Uncategorized

Índios ocupam sede
do PT em Curitiba

Trinta índios acabaram de ocupar a sede estadual do PT em Curitiba, na Alameda Princesa Isabel, no São Francisco. Eles reclamam da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), em relação à titulação de terras indígenas no Paraná. De acordo com os líderes do movimento, a ministra suspendeu 11 processos de reconhecimento de terras indígenas.

Os índios que estão no local viajaram durante a madrugada para Curitiba em um ônibus que partiu do Sudoeste do Paraná. Eles dizem que a mobilização faz parte de uma mobilização de toda a Região Sul do Brasil, local onde está a maior parte dos terrenos indígenas. Eles prometem que nos próximos meses farão uma mobilização ainda maior para que o governo se sensibilize com a questão da demarcação das terras.

De acordo com os manifestantes, hoje, no estado, existem cerca de 18 mil indígenas. São reconhecidas oficialmente no Paraná 12 reservas, a maioria delas no Norte e no Sudoeste. Outras 11 terras – que são alvo da suspensão das portarias – estão em fase de disputa.

14 Comentários

  1. Mais um bando de desocupados, benfeituários de mais uma Bolsa Petista, pra encher o saco de quem trabalha e produz nesse país.
    No caso especifico, deveriam chegar na tal sede, desocupá-la, meter fogo, e voltar pro mato a beber cachaça, que é a única coisa que sabem fazer!

  2. É ISSO AÍ,OS PORCOS PETISTAS SÃO ACOSTUMADOS A INVADIR O QUE NÃO LHES PERTENCE,ESTÃO TOMANDO DO PRÓPRIO VENENO.

  3. Do Interior.... Responder

    Essa Funai deveria ser extinta!

    É só pegar a quantidade de terras que os índios ocupam e dividir pela quantidade de “indios” para ver quando de área que dá por cabeça. Aí, veremos quem é latifundiário!

    E o pessoal da Funai ainda quer aumentar a área indígena. Que palhaçada!. Essa briga toda é pq a própria funai quer o aumento de área.

    Os índios, após ter posse das terras, vendem todos os recursos naturais para terceiros, avalizados pela funai.

    Tá certo que as terras eram deles há dez mil anos atrás. Mas, por justiça, as terras das cidades também o eram. Logo, teríamos que devolver Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Brasília aos índios!

    Se bem que, esta última, não era má idéia, já que nas mãos dos índios, talvez Brasilia e Brasil estivessem melhor…

  4. Nossos verdadeiros donos das terras que aqui habitam desde que Cabral chegou são os únicos “machos” para defender seus direitos………..as demais classes só “veem a banda passar” como os médicos que estão se queixando contra a entrada de estrangeiros mas ficam só “no papo”e outros que falam e não resolvem. Teremos que eleger um cacique pra por a casa em ordem.

  5. Parreiras Rodrigues Responder

    Como diria o gordo do Bamerindus: ESSE CLODOALDO….

    Troll – Nao foi na veia nao rapaz, foi na bunda mesmo!

  6. E se esses das fotos forem uns “sem-teto”, ou invasores contumazes, ou dissidentes do MST recrutados por alguém, ou ONG ou entidade, para no fim repartirem a indenização, que será paga com dinheiro dos impostos?

    Lembram índios mas BEM de longe. Pode observar bem. Os traços e a tez parecem estar longe do esperado para um índio dessas plagas.

Comente