Uncategorized

Alvaro Dias propõe reduzir maioridade penal em três anos

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado uma proposta de emenda constitucional apresentada nesta semana por Alvaro Dias e que reduz de 18 para 15 anos a idade mínima para que o brasileiro responda por um crime na justiça.

Para justificar a proposta, Dias argumenta que, de acordo com a ciência psiquiátrica, hoje em dia as pessoas conseguem compreender mais cedo os fatos da vida. O senador também assinalou exemplos de outros países em que a punição é mais precoce: a Alemanha, aos 14 anos; a Inglaterra, aos 10; a África do Sul, aos sete; e até o México, que permite julgar crimes cometidos por crianças de seis anos.

Além de apresentar estudos, Alvaro alega ser essa a posição da maioria dos brasileiros: “Nós já tentamos outras vezes e essa proposta é mais uma que se soma para promover esse debate. Pesquisa recente mostra isso, uma maioria esmagadora do povo brasileiro deseja a redução da maioridade penal”, afirmou o senador.

22 Comentários

  1. Francisco de Assis Responder

    A falta de estudar o prblema mais a fundo faz ate os eleitos cometerem esses desatinos. Quando um garoto tiver 14 anos, e faltar 2 dias para ele completar os 15 anos, e cometer um latrocinio, nos resolveremos baixar mais 3 anos, para 12 anos a maioridade penal? De todos os 340 latrocinios em S Paulo apenas um era menor, não estão presos nem 100 dos “di maior”, o que o Senador teria que dizer sobre isso

  2. Acho que ja passou da hora e acobertar estes assasinos mirins, vide dentista assasinada em Sao Bernardo.

  3. Raphael Junqueira Responder

    Francisco,
    Seus dados não estão errados, mas isso é uma meia verdade porque as informações se referem apenas aos casos que foram esclarecidos! Infelizmente, como sabemos que a imensa maioria dos crimes náo são desvendados essa estatística vale muito pouco.
    Acho que o Senador está correto!

  4. Em véspera de eleições todos políticos querem se aparecer. Alvaro Dias passou quase 07 (sete) ano trabalhando contra o Paraná e agora no apagar das luzes quer se aparecer. Alvaro você já era,Voce, Requião, Pessuti e outras velheiras politicas que vá cuidar de seus netos.

  5. Francisco, o dia que você ou alguem de sua familia for vitima de menores bandidos…. Ai pode ser que você entenda a necessidade da redução da idade penal. Ou você é daqueles que passam a mão na Cabeça de menores marginais, e diz ” ah são coitadinhos..”. Vá defender e dizer que eles são inocentes para as famílias que tiveram quem os sustentava, MORTO, por um Menor de idade.

  6. pereira vieira Responder

    Saúde Senador pra enfrentar os que são contra sua ação técnica e séria!
    Quando fala-se em vida perdidas não dinheiro que pague; dane-se as estatísticas!
    não quero misturar milhões de adolescentes com um pequeno de grupo de deliquentes e infratores menores de 18anos!
    Jamais que ter um menor infrator como algoz da minha familia!
    Se a justiça não consegue executar as leis na velocidade que queremos, não posso justificar ações de deliquentes pela falta de execução de penas!
    Redução da maioridade penal já! todo dia o noticiário nos mostram deliquentes menores (poderiam ser deliquentes maiores) que atuam na certeza que a punição será brando.

  7. Parece absurda a proposta do senador, mas se até a Alemanha tem como maior legal aos 14 anos, e a Inglaterra aos 10, podemos nós seguir o exemplo destes países, muitíssimo mais desenvolvidos que o nosso, e adotar uma maioridade aos 15 anos. Aí eu quero ver se a criminalidade baixa ou não, e bem rapidinho.

  8. Francisco de Assis Responder

    Vitor que tal fazermos uma campanha para por os assassinos “di maior” na prisão, pois são eles que matam, em 99% dos crimes.
    Outra coisa Vitor, quando acontecer com a sua familia, se voce não acredita em nossas Leis, pague um matador de aluguel ou faça voce mesmo a sua Lei. e a execute. O que aconteceria se diminuirmos a maioridade penal, iriamos dar o direito a Policia de matar de forma indiscriminada os menores inflatores, com as famosas “resistencia a prisão”
    Estão querendo um Estado barbaro. O que precisa é por as nossas policias nas ruas, e pararem com essa vergonhosa mania, de dizer que falta homens. Os professores que tem o mesmo ritmo de reposição e aumento de pessoal que os da Segurança Publica, não usam essa falacia de que falta funcionarios, vão la e dão suas aulas, por que tem na sua direção pessoas que se preocupam com um Pais melhor, e isso não parece acontecer com nossos comandantes da Segurança. Não vemos esses policiais nas ruas, para nos darem segurança, mas essa semana eles nos mostraram, como usam bem seu tempo com o contrabando

  9. salete cesconeto de arruda Responder

    BABY BIFE!
    O filósofo francês estava certo.
    Amanhã vai ter outro propondo que seja aos 10 anos.
    Depois 7…
    BABY BIFE!
    Para que não falte carne para quem não sabe que a maioria dos presos já foi TORTURADA, QUEIMADA, ABUSADA em todos os seus direitos desde bebezinho!
    BABY BIFE!
    É mais fácil!
    Como dizia o filósofo!
    Rende votos!
    Até porque filho de rico, famoso, político… NUNCA VAI PRESO!

  10. Se não houvesse circulação de drogas, roubos de veículos, acidentes de trânsito, contrabando, tragédias a toda hora e outras formas de violência ou jeito ilegal de sobreviver, como seria a estatística da miséria deste país administrado pelos PTs e PSDBs da vida?

  11. Proteu Dela Rue Responder

    O senador está equivocado, agora resolveu jogar para a torcida. O CLAMOR Público raras vezes está certo. A Bíblia numa passagem de Cristo diz, educai as crianças e não precisaras punir os adultos. FOI no governo do senador que a policia militar desceu o pau nos professores, fato que marcou negativamente seu governo, agora vem querer reduzir a menoridade penal para punir crianças que siquer foram socializadas, ora pois que incoerência Senhor Alvaro Dias!

  12. Vigilante do Portão Responder

    Não adianta,

    DILMA e a PETEZADA, SÃO CONTRA!

    Preferem ver os “bandidos”, menores ou maiores,
    Matanto, Sequestrando, Traficando…

    Como disse o Galindo, Na Gazetona,

    “Não é a SOLUÇÃO (reduzir a idade Penal).

    A solução, segundo o Jornalista, é
    “Passar a mão na cabeça dos BANDIDOS”.
    Dar mais uma chance,
    Coitadinhos…

  13. Parreiras Rodrigues Responder

    JBBFPR precisa rever o seu conceito a respeito do senador Álvaro Dias. Nas minhas viagens a outros estados: São Paulo, Rio, Espírito Santo, Minas, Alagoas, Santa Catarina, os dois Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, tenho ouvido boas referências à atuação dele. E, por causa da minha profissão, converso com pessoas de A a D na escala social/cultural/financeira. Pior, JBBFR, quem realmente trabalha contra os paranaenses, são os nossos ministros petistas, mais o “espalha-rodas”, o ex-tri-governador, aquele do Pedágio – Abaixa ou Acaba, do Ferreirinha, do “Capital Vadio”, da hilária escola raimundista de governo.

  14. Infelizmente no Brasil o crime compensa,para quem tem má fé,tendencia
    é piorar,não é redução que vai resolver.
    Quando houver punição rigorosa para todos, principalmente para os graúdos,ai sim acredito que haverá uma melhora,mas acho que é utopia.

  15. Olha, Sr. Fábio Campana e amigos NAVEGANTES DESTA RESPEITÁVEL NAU BLOGUEIRA : Como diz a minha vizinha, D. Alzira: ” – Eudes, eu morro e não vejo nem um bocadinho…”. Pois, senão, vejamos: Menoridade p/ maioridade é a típica matéria que pode ser debatida abertamente – mais ainda em âmbito político-partidário -, e se pode dar a cara prá bater sem se comprometer, nem ao seu grupo, nem ao seu partido…Ufa!. Uma das chances únicas que dá para falar a vontade, com direito a blá, blá, blá e até bobageiras !. Aí, então, aqueles que estavam escondidos, colocam uma capa de TNT e se investem na qualidade de HERÓIS, do perfil Alckmim e, agora, o n/ “lídimo” representante Álvaro; típicos “fiscais de obras prontas” ou, como queiram, “oportunistas de plantão”. Afinal, o Álvaro já resolveu se propor a encabeçar a CPI da Privataria Tucana ?. Então, seu Álvaro, deixe o assunto das crianças infratoras para que os há tempos vêm se dedicando a isso e “mande pau” em algo visando a mostrar serviço !!!.

  16. Apoio incondicionalmente a redução da maioridade penal, acho inclusive que poderiam reduzir mais que os 03 anos cf proposto…criminoso não tem idade. Cometeu um crime, pague por isso, simples assim.

  17. cesar - eu mesmo Responder

    Até que enfim o velhote esta fazendo alguma coisa. Nesta do meu total apoio.

  18. Caro FÁBIO, o tema é bastante politico, porém havemos de concordar com o SENADOR, pois deve existir um ponto de equilibrio, onde o jovem sem saúde, sem escola, sem emprego, póis os recursos foram desviados em Brasilia, pelo grupo governante, ainda não está maduro para se iniciar no banditismo.
    Essa medida após aprovada deve ser plenamente divulgada como são os programas de ” bolsa familia”, em todos os bares e mercearias do interior e nas áreas marginais dos grandes centros. Atenciosamente..

  19. JÚLIO CÉSAR DE SISTI Responder

    O Senador Álvaro Dias está sozinho lutando para acabar com a impunidade. Concordo com ele quanto a diminuição da maioridade penal, e ainda acho que o poderia ser aos 10 ou 12 anos no máximo. Só que temos ainda que estabelecer que direitos humanos e estatuto do menor e adolescente sejam válidos somente para pessoas de bem e não para vagabundos e delinquentes. O mais importante contudo é acabar de vez com a impunidade em todos os níveis e para todos. A impunidade está institucionalizada em nosso país e temos que urgentemente acabar com isso!!!!

  20. Esse Francisco de Assis deve ser o escudeiro-mor da tal Cesconeto; deve fazer parte da turma que vai lá encher o saco do Feliciano; da turma que vai lá berrar pelo casamento gay; do bando de desocupados que vai lá berrar pela liberação do aborto; dá turma que tá lá berrando pela Pec 37, e tantas outras reinvindicações tão a critério e gosto da cambada petista, sempre à risca do maldito foro S.Paulo!
    Eu também sou contra rebaixar a maioridade! Deixa como está!
    Deveriam é impor a execução sumária desses bandidos, quer tenham 10 ou 90 anos. Em pouquíssimo tempo, colocaríamos ordem nesse país!

  21. salete cesconeto de arruda Responder

    Pedro Rocha
    Sabe o que as mulheres estão fazendo com estupradores?
    ARRANCANDO AS BOLAS!
    E dos médios e ricos pois descobriram que são eles que SEMPRE FICAM IMPUNES!
    Veja o caso de Cuibá
    Baixe logo a idade para 10 anos. Não seria mais lógico já que possivelmente você NUNCA RETIROU UM MENOR DA TORTURA DAS RUAS.
    Tirou?
    Unzinho?
    Já foi num ABRIGO PARA MENOR?
    Vai!
    Depois nos conte como é a RECUPERAÇÃO e como é viver sob a lei do mais forte.
    Pense.
    Lá no presídio os MENORES vão aprender a ser cidadãos?
    Que tal mudar o tipo de atendimento que hoje é feito nos ABRIGOS? Sabia que alguns são bem PIORES do que prisões?
    Não?
    Vai lá!
    Confere.
    E depos pense se BABY BIFE não é mais coerente!

Comente