Uncategorized

“O PMDB do Paraná está na UTI”, diz João Arruda

O deputado federal João Arruda, do PMDB, que é sobrinho e membro da corrente que apoia Requião, enviou nota ao blog para marcar sua contrariedade com a destituição do senador da presidência do PMDB de Curitiba. É o que segue:

“O PMDB do Paraná voltou a viver dias de ditadura esta semana. Ao dissolver, de forma arbitrária e unilateral mais de 70 diretórios eleitos democraticamente, a atual direção estadual agiu de forma irresponsável, rasgando o estatuto partidário. É uma decisão sem qualquer respaldo legal.

A atual direção do PMDB passou por cima de uma atribuição do Diretório Estadual. A famigerada reunião de segunda-feira (3) contou com apenas sete membros. Eles passaram por cima de diretórios formados e eleitos com a participação de milhares de peemedebistas que votaram nas convenções municipais.

Entre os diretórios dissolvidos está o de Curitiba, cujo presidente é o senador Requião, cuja militância se confunde com a história do PMDB. Requião foi eleito três vezes governador e duas vezes senador através do voto direto da população.

Nesta decisão mais um exemplo da arbitrariedade da atual direção. Não foi dado direito à ampla defesa nos prazos legais, como sempre ocorreu no PMDB. Os peemedebistas, que ao longo de tantos anos elegeram grandes lideranças do Paraná, estão chocados com esta atitude deplorável.

Este golpe no partido, patrocinado pela atual direção estadual, aconteceu a poucos dias de uma convenção que daria oportunidade de participação de mais de 10 mil filiados, só em Curitiba.

O PMDB, que nasceu MDB, foi o único partido que se contrapôs ao regime de exceção nos anos de chumbo da ditadura militar. Muitos militantes peemedebistas sofreram torturas, outros tantos morreram, defendendo a democracia, a liberdade de expressão e o direito ao voto.

Na justificativa da decisão, a direção atual tomou como base uma resolução criada pela antiga direção estadual. Esta resolução fala em possibilidade de dissolução, como forma de abrir um debate com os diretórios que não elegeram vereadores e não em uma canetada.

Como coordenador da bancada do PMDB na Câmara, vou procurar o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves e o presidente nacional do PMDB, o vice-presidente Michel Temer e o senador Valdir Raupp.

Diante desta irresponsabilidade patrocinada pelo atual presidente, vou buscar apoio Jurídico em todas as instâncias possíveis.

Os defensores da democracia não podem se calar diante desta atitude que estamos vendo agora no PMDB.

Será que a ganância pelo poder deve sobrepor o desejo de milhares de peemedebistas que elegeram os diretórios dissolvidos?”

João Arruda

Deputado Federal do PMDB do Paraná

15 Comentários

  1. Caro deputado: O PMDB não passsa de um balcão de negócios, e vassalo-mor do comunopetismo!
    O sr. como um jovem político, e sobrinho de uma lenda política paranaense, já devia ter saído desse covil, e arrastado consigo, o pouco que resta dele; cuja imagem, hoje apenas uma mancha pálida daquilo que já foi, está mutilada pela convivência com lulla e sua quadrilha; bolivarianismo, fidel, chávez etc etc etc.

  2. É muito fácil Deputado se a distuição dos diretorios municipais foram de forma arbitraria e autoritária é só entrar na justiça, melhor que ficar aí gritando aos ventos.

  3. O PMDB anda mais sujo que pau de galinheiro, por isso anda na sombra do PT ajudando no seu projeto de dominação do Brasil.

  4. O PMDB está na UTI mais sobreviverá! mas os membros da executiva responsáveis pela intervenção no Partido, estes sim cometeram suicídio coletivo, e
    sentirão o sofrimento da morte lentamente, serão vivos mortos, quem viver verá!

  5. Odílio Klavet Responder

    O grande responsável pelo atual estado do pmdb do Paraná chama-se Roberto Requiao, tio do rapaz aí da foto que hoje choraminga, o rapaz nao deve conhecer a história do seu partido, quando por varias vezes o seu tio fez exatamente o que hoje critica, armou contra a candidatura própria de vários candidatos do partido para apoiar candidatos de outros partidos, pego como exemplo o atual prefeito, que moral tem o Requiao para falar em PARTIDO, nunca deixou ninguém crescer dentro do pmdb, agora ele pensa única e exclusivamente na eleição de seu filho, uma das pessoas mais arrogantes que ja conheci, se o pmdb nao lançar candidato, as chances da eleição do Mamoninha são mínimas.

  6. Osmar Serraglio Responder

    Prezado Fábio,
    Em todos os diretórios sob intervenção, inclusive em Curitiba, em julho haverá convenção. O que a Executiva fez foi cumprir regra que não é desta gestão, mas que tem exatamente a intenção de democratizar as convenções.
    Anexo a Nota que emiti:

          Nota de esclarecimento aos Peemedebistas 

                  A Comissão Executiva Estadual do PMDB esclarece o seguinte:

    1. A Resolução n.01 de 2012 estabeleceu metas eleitorais e as providências a serem tomadas no caso de não terem sido atingidas pelos Diretórios Municipais.
    2. Tendo em conta os resultados das eleições de 2012, foi oportunizada a manifestação de todas as Executivas Municipais que se enquadravam naquelas disposições, ocorrendo diversificada apresentação de justificativas, o que conduziria a elevado grau de subjetivismo nas decisões, diante da interferência de interesses de diversas correntes partidárias.
    3. Por isso, a Comissão Executiva Estadual,  em reunião desta data e obedecida a pauta divulgada, depois de examinar cada uma das manifestações que lhe foram dirigidas e também constatando a ausência expressiva de respostas aos pedidos de informações que submeteu aos Diretórios Municipais, para  evitar injustiças e considerando a necessidade premente  de reorganização partidária, com a possibilidade de oferecer aos filiados, com brevidade,  instrumento legitimo de expressão – através das convenções que deverão ser realizadas – decidiu o seguinte:
    a.- intervir, de forma objetiva, em todos os Diretórios Municipais que não alcançaram o índice fixado naquela Resolução, à exceção unicamente daqueles em cujos Municípios foi eleito Prefeito ou Vice-Prefeito do PMDB;
    b.- valorizar, na designação das Comissões Provisórias, os esforços evidenciados nas últimas eleições pelos companheiros peemedebistas, assim como os parlamentares federais e estaduais e o interesse do Partido em se fortalecer.
    c.- prorrogar a reunião da Executiva Estadual pelo tempo necessário à designação das Comissões Provisórias.
    Curitiba, 3 de junho de 2013.
    Osmar Serraglio 
    Presidente 

  7. O que acontece pro Arruda e pro Tio é exatamente o que eles fizeram com o partido nesses últimos anos.
    Trair o PMDB e quem militou pelo partido é característica do PMDB.

  8. Ué, sobrinho, não era o PMDB velho de guerra?

    Tinha que chegar a hora da UTI, véio !

    Ficar para semente não dá mais, ninguém aguenta !!!

  9. Egraçado……. quando ele” a caterva do Requião e cia de” defenestraram o Mario Roque aqui em Paranaguá………. não era ditadura, né! E o pior para eles Requião e cia o Roque ganhou as eleições e hoje é o Prefeito pelo terceiro mandato. KKKKKKKKKKK Estão tomando do próprio veneno!!!!!!!!

  10. Parreiras Rodrigues Responder

    O casal de pelados da praça XIX de XII sabe que Requião foi o coveiro do partido.

  11. JOÃO E CAMPANA! NÓS DO INTERIOR E DOS DIRETÓRIOS DEFENESTRADOS POR ESSA CAMBADA DE IRRESPONSÁVEIS VAMOS DAR O TROCO NAS ELEIÇÕES, DEIXE ESSE PESSOALZINHO APARECER AQUI NOS RINCÕES DO PARANÁ…
    FORA OSMAR, FORA LARANJAIADA, VOCÊS NÃO VÃO ENTREGAR O PMDB PARA O CHEFINHO BETO DE JEITO NENHUM…O PAU VAI CUMÉ!

  12. bom fabio o tal everson e o tal zangado não precisa dezer que são da turma dos vendilhões do partido, porque defender uma barbaridade destá ou são comissionados do beto ou da gleisi,kkkkkk.

  13. DEP. E SENADOR, QUEM TEM PODER É DEUS, E VOCE NEM REQUIAO É DEUS, UM DIA CASA TEM QUE CAIR E CAIU, É COMO A MINISTRA ELA ACHA DONA DO PARANÁ E NAO FAS NADA PELO PARANÁ, ESTA CERTO O SR EVERSON. PARABENS MESMO PARA RATINHO PAI, ONTEM ELE FALOU TUDO NO SEU PROGRAMA, A DILMA SÓ FALA MAIS NAO FAS NADA, É UMA PENA QUE OS BRASILEIROS NAO ENTENDE MESMO, E DEVERIA COBRA DELA DILMA , AS MAES , EM SUA CAMPANHA DISSE VOU ACABAR COM AS DROGAS, MAES ELA ACABOU, NAO NAO ESTA CADA DIA PIOR., HOJE O MENOR MATA MESMO, PORQUE ELA É PROTEGIDO, E QUEM ELE MATOU É PROTEGIDO, A DILMA NAO QUER SABER DE NADA, MUDA BRASIL, ACORDA BRASIL.

  14. PMDB na UTI? Sugiro que internem naquela UTI daquele hospital que esteve no noticiário recentemente.

Comente