniciativas que se dedicam ao homem. Por isso apleudo com muito entusiasmo as iniciativas dessa natureza, especialmente esta agora da criação de um hospital para atender pessoas do SUS. Parabéns aos espíritas os quais admro muito e têm meu maior respeito.

  17. Regina Oliveira Reply

    Parabens pelo empreendimeto, nós brasileiros precisamos de
    vários grupos com este CORAÇÃO humanitário.
    Um beijo no coração de cada um.

  18. Cristina Maria Solera Reply

    Maravilhoso, que grandiosidade de obra. Salve Dr Bezerra de Menezes, com certeza toda sua energia esta dando força e capacidade para a realização desta obra. Parabéns

  19. carlos alberto ismael madi Reply

    É gratificante saber da concretização do projeto. O nosso Benfeitor Dr. Bezerra de Menezes diz: “O homem inteligente sabe para quem dar e a hora de dar, o CRISTÃO dá sempre”.
    “quando a gente pensa muito para auxiliar, o socorro chega atrasado”. Sucesso.

  20. Marilena Santos Marques Reply

    Que maravilha de iniciativa!!!

    Que O Senhor Jesus possa inspirar e fortalecer esse abençoado propósito em outras pessoas e em outros lugares,para que mais irmãos em sofrimento possam ter suas dores minoradas. Certamente nosso amado Bezerra de Menezes está muito feliz com tal iniciativa. ” Feliz aquele que pode aliviar, de algum modo, a dor de seu próximo”…

    Que Jesus nos abençõe a todos.

  21. boa tarde, parabens a toda equipe, pois estamos precisando de
    um hospital na região, minha irma é nutrucionista tambem quer
    ajudar na especialidade dela.
    respeito todas as religião mas é dificil de ver hospital fechar ou
    sem manutençao de aparelhos e salas, e vendo em qualquer por
    ta abringo igreja, onde algumas tem gente hosnesta e dosenesta

  22. antonio carlos roque rogerio Reply

    Parabens pela caridosa iniciativa. A todos voces direcionamos nosso amor e carinho pelo que estão fazendo pelo proximo.
    É privilegio de poucos assumir tão elevada missão.
    Com nossos cumprimentos
    rogerio

  23. antonio carlos roque rogerio Reply

    Parabens pela caridosa iniciativa. A todos voces direcionamos nosso amor e carinho pelo que estão fazendo pelo proximo.
    É privilegio de poucos assumir tão elevada missão.

    Com nossos cumprimentos
    rogerio

  24. rogerio elie sace bautzer Reply

    Sou cirurgião Traumatologista Buco Maxilo facial, gostaria de participar deste projeto e preciso de um contato com o Dr.Nelson.Aguardo retorno

  25. Parabens pela realização desta brilhante ideia. Espero que tudo ocorra dentro do previamente estabelecido e que muitos irmãos possam ser beneficiados neste estabelecimento hospitalar.
    A todos que colaborarem com construção deste hospital, as minhas congratulações.
    Espero também que seja este o primeiro de muitos outros em várias regiões do nosso Brasil que muito necessita.
    Abraços.
    Adão.

  26. regina coeli Reply

    Fico felicíssima em saber da criação deste hospital. Penso que há luz no fim do túnel,apesar de tanta maldade e desgraça que se houve nos noticiários. tem muita gente boa trabalhando pro bem da humanidade.
    Parabéns a todos aqueles que estão empenhados neste projeto.

  27. Fico muito realizada em saber que o Espiritismo deu um passo t’ao grande em favor dos mais pobres e desamparados de socorro.
    Papel que sempre coube ao governo e que por este, nunca foi cumprido a altura dos necessitados.
    Cada vez mais me orgulho de seguir esta doutrina que so visa o bem das pessoas e a caridade.

  28. EditeStauffer Reply

    Comentario acima, devido a problemas no meu PC, nao pude acentuar as palavras nem preencher meus dados. Desculpem-me!

  29. gladis Araujo de Souza Reply

    Que maravilha um empreendimento desses, visando a saúde, que estamos completamente abandonados. Que Deus continue iluminando e dando muita força a todos que estão a frente dessa maravilha, Gladis

  30. que beleza!!! PARABÉNS, pelos responsáveis por este empreendimento, visando ajudar aos mais necessitados,
    É bom saber que a maioria da humanidade é boa, e torce para esse MUNDO melhor, digno dos homens corretos…
    vamos torcer para que esse empreendimento, floresça e dê frutos , e que não fique só aí, que se espalhe por esse Brasil a fora…

  31. Sou Terapeuta Natural e gostaria de participar desse projeto!
    Aguardo contato, se possível.

  32. Kaprice S A Garcia Reply

    Parabéns aos empresários e a comunidade espírita. Deus os abencoe. Essa iniciativa é um tesouro para nossos irmãos q necessitam de projetos como esse. Assim é q se faz. E não se usa o dinheiro só pra ficar construindo igrejas e mais igrejas e templos em cada esquina. Desculpe-me se aborreço alguém. Nós espíritas vivemos das nossas profissões. E não da Doutrina. E recebemos todos com muito carinho nas casas espíritas. E não se pede um real. Não se toca no assunto. Os frequentadores assíduos e trabalhadores das casas espíritas em tempo fora do seu horário de trabalho é q sustentam as casas pois se prontificam espontaneamente com a quantia q for possível a cada um. O mais importante é o amor. Amor ao próximo e a caridade. Jesus Nosso Mestre, Modelo e Guia.

Comente