Uncategorized

20,8% dos endividados têm mais da metade da renda comprometida

Da Miriam Leitão

Vale a pena olhar com atenção os dados de endividamento e inadimplência divulgados hoje pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em abril, aumentou o número de famílias endividadas – o percentual subiu para 62,9%, o maior patamar desde julho de 2011. Também bem acima do registrado no mesmo mês do ano passado, como mostra o gráfico abaixo.

Há ainda outro indicador que preocupa. Segundo a pesquisa, 20,8% dos endividados têm mais da metade da renda comprometida com dívidas. Esse número está acima da média (19,2%), mas próximo do registrado em abril de 2012 (21%).

Segundo a economista Marianne Hanson, com quem conversei, o número de endividados vem aumentando desde o segundo semestre do ano passado, devido aos estímulos ao crédito e à compra de bens duráveis, como veículos.

A boa notícia, se é que podemos chamar assim, é que caiu um pouco, mas ainda continua alto, o percentual de famílias que disseram estar muito endividadas: 12,1% do total afirmaram estar nessa situação; em abril do ano passado, eram 14,1%.

A pesquisa também mostra que a inadimplência cresceu. O número de famílias com contas ou dívidas em atraso passou de 19,5% em março para 21,5% em abril; no mesmo mês de 2012, no entanto, era ainda maior (23%).

6 Comentários

  1. ISSO É PRA APRENDER A NÃO CONFIAR EM BANDIDO,O VAGABUNDO LULADRÃO FEZ A CABEÇA DE MUITOS COITADOS COM AS MENTIRAS DELE DE QUE TODOS PODERIAM COMPRAR O QUE QUISESSEM,OLHA AÍ O RESULTADO,ESTAVAM SE ACHANDO,ACHAVAM QUE COM OS SALÁRIOS MISERÁVEIS DESSE PAÍS ELES PODERIAM TER:CASA PRÓPRIA,CASA NA PRAIA,CARRO ZERO,FAZER COMPRAS EM SHOPPING,ETC,ETC,APRENDERAM AGORA A NÃO CONFIAR EM PETISTA LADRÃO.

  2. A hora que li “seguros” na matéria, para mim jogou a credibilidade por terra.
    Todo seguro faz em 3 ou 4 vezes sem acréscimo, nem redução se pagar em uma só vez. Ou seja, se o cara paga o seguro (“adiantado, diga-se de passagem pois o seguro é para um ano) e q

  3. continuando (falhou o envio):

    …e quem, na verdade, fica devendo, é a seguradora.

    Não é isso?

  4. Eis aí uma ótima oportunidade para algum deputado, ou deputada propor um Refis dos Endividados. A companheira governanta, ou o generoso ministro da Fazenda são muito generosos com o dinheiro. E de mais a mais é preciso cooptar os eleitores para 2014.

  5. A estratégia de truques petistas para o crescimento pífio, baseado no consumo (da cervejinha na geladeira novinha e do churrasco em cima da laje, ao carango debaixo da laje), levará o Brasil à breca. Pouco investimento e muito consumo só criará mais inflação e endividamento.

Comente