Uncategorized

‘Estarei nas ruas 24 horas por dia’, diz Lula sobre campanha em 2014

Da Agência Estado, no iG:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que vai participar como cabo eleitoral do PT nas eleições de 2014. “Pode ficar certo que eu vou estar participando das eleições, sou cabo eleitoral, estarei nas ruas 24 horas por dia”, afirmou nesta segunda-feira o ex-presidente.

“A experiência bem sucedida desse país tem que continuar”, completou, durante lançamento e debate do livro “10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma”, da Boitempo Editorial, organizado pelo cientista político Emir Sader.

O ex-presidente admitiu na noite desta segunda-feira que um presidente da República não pode levar a público tudo o que aconteceu durante sua gestão. “Nenhum presidente pode escrever um livro de verdade. Porque ele não pode contar tudo do que aconteceu no seu mandato presidencial.

As conversas com outros chefes de estado, as reuniões ministeriais”, disse Lula, afirmando que, por isso, não escreveria uma “biografia meia boca”.

“Eu não posso escrever um livro e não contar tudo. Seria uma biografia daquelas eu me amo e só tenho virtudes. Então resolvi não fazer”, completou. Segundo ele, o que está organizando é um livro com uma entrevista pessoal do petista e também de membros da sociedade brasileira.

O ex-presidente fez o comentário durante lançamento do livro “10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma”, da Boitempo Editorial, organizado pelo cientista político Emir Sader e assumiu ainda não ter lido a obra, para a qual concedeu uma entrevista. Ele brincou, contudo, dizendo que tem “lido demais” depois que deixou a presidência e, principalmente, após o diagnóstico de um câncer, pois se preocupa em “chegar mais culto lá em cima”.

Lobista

Lula criticou o que chama de “tentativa de transformá-lo em lobista” por parte da imprensa. “Tem um jornal agora que está tentando me transformar num lobista. Eu não sou lobista, não sou conferencista e não sou consultor, a única coisa que eu sou é um divulgador das coisas que eu fiz nesse governo.”

“As pessoas talvez fiquem preocupadas porque eu cobro caro e não falo quanto cobro. Mas se as pessoas pagam para ouvir um governante fracassado, têm que pagar bem”, brincou, arrancando aplausos da plateia. “Se quiserem saber o quanto eu cobro me contratem.”

Durante sua crítica à imprensa, Lula destacou os feitos econômicos dos governos petistas, como a geração de 22 milhões de empregos, mantendo inflação sob controle e redução da dívida pública. De acordo com ele, algum estrangeiro que chega ao País e lê as notícias dos jornais nacionais pode achar que “o País acabou”. “Mas vamos supor que nós sejamos incompetentes (para conseguir os feitos conquistados) e ainda assim tenhamos sorte, pelo amor de deus, não vote em ninguém que não tenha sorte”, ironizou.

Em uma plateia majoritariamente formada por universitários e jovens, ele fez ainda um clamor para que a sociedade não desanime com a política. “Eu fico horrorizado quando eu leio noticias tentando desestimular a política. Nos momentos mais difíceis, ao invés de vocês desistirem, assumam a política para vocês e mudem o que vocês quiserem mudar nesse país”, concluiu.

Classe média

O evento contou com apresentações dos também colaboradores do livro Marilena Chauí e Marcio Pocchmann. A filósofa fez uma contundente crítica à classe média brasileira, destacando que prefere chamar os brasileiros que ascenderam socialmente nos últimos dez anos de “uma nova classe trabalhadora”.

“Esses direitos dos trabalhadores foram conquistados com 20 anos de luta e dizer que essas lutas fizeram a gente voltar para a classe média: de jeito nenhum”, disse, afirmando ainda que a classe média é “arrogante, conservadora, um atraso de vida”.

Lula, que falou após Marilena, brincou: “Depois de tantos anos de luta que eu cheguei a ser considerado classe média essa mulher avacalha a classe média”.

Legado

Com sua tradicional máxima “pela primeira vez na história desse País”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que seu maior legado enquanto presidente da República foi permitir que o Palácio do Planalto fosse uma casa “de todos”.

O grande legado é que eu mostrei que é possível um governante governar de forma republicana sem odiar aqueles que lhe odiaram”, comentou Lula, para a plateia que participava do debate de lançamento do livro.

Lula afirmou que o que inspirou “ódio” em seus críticos e opositores foi o sucesso de seu governo. “(Se eu fracassasse) Eles falariam bem de mim. Coitadinho do operário, chegou lá, mas ele não tem culpa, ele não estava preparado. Agora quando nós começamos a fazer sucesso é que inspirou o ódio.” O ex-presidente voltou a dizer que tinha consciência de que deveria governar para “todo mundo”.

“A gente não pode gostar do povo só quando é candidato, a gente tem que gostar, sobretudo, quando ganha as eleições”, afirmou o ex-presidente, reforçando que será cabo eleitoral do PT nas eleições do próximo ano. O petista aproveitou para criticar seus antecessores, dizendo que, ao deixar a presidência, fez questão de registrar em cartório um “inventário do governo” com “cada centavo de cada obra”, o que, segundo ele, não foi feito nos governos anteriores. “Se antes não tiveram coragem de dizer o que fizeram, eu tenho orgulho de dizer cada coisa que eu fiz e cada coisa que eu não fiz”, comentou Lula, ressaltando que tinha consciência que estava “de passagem” no Planalto.

O ex-presidente lembrou, sem citar nominalmente, o episódio do mensalão, dizendo que, em 2005, “a elite e uma parte da imprensa apregoava aos quatro cantos do mundo que o governo Lula tinha acabado”. “Eu disse: não vou fazer como Getúlio (Vargas) e dar um tiro no coração. Eu sinceramente vi o que eles fizeram com o JK (Juscelino Kubitschek)”, afirmou Lula, dizendo que JK sofreu o mesmo que posteriormente o petista passou quando concorreu à presidência. “Diziam: não pode concorrer. Se concorrer, não pode tomar posse. Se tomar posse, não pode governar”, completou.

35 Comentários

  1. Experiência bem sucedida…ahahahaha…só se foi pra eles…dolar na cueca, mensalão, Danúbio, Paloci, Dilma, etc…

  2. clarice franze Reply

    O HOMEM SEQUER SOLICITA A PRESENÇA DE DEUS EM SUAS POSSÍVEIS CAMINHADAS.
    ELE SE ACHA.
    FAZ PARTE DOS SUPERPODEROSOS, MAS ISTO ACONTECE NESTE BRASIL, UM PAÍS TROPICAL, ABENÇOADO POR DEUS.
    ELE SEQUER DUVIDA QUE O POVO PODE TER MUDADO. E QUE A MINORIA PASSOU A SER A MAIORIA.
    EU NO LUGAR DELE , AGRADECERIA, OQ NUNCA OUVIMOS ELE FAZER:
    AGRADECERIA À DEUS PELO DOM DA VIDA.
    AGRADECERIA À DEUS POR AINDA ESTAR FALANDO(E SÓ BESTEIRAS), COLOCARIA O BRAÇOS EM TORNO DA SUA MARISA, E IRIA CURTIR A VIDA. ESTA QUE DEUS LHE DEVOLVEU.
    NUNCA VOTEI, E GRAÇAS À DEUS QUE AINDA ESTAMOS EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO, PQ MORRO……MAS NÃO VOTO NO PT.

  3. É um desocupado mesmo, que vive do dinheiro alheio fazendo palhaçadas como se não devesse nada.
    Não vejo a hora de acabarem as investigações e esse mensaleiro chefe vá para cadeia também

  4. Os tucanos vão ter que voar muito para descobrir a fórmula do sucesso de Lula e do PT: o amor pelo povo.

  5. fiscal de realeza Reply

    VAI ENFRENTE PRESIDENTE E MOSTRE QUE O FHC QUANDO VAI AS RUAS O IBOPE CAI PRA ELES QUANDO O LULA VAI AS RUAS É DISPARADAMENTE ALTERADO O IBOPE ELEGEU UM POSTE EM SAO PAULO COM 3% DAS INTENÇOES NO COMEÇO E DERUBOU O PRIVATIZADOR SERRA
    VAI LULA QUE O POVO É TEU

  6. Lula seu carater é de um ser lacaio,igualmente a de seu grupo politico, eu não votei na sua candidata(Dilma) e sim em vc,mas somente pelo lulismo do momento.
    Quero dizer a toda nação que mesmo vcs todos não votando neste PT esses cavaleiros (opa) quero dizer cavalos,aprenderam a fraudar as urnas eletronicas é tanto que o Brasil é o único País no mundo que usa essa tecnologia,
    o que poderia realmente acontecer lula é de vcs colocarem um tick que saia da urna com o comprovante do tick para no final ser apurado tanto nas urnas eletronicas quanto as urnas que forem depositada em especie..sendo assim pode fazer campanha lula que garanto que vcs ganharem assim,realmente vcs são bons e eu o ruim aki….

  7. Quem vai bancar os gastos é o Governo federal, E agora a Dilma lança o Mensalão II, oferecendo R$ 1 Mi em emendas a cada deputado que votar a favor da MP dos Portos e sem emendas ou alteração. Isso é Compra de Votos, onde ta o MP???

  8. SERÁ QUE O NOSSO GRANDE E AMADO PAÍS MERECE ESSE “cancer”? PIOR QUE TEM MUITOS IGNORANTES POLITICAMENTE, QUE VOTAM NESTES corruPTos DO pt “partido do trambique”.

  9. Então o livro não narra as doces viagens internacionais a bordo do motel voador ?

  10. Anselmo Luvizotto Reply

    Estaremos 24 horas nas ruas também em favor da campanha de Aécio Neves para presidente .

    Brasil para frente Aécio Presidente

  11. Aproveita nanico velhaco!
    TEus dias de liberdade estão contados. O negão tá de olho nocê!

  12. ISSO,SE ESSE IMBECIL E LADRÃO NÃO FOR PARA O INFERNO FAZER COMPANHIA PRO CAPETA,SERA QUE ESSE VAGABUNDO AINDA NÃO ROUBOU QUE CHEGA? OS CIENTISTA DO MUNDO DEVERIAM CRIAR UMA BACTÉRIA QUE SÓ EXTERMINASSE ESSE TIPO DE IMUNDICE.

  13. SOLANGE LOPES Reply

    Rocha, a experiencia bem sucedida não, a roubalheira tem que continuar. É caro manter amante.

  14. Do Interiorrrrrr... Reply

    Claro, já fez a privatização dos portos… agora terá dinheiro de sobra…
    Depois falam que houve privataria tucana!!!..

    Na gestão PT houve, além da privataria de pontos estratégicos (portos, petróleo), há a “PIRATARIA PETISTA”, na qual estão vendendo o Brasil e o zé povinho aplaude!…..

  15. Evandro Maciel Reply

    Por favor! FORA DE CURITIBA.
    Aqui a cidade é limpa.
    Fique em S. Bernardo do Campo, talvez o molusco amenize a dor dos pais da dentista que foi assassinada dentro de sua casa e consultório.

  16. Emir Sader , este Srt. PETISTA de CARTEIRINHA é tão ISENTO!!!!!
    Ah, fala sério. É evidente , é óbvio que ele só vai elogiar e esquecer as FALCATRUAS do GOVERNO MENSALEIRO.
    PT tem PUDOR????? Claro que não. Esta é a diferença entre o PT e os demais partidos. Não ter PUDOR. Enquanto os outros partidos expulsam seus mensaleiros o PT AFAGA.

    E o LULLARÁPIO adora colar nos outros aquilo que faz. Subir no palanque e DESTILAR todo o ódio e RECALQUE que ele tem. É o cara mesmo como disse o bobalhão do EDSON. É o Cara-sem-caráter.

  17. Acorda Brasil, só falta Paraná,Minas e São Paulo para os PTralhas dominarem este País e virar uma segunda Venezuela

  18. . E A ROSE (Kenga – ‘intíma do Lulábia) vai acompanhá-lo ? Pergunto …

  19. Lula vai mesmo pra rua em 2014, pois ainda este anos ele vai pra cadeia e em 2014 será solto. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. Parreiras Rodrigues Reply

    Um bom presidente pode contar tudo.

    Marilena Chuai escolou-se com Lenin e ao lado de Lula e outros alunos, instigaram o ódio entre as classes.

    Existe sim, criado pela corja leninista, um clima de olhares enviezados entre brancos e negros, cotistas, e classes sociais.

    Mas onde esse corrupto e nó cego se escora para gargantear sucesso em seus governos? Só distribuir bolsas (que ele, candidato, condenava), não vale. O Brasil continua no atraso na Educação, na Saúde, na Infraestrutura. Na Segurança, um caos. Para compensar, muito adiantado em corrupção.

  21. Parreiras Rodrigues Reply

    Essa mesma nota tá lá no blog do lulodilmista Esmael Morais.

    Pelo andar da carruagem, os vesgos que aplaudiam cada inserção dele lá, estão diminuindo. Contei a metade aplaudindo Lula. Meses atrás seriam todos.

  22. Maria Vitoria Reply

    Ele diz “que a experiencia bem sucedida desse país tem q continuar”, pelo desse, não é deste País q ele está falando. Ainda bem, q susto! Vai pra casa Lula, não basta de descobertas (nada boas por sinal) sobre o seu período no governo? Mensalão, Rosemary…

  23. Como o governo dele foi recheado de mentiras, então não tem motivo para escrever um livro.

  24. Lula 24 horas nas ruas? Cuidem de suas carteiras. o larápio esta voltando.

  25. Lula está se tratando de maneira silenciosa daquele câncer ainda ! Por isso ele mantem certa distância da mídia! Ele dá entrada no Sírio Libanês de madrugada para não levantar “tantas” suspeitas!

Comente