Uncategorized

FHC na Academia Brasileira de Letras

Do G1, em São Paulo:

Fernando Henrique Cardoso foi eleito nesta quinta-feira (27) para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Segundo a assessoria de imprensa da ABL, ele recebeu 34 dos 39 votos possíveis e foi nomeado já na primeira votação. Votaram 24 acadêmicos presencialmente e outros 14, por cartas. Houve uma abstenção.

O ex-presidente – que teve dois mandatos, entre 1995 e 1998 e entre 1999 e 2002 – assume a cadeira 36, antes ocupada pelo jornalista e escritor paulista João de Scantimburgo, morto em março deste ano.

No mesmo mês, FHC oficializou em carta sua candidatura. A carta foi entregue pessoalmente, em nome do ex-presidente do Brasil, pelo imortal Celso Lafer, a Geraldo Holanda Cavalcanti. Ele era substituto temporário nas funções da presidente da ABL, a escritora Ana Maria Machado, que estava em viagem ao exterior. Lafer é ex-chanceler e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo do PSDB.

Outros dois ex-presidentes eleitos para a ABL anteriormente foram Getúlio Vargas (nomeado em 1941 para a cadeira 37) e José Sarney (nomeado em 1980 para a cadeira 38).

Segundo nota oficial da ABL, assim que saiu o resultado da eleição, FHC recebeu na Fundação Eva Klabin, no Rio, seus novos colegas e amigos. O texto reproduz ainda uma declaração de Marcos Vinicios Villaça, presidente da instituição: “Essa eleição é um ato de respeito da Academia Brasileira de Letras à inteligência brasileira. A grande obra de Fernando Henrique Cardoso de sociólogo e cientista dá ainda mais corpo à Academia”.

20 Comentários

  1. Mereceu, pois muitos ja foram eleitos sem merecimento nenhum ( Sarney, etc, etc), enquanto o outro (do PT), vai ser eleito para a ACADEMIA DOS ESTABULOS BRASILEIRA

  2. Doutor Prolegômeno Reply

    Agora o Lula vai espumar e contratar um ghost para escrever um livro para ele disputar a ABL. A propósito da cultura linguística de Lula, diz a piada que a professora pediu para ele fazer uma frase com o verbo hospedar e ele escreveu: “os pedar da bicicreta…”. De leve.

  3. NADA MAIS JUSTO,É O PREMIO POR SER UM ESTADISTA, PELAS SUAS OBRAS,HOMEM QUE COLOCOU O BRASIL NOS TRILHOS,JÁ NÃO SE PODE DIZER O MESMO DO LULADRÃO,O MAIOR INIMIGO DO BRASIL,AQUILO MAL SABE LER RECEITA DE CAIPIRINHA.

  4. FHC se torna IMORTAL merecidamente e foi um dos maiores estadistas que o Brasil já teve.
    Já o invejoso lula está quase morto .Que ironia do destino não ?!

  5. É MERECEDOR COM CERTEZA, HOMEM QUE CENTRADO COLOCOU A ECONOMIA BRASILEIRA A CRESCER, QUE QUANDO MINISTRO CRIOU O REAL E DEU AO BRASIL A VEZ DE SER UMA NAÇÃO QUE ORGULHACE O SEU POVO. PARABENS FERNADO HENRIQUE. O BRASIL PRECISA DE SUA EXPERIENCIA AO LADO DO NOVO PRESIDENTE DA REPUBLICA. OBRIGADO POR TER GOVERNADO NOSSO BRASIL.

  6. Esse cara existe ainda, pois assim seja a academia é o primeiro passo para o desaparecimento nesse mundo, so chega lá quem, esta próximo da cova.

  7. Sr Rock, esse lixo petista que voce deve ser fã, sempre será um lixo, seja coerente e faça pelo menos uma comparação intelectual.

  8. OBSERVADOR INDEPENDENTE Reply

    rock mentira
    o SARNEY essa múmia está lá há muitooooooo tempo,

    em todas as organizações há os bons e os maus..

    FHC único presidente civil que foi honrado e governou o BRASIL , com honestidade , combateu e resolveu a inflação, que os petralhas já trouxeram de volta.

  9. Fhc é outro padrão. Agora que o Brasil sente realmente a c.a.g.a.d.a que fez colocando aquele verme do Lulla e do PT no poder.
    Volta FHC, o Brasil ta precisando de voce!!!!

  10. Parreiras Rodrigues Reply

    Como sempre, difícil discutir com petista.
    É a mesma coisa que jogar xadrez com um pombo:
    Cisca as pedras, caga no tabuleiro e sai arrulhando vitória.
    Os comentários do Rock e do Wal são a régua para a medição do intelecto (?) dessa facção, que há muito deixou de ser um Partido.

  11. Mané do sudoeste Reply

    Merecedor deste cargo.Além de presidente, um intelectual de alto nível.Será que o LULArápio está sabendo ou viu isto ? Será que ele acha que um dia vai ser agraciado com uma condecorção dessas ?

  12. Muito justa a eleição de FHC, certamente o Presidente brasileiro mais culto e respeitado de todos os tempos. Além de ser um estadista reconhecido mundialmente. Foi um grande orgulho tê-lo como Presidente de nosso país.

  13. Prá WAL o que serve é o Dr Honoris Causa pro ANALFABETO o LULLADRÃO. Este título está totalmente DESMORALIZADO, mas pra WAL , Salete, SilvaJr é o título.

    Como o argumento da Wal – KKKKKKKKKK

  14. cesar eu mesmo. Reply

    Sem esquecer o casacão de ouro de 70.000 mil

    viva os debeis mentais do brasil que ainda engolem esta figura,

  15. Parreiras o cara ficou de joelho perante o FMI 3 x, comprou reeleição, rasgou a constituição , pediu para esquecer o que escreveu, defende maconha, aparece alcoolizado quase caindo publicamente e você vem falar em intelecto como se fosse o mestre do xadrez. Quer acompanha-lo em suas viagens alucinantes boa viagem.

  16. ANNA MARGARITA BROCHNER MISFEL Reply

    ADORO O PRESIDENTE FERNANDO ENRIQUE CARDOSO, SEMPRE O ADMIRE.
    O BRASIL DEVERIA ESTAR AGRADECIDO DE TER TIDO UM HOMEM TÃO ESPECIAL QUE SALVO NOSSO PAIS E FEZ NO PLANO REAL.
    TENHO ORGULHO CADA FEZ QUE FALAM DA SUA OBRA E DO LEGADO QUE NÓS DEIXOU!!

  17. leitora amargurada Reply

    Brasileiro é assim mesmo né, Esse sr. fhc (minúsculo mesmo) o que foi mesmo que ele fez pela nação brasileira? A desculpe me esqueci, ops, lembrei Educação maravilhosa (todos tem uma educação primordial primeiro mundo) Saúde, nossa todos tem tratamento exclusivo (não dá nem para questionar), Segurança (nossa um policial em cada esquina , nem precisa morara entre grades) Sem falar nas privatizações, na dívida FMI que diziam ser impagável e etc. Aí vem esses sabichões dizer que o Lula não sabe ler e escrever. Ah se vocês tivessem pelo menos 5% da inteligência dele que como a maioria da população brasileira não tem estudo e nem tem a graduação do sr fhc que na verdade não serviu para nada em relação ao desenvolvimento do meu país e do meu povo Ser intelectual não é nada se esse poder não for bem utilizado.

  18. Concordo plenamente com a leitora amargurada… fhc fez muito pouco pelo nosso pais. Lula fez muito pouco. Dilma esta fazendo nada. E tdos roubaram muito. Por isso q este pais estah na merda q estah. Nao sou a favor de nenhum dos tres…

Comente