Uncategorized

Engrossa o caldo. Trabalhadores devem entrar no protesto em SP

Via Claudia Rolli, da Folha

As manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus devem ganhar reforço de trabalhadores de várias regiões do Estado de São Paulo a partir de segunda-feira (17). Na medida que o movimento ganha a dimensão de protesto contra a política econômica e a alta geral de preços (inflação), ganha corpo com adesões.

A decisão foi tomada no sábado (15) pela manhã em reunião com cerca de 100 representantes de várias entidades –entre elas o Movimento Passe Livre, que já organizou quatro protestos na cidade, e a central sindical CSP-Conlutas à qual é associada.

Metalúrgicos de São José dos Campos, trabalhadores rurais do interior paulista, operários da construção civil e funcionários do comércio são algumas das categorias que devem engrossar os protestos a partir da semana que vem.

“Estamos fazendo neste final de semana uma convocação geral para que, inclusive, nas fábricas e locais de trabalho, as pessoas possam avaliar que agora é o momento de também protestar contra a repressão e ditadura do governo Alckmin”, diz José Maria de Almeida, presidente do PSTU e coordenador da Conlutas.

“Não apoiamos a depredação. Mas descer o cacete em trabalhadores e estudantes que se manifestam é outra coisa”, afirma.

Segundo o sindicalista, os policiais militares que estiverem trabalhando no ato serão convidados a “desobedecer seus comandantes” e protestar “em vez de bater”.

A CUT (Central Única de Trabalhadores) e Força Sindical já se posicionaram contra a repressão policial nas manifestações. Mas ainda não está certo a participação de seus sindicatos no protesto de segunda-feira.

16 Comentários

  1. Essa manifestação não tem nada a ver com a das tarifas. Esta é a manifestação convocada pelo sindicalismo lulopeleguista que recebe verbas vultosas do governo para tentar jogar a culpa em cima dos outros, como age o PT. São “trabalhadores” do sindicato pelego petista a serviço da demagogia e da truculência petista. Perguntem se vão protestar contra as tarifas ou a inflação. São a massa de manobra convocada por Haddad e Lula.

  2. …”protestar contra a repressão e a ditadura do governo Alckmin.
    PQP! – O que que uma cavalgadura dessas sabe sobre repessão e ditadura…?
    Como sempre digo, o único erro do governo militar, FOI NÃO TERMINAR AQUILO QUE COMEÇARAM!

  3. Era tão pacifico o povo … tão pacifico… que cansou …de ser babaca de ser explorado , de ser usado, de ser roubado e não reagir,de pagar imposto , tudo tem limite… Dormindo em berço expendido …

  4. É a terceira geração chegando … o povo está cansando de ser enrolado … vale para qualquer partido politico… e o pior é que esta geração cresceu protegida … não levou palmada no bumbum, papai e mamãe que batia era preso, que rapaz de 17 anos não podia trabalhar porém podia matar e roubar e não era preso, que tinha marcha da maconha , marcha dos vadios etc. etc… dos cotistas, da internet, dos joguinhos no computador que matava tudo mundo de mentirinha, que bala de borracha ardi.. mais não “cura”! Xupa esta manga…

  5. sergio silvestre Responder

    Enquanto o transporte coletivo for instrumento para corrupção,as passagens seram majoradas de acordo com os acertos politicos.
    Tá na cara que um onibus que transporta até 200 passageiros igual sardinhas,é muito caro ser mais que 2 reais.
    Mas assim caminha a politca no Brasil,cada real que pagamos de imposto 40 centavos e desperdiçado pela corrupção e burrocracia.
    Pobre pais.

  6. A mancada dada pela PM paulistana será aproveitada ao máximo pelos aliados do Governo. A central sindical petista e estes partidos radicais sem voto e nem expressão agora mostrar que ainda não morreram. A companheira agradece.

  7. salete cesconento de arruda Responder

    Excelente ver jovens se manifestando.
    Sem baderna.
    Todos eles usando transporte público todos os dias
    E a polícia dos TUCANOS batendo, batendo, batendo…
    Eita vera que não é PRIMA.
    E o extra da globo que era para ser BOMBA virou PUM no colo dela.
    Rsrsrsrs
    Agora a VAIA da oposição quer ter o mesmo valor do VOTO no governo.
    Faz sentido?

  8. A depredação e baderna pregada sempre pelo PT agora virou o
    próprio veneno que precisam engolir na marra. Claro que a democra-
    cia é fundamental mas a tarifa de onibus é apenas o estopim. Nada
    tem a ver com o movimento em questão. O movimento que se alastra
    é de uma parcela da população que não suporta mais enganação
    deste governo maldito. Só não vira uma convulsão social como em
    outros países do mundo porque ainda temos um “pouquinho” de res-
    ponsabilidade…

  9. Acerto De Contas Responder

    Nada como uma década após a outra. As chamadas classes média e alta nada fizeram senão aprofundar ainda mais o fosso de injustiças que engoliu esta sociedade cancerosamente comprometida.há décadas. Não precisa ser filósofo para perceber que o Brasil é um trem desgovernado e que, uma hora, vai bater! Não estamos em 1964. Não há exército nem canhões que segurem 10 milhões de brasileiros enlouquecidamente revoltados. Dependendo da reação hoje em SP, o Brasil parte em 30. Há malas que vem com o trem. E por não terem feito a reforma caduca, esta será feita pelas chamadas classes menos abastadas, e aí, basta vestir uma camisa de domingo para ser enquadrado como traidor e, devida ou indevidamente, feliz ou infelizmente justiçado. A classe média cagona deveria ir às ruas também.

  10. SE O PAÍS TIVESSE FORÇAS ARMADAS E NÃO CAPACHOS,PELEGOS DO PT ,A ESSA HORA O PAIS JÁ ESTARIA NOS TRILHOS NOVAMENTE.

  11. Antes tarde do que nunca. O povo brasileiro está ACORDANDO e deixando de ser COLÔNIA!

    Uma manifestação manipulada que começou despretensiosa, acabou tomando corpo e o foco da imprensa internacional, graças ao despreparo dos nossos políticos em conduzir a força policial.

  12. Vigilante do Portão Responder

    Longe de defender arruaceiros e vândadalos, deixo meu aplauso para aqueles de PACIFICAMENTE estão se manifestando.

    Talvez, mesmo que de forma tardia, tenhamos acordado para a Política.

    Passou da hora de exigir MUDANÇAS.

    MUDANÇAS, nada se maquiagem e remendos.

    Um projeto claro de:

    Redução do tamanho do Estado (União, Estados, Municípios);
    CORTE de 50% no tamanho dos Legislativos;
    Determinação clara sobre cargos nos Executivos, limitando número de comissionados;
    REDUÇÃO gradual da carga tributária;
    Simplificação do processo judiciário.

    Seriam algumas medidas URGENTES.

  13. Um brasileiro sem visão de futuro protestaria sobre tarifa de ônibus. Já o com visão protestaria sobre a péssima educação, péssimo atendimento de saúde, sobre a corrupção no governo federal, sobre os impostos absurdos, sobre a proteção às empreiteiras e indústria automobilística, sobre a refinaria da Petrobrás que virou um mico, sobre a investigação da Rose do Lula, sobre o superfaturamento das obras da copa, sobre os “empréstimos” do BNDES. Deveriam lutar para ganhar mais e não depender de ônibus. Mas como tudo isso é só pretexto de pseudo esquerdista desocupado… Fico com pena dessa gurizada domesticada nas redes sociais, achando que polícia é ruim e corruptos são bons, porque são “povo”.

  14. Se as manifestações se referisse apenas ao problema em São Paulo, entenderia, deveras, que essas situações estariam sendo criadas pelo PT. Acredito que o povo está começando a lembrar de sua força!! Até quando vamos continuar pagando a conta?? Fazem, acontecem, gastam e sempre sobra para os humildes trabalhadores pagar a conta em forma de impostos! Não entendo que sejam manifestações partidárias e sim contra os políticos de qualquer partido que não comungam com a necessidade do cidadão! Tanto assim o é, que a Dilma foi vaiada por segundos na abertura da copa! Vamos ver como serão as manifestações de hoje e se realmente o povo brasileiro está acordando e vendo sua força. Tenho certeza que não está havendo qualquer relação com as medidas adotadas pelos governantes de qualquer partido ,com a real necessidade do povo e isso que está suscitando estas manifestações! Nada tem relação com situações partidárias. Como vi estes dias no FB, quando o povo começar acordar, o político “mau caráter” vai deixar de dormir! É o que espero, afinal política não é emprego!!

Comente