Uncategorized

Explosão em fábrica no Texas deixa mortos e feridos

Do UOL:

Uma explosão em uma fábrica de fertilizantes no Texas (EUA), na noite desta quarta-feira (17), deixou dezenas de mortos e centenas de feridos, informaram as redes de TV dos Estados Unidos. Segundo a rede de televisão “CBS”, entre 60 e 70 pessoas morreram. A “CNN” relata pelo menos duas mortes. No entanto, o número de vítimas ainda não foi confirmado pelas autoridades locais.

A explosão ocorreu por volta das 20h (22h horário de Brasília) em West, cidade de 2.800 habitantes distante cerca de 190 quilômetros da capital Austin, e devastou a fábrica da West Fertilizer. A forte explosão foi ouvida a dezenas de quilômetros de distância e incendiou vários prédios em torno da fábrica, entre eles uma escola e um asilo. Autoridades pediram que moradores das proximidades do local do incidente deixassem suas casas por causa do risco de novas explosões.

Oficialmente, ainda não há confirmação sobre a quantidade de feridos e nem se há mortos. O número de vítimas divulgado pelas emissoras de TV do país é contraditório. A “CNN” informa que pelo menos duas pessoas morreram. Já a rede “CBS” afirma que os mortos podem chegar a 70, citando estimativa do diretor do sistema de gestão de emergências da cidade, George Smith.

De acordo com a “CNN”, pelo menos cem pessoas feridas em decorrência da explosão foram encaminhadas para o centro médico Hillcrest Baptist, em Waco, segundo informou um funcionário do centro médico. O diretor da unidade, Glenn Robinson, disse à “CNN” que uma unidade de atendimento de emergência foi montada em um campo de futebol perto da fábrica para agilizar a triagem dos pacientes.

Um porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas disse à “Reuters” que o asilo afetado pela explosão desabou e que se acredita que pessoas estejam presas no local.

Uma testemunha do incidente, Bill Bohannan, que fazia uma visita à casa de seus pais, perto da fábrica, contou que a explosão foi “devastadora”. “Eu disse: ‘isso vai explodir’. E disse a meus pais que entrassem no carro. Estava de pé junto ao meu carro com a minha namorada, esperando que meus pais saíssem, e (a fábrica) explodiu. Nosso carro foi atingido”, relatou.

Em um comunicado, o governador do Texas, Rick Perry, informou que o governo já “mobilizou recursos do Estado para ajudar as autoridades locais” no socorro às vítimas. (Com agências internacionais)

1 Comentário

Comente