Uncategorized

Bolsonaro teme ficar inelegível se condenado por pesca ilegal

Jair Bolsonaro, inelegível, TSE, pesca ilegal, crime ambiental

De Vera Araújo, O Globo:

RIO — Por ter sido flagrado pescando em unidade de conservação federal de proteção integral, em Angra, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) teme agora, ao ser julgado por crime ambiental, se tornar inelegível. O parlamentar foi autuado pelo Ibama, em janeiro de 2012, e multado em R$ 10 mil, por prática de pesca amadora na Estação Ecológica de Tamoios, onde a atividade é proibida, como foi publicado na quinta-feira pelo GLOBO com exclusividade. Ele se diz vítima de perseguição política:

— Se for condenado em primeira instância por crime ambiental, fico inelegível. Isso é tudo que meus inimigos querem — disse, sem dar nomes a eles.

O procurador regional da República, Rogério Nascimento, explicou que a preocupação tem fundamento:
— Todo parlamentar tem a garantia da prerrogativa de foro privilegiado das acusações de crime. Com a Lei da Ficha Limpa, isso virou uma faca de dois gumes. Se de um lado ele pode ser julgado diretamente por um tribunal, por outro lado, a lei diz que, se ele for julgado por um colegiado, ele se torna inelegível. Sem a prerrogativa de função, o cidadão comum será julgado por um colegiado só em segunda instância, ou seja, ele tem mais de um julgamento, mais chances até se tornar inelegível, se for o caso.

Bolsonaro voltou a negar que tem interesse pessoal na causa:
— São milhares de pescadores que tiveram suas redes apreendidas pelo Ibama na região. Isso é covardia. Foi por isso que entrei nessa briga. Já existe uma decisão do STJ, de 16 de agosto de 2011, permitindo que o cidadão Nelson Moreira Assad pesque por lá. Por que nós não podemos fazer o mesmo?

8 Comentários

  1. Pra variar a culpa é do carteiro pela carta com más notícias!!! Ele que pesca em lugar proibido e os inimigos que devem ter armado…..está na hora de mandar este sujeito para casa.

  2. Será que eu entendi bem o que ele disse:
    “Eu cometo um crime e meus adversários são responsáveis por me deixar inelegível????”

  3. para o governo que o tio quim defende roubar dinheiro público não é crime, mas pescar em área ambiental é crime hediondo e inafiançável,esse é o país dos criminosos poderosos e impunes. vejam os mensaleiros,quantos voces acham que vão para a cadeia?

  4. Então corram com processo, porque este cara não faz nada de útil mesmo. Volte para casa e vá viver na reserva. Só a possibilidade de ver um tralha fora da politica já é motivo de alegria.

  5. Lei é lei e tem que ser cumprida. Tudo bem que a turma da dilmANTA, a BURRA, não tá nem aí para as leis, pois seus comparsas seguem roubando o erário.

  6. A Sociedade Responde Responder

    Brincadeira: Bolsanaro que pega dragão a unha se deixar pegar por uma pesca amadora?! Poede ser condenado?

    E os tais que estão desmatando a Amazônia podem ficar solto? Ou querem apenas prender a língua afiada de Bolsanaro? Todo cuidado é pouco.

    Acredito que os tais peixinhos dessa Estação Ecológica não o condenam a tanto. Olho vivo!

  7. -A culpa é dele mesmo…foi fazer besteira e acabou sendo pego!!!
    -Agora não reclame e aguente como homem a burrada que fez!!!!!
    -São nestes momentos que se separam homens de moleques!!!

Comente