Uncategorized

Polícia usa bombas, atropela manifestantes
e dispersa protesto no Mané Garrincha

Do UOL, em Brasília:

Um grupo de manifestantes entrou em confronto com a polícia militar do Distrito Federal na entrada do estádio Mané Garrincha na tarde desta sábado, palco da abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão, e a Tropa de Choque reagiu com bombas de efeito moral e gás de pimenta. Por volta das 14h50, cerca de oito protestantes haviam sido detidos, entre eles Lucas Rafael, vídeo artista.

Depois de os manifestantes recuarem com a primeira ação dos policiais, o grupo voltou a tentar se aproximar do estádio e a PM reagiu com balas de borracha e com apreensões.

Foram cerca de 15 bombas de efeito moral usadas pela polícia militar na primeira meia hora da ação. Pelos alto falantes, os voluntários da Fifa que tentavam organizar a entrada do público pediam para os torcedores não esfregarem os olhos por conta do gás de pimenta.

A polícia também usou viaturas para tentar abrir espaço na chegada ao estádio e atropelou mais de um torcedor, segundo imagens da Globo News.

Gabriel Germano, um dos manifestantes, foi atingido por uma bala de borracha disparada por um policial durante o confronto. O jovem foi atendido por soldados do Corpo de Bombeiros que estavam no local.

“Estava parado, mas eles tentaram nos tirar da rua. Nosso protesto é sem violência”, disse o manifestante.

Por volta das 12h, cerca de 600 manifestantes iniciaram um protesto no acesso ao estádio Mané Garrincha. O grupo se posiciona contra a realização da Copa do Mundo no país e alega que o dinheiro utilizado para a realização do Mundial poderia ser usado em educação e saúde. A construção do estádio em Brasília consumiu cerca de R$ 1,5 bilhão dos cofres públicos.

Após um início de protesto pacífico, houve correria e tumulto por volta das 13h30. Controlados pela Tropa de Choque, os manifestantes passaram a chamar a atenção dos torcedores que estavam na fila para entrar no Mané Garrincha com gritos de “vendidos” e “vocês também estão sendo roubados” . O clima ficou tenso e houve princípio de confusão.

*Atualizado às 15h51

8 Comentários

  1. Evaldo J. Magalhães Responder

    Quero ver a Dilma e o Haddad criticarem a “violência policial” em SP.

    E agora?
    Foi em Brasília, governo PT.

    “Coitados” dos manifestantes…
    Só queriam atirar paus e pedras na Polícia, quebrar vidros de lojas e bancos, pichar ônibus e depredar estações do metrô.
    Segundo Dilma e Haddad, a Polícia deveria ter ficado em casa.

    No caso de Brasília,
    Os “coitadinhos” dos manifestantes, queriam invadir o Estádio.
    Trancaram ruas e avenidas, impedindo que os torcedores e até as Seleções chegassem ao Mané Garrincha.

  2. Pensando bem, o Brasil não tem quase nada em boas condições de uso. Portos, aeroportos, transportes coletivos, estradas que matam por falta de manutenção, educação pública de 1º e 2º graus deixa a desejar, segurança pública, idem. Não há o que falar da saúde pública, pois ELA não existe! Agumas coisas funcionam até rápido. Por exemplo: leva-se o delinquente para a Delegacia e ele sai primeiro que o policial que o levou, a corrupção corre solta e oujtras cocitas mas… Agora os índios querem tomar terrar produtivas …. para que? eles lá plantam um pé de mandioca? no Paraná eles abandonam suas terras e vêm para a cidade com suas crianças, dormindo praticamente ao relento, ensinando seus filhos a mendigarem; quando deviam estarem em suas terras, pois recebem alimentos e orientações através FUNAI , e por aí a fora eles também não querem saber de nada! porém, não acho que só os politicos têm culpa! Nós é quem os elegemos, não soubemos escolher ou escolhemos com 2ªs intenções e, por isso temos que pagar o pato ou seja o preço do pato…. é por minha causa, sua causa que o Maluf é reeleito, Sarnei não sai de lá nem amarrado, sem falar dos nossos, aqui do Paraná.Temos dois que se revezam o tempo todo, dá cada entrevista de saír faísca quem vê assim …mas não deixam ninguém tomar seu espaço. Assim vai ser mais 1000 anos para o Brasil ser um país de primeiro mundo! O que me deixa triste é que os politicos são alimentados através dos nossos impostos que não é pouco………. e quem paga impostos somos nós os consumidores finais, eu você o pedreiro, a empregada doméstica que varre e limpa châo o dia inteiro e quando entramos no supermercado dixamos lá antecipadamente as nossas contribuiçõeso para que o governo se mantenha e nós mesmos não recebemos nada em troca, pois tudo que depende do governo, embora já tenhamos recolhido antecipadamente nossos impostos nada funciona a contento!

  3. É a polícia do governador do PT AGNELO QUEIROZ????? Será que aquele ministrinho da Justiça Eduardo Cardozo vai oferecer ajuda pela imprensa pro governador de BRASÍLIA do PT????????

  4. Voces falam do PT mais a policia de São Paulo é do PSDB.Na verdade quem está por traz desses protestos não tem interesse nem no PT e muito menos no PSDB.

  5. Esse governo do PT é um caos. Venderam os aeroportos,portos a Petrobrás está na corda bamba. O que será do Brasil se essa gente continuar no poder?

  6. Beleza! O Brasil que arde diante das mazelas e da corrupção se começa a incendiar-se. A acordar! Antes tarde do que nunca.

Comente