Uncategorized

Itamaraty diz confiar em vitória de candidato brasileiro à OMC

Da Folha de S.Paulo:

O Itamaraty afirmou nesta segunda-feira (6) estar confiante na vitória de Roberto Azevêdo ao cargo de diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio). A disputa com o mexicano Herminio Blanco se encerra nesta semana: o resultado deve ser anunciado nesta quarta-feira.

“Estamos confiantes de que teremos mais do que 80 apoios”, afirmou o embaixador Tovar Nunes, porta-voz do Itamaraty. Ao todo, integram a organização 159 países. Apesar do otimismo, o diplomata afirmou que a reta final vem sendo “difícil”.

O chanceler Antonio Patriota foi cauteloso: “Não é o caso de entrarmos em especulação. É um momento sensível, final, desse processo de seleção, que tem suas peculiaridades. Não é uma votação aberta, como por exemplo na Assembleia Geral da ONU”, comparou.

O ministro elogiou o currículo do candidato brasileiro. “Aguardamos com confiança de que o candidato brasileiro reúne todas as qualificações para fazer um excelente trabalho na OMC. Isso é universalmente reconhecido”, disse.

1 Comentário

  1. Doutor Prolegômeno Responder

    É uma contradição em termos. Um país com um governo protecionista e intervencionista pretende dirigir a organização que zela pelo livre comércio no mundo. Depois disso, Al Bashir, do Sudão, vai se animar a reivindicar a presidência da comissão de direitos humanos da ONU.

Comente