Uncategorized

Nunca houve uma queda de popularidade como a de Dilma Rousseff

José Roberto de Toledo, O Estado de S. Paulo

Não há precedente na curta história desde a redemocratização brasileira de uma queda tão abrupta da popularidade de um presidente quanto a experimentada por Dilma Rousseff nas últimas três semanas. Considerado apenas o saldo da avaliação do governo (ótimo+bom descontado de ruim+péssimo), a presidente perdeu 2 pontos por dia entre 7 e 28 de junho, segundo o Datafolha.

A velocidade da queda da popularidade de Dilma tem sido 3 vezes mais rápida do que foi a vivida por Luis Inácio Lula da Silva entre agosto e setembro de 2006, por causa do mensalão. É 3,8 vezes mais intensa do que a de Fernando Collor após o confisco da poupança, e 4,5 mais acelerada do que a de Fernando Henrique Cardoso após a desvalorização do real no começo de 1999.

Chega-se à mesma conclusão analisando-se a série histórica de pesquisas do Ibope, que inclui também o governo de José Sarney. Em nenhum período da história do Brasil desde março de 1986, quando há o primeiro registro de pesquisa de avaliação presidencial, um governante do país perdeu tantos pontos de popularidade em tão poucos dias. É um recorde.

Isso não significa, porém, que a atual presidente esteja tão impopular quanto tornou-se, por exemplo, FHC após desvalorizar o real, ou Sarney e Collor ao final de seus mandatos. Nem que sua queda foi maior que a deles. Dilma ainda tem saldo positivo de cinco pontos no Datafolha. Por outro lado, é cedo para saber se o mergulho de sua popularidade chegou ao fundo do poço. Só novas pesquisas dirão se a queda persiste.

A causa da queda recorde da popularidade de Dilma é econômica. Os protestos de rua serviram apenas para catalisar uma insatisfação mais profunda e que pode ser aferida pelo mergulho de outro indicador: o que mede a confiança do consumidor. O INEC (Índice Nacional de Expectativas do Consumidor) registrou em junho sua maior queda desde a crise de 2009.

Esse índice reflete um aumento do pessimismo dos brasileiros em relação à inflação, ao desemprego e ao poder de compra. O INEC mostra uma mudança da percepção das pessoas quanto ao que está acontecendo com sua renda pessoal e, pior para Dilma, quanto ao que elas acham que vai acontecer com a própria renda no futuro.

É como se a percepção popular tivesse demorado seis meses para registrar o que mostravam os indicadores objetivos de desempenho da economia desde o final do ano passado. A pressão da economia sobre a opinião pública foi aumentando ao longo desse tempo e, como uma avalanche que cai de repente, acabou liberada de uma vez só pelos protestos de rua das última semanas.

Mais do que os números, o problema de Dilma é a tendência que eles apontam. A presidente, que durante dois anos e meio se beneficiou da inércia positiva do fim do governo Lula, agora luta contra ela. O sentimento popular embutido nas pesquisas é um desejo de mudança – algo oposto ao que elegeu Dilma em 2010.

17 Comentários

  1. CHARLES DE GAULLE Responder

    O BR É UM PAÍS DESGOVERNADO DE LONGA DATA!!!!!!!
    TEM Q SE FAZER UMA JUSTA DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL, INSTITUIR UM CONTROLE NATALIDADE, ESCOLA COM ALIMENTAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E LASER PARA AS CRIANÇAS.
    ACABAR COM A VENDA BEBIDAS ALCOÓLICAS EM BOTECOS A PARTIR DAS 21 HORAS.
    VOTO FACULTATIVO; FIM DA REELEIÇÃO.
    MENOS TRIBUTAÇÃO DA RENDA E MAIS TRIBUTAÇÃO NOS CAPITAIS ACUMULADOS (TERRITORIAL, PREDIAL)
    FIM DE PEDÁGIOS E DE EMOLUMENTOS COBRADOS POR CARTÓRIOS.
    REGRADAS MAIS JUSTA PARA O SETOR TELEFÖNICO. DEFINIÇÃO DE TAXAS DE JUROS MAIS JUSTAS PARA A POPULAÇÃO.
    FIM DOS BANCOS PARTICULARES Q APENAS SERVEM PARA FINANCIAR APADRINHADOS, TAL COMO O BNDES, BANCO DO BRASIL E OUTROS.
    OU SEJA: O BR MERECE UM GOVERNO DE VERDADE!!!

  2. salete cesconeto de arruda Responder

    Simples de entender essa: NUNCA HOUVE UM PIG FUNCIONANDO COMO PARTIDO GOLPISTA 24 horas por dia. Todo mundo sabe disso. Assim sendo pesquisa de data FALHA é uma coisa e VOTO NA URNA é outra bem diferente.

  3. PT É COVARDE.
    Lula, como sempre fugiu e foi para a África.
    Dilma meteu o rabo entre as pernas não vai o Maraca, pra não receber outra sonora vaia.
    Covardia explicita de não terem chamados os seus cumplices MALUF e SARNEY, de paura de serem enxotados do poder.

    O POVO DEVIA levar Lula e Dilma para o PROCON, pela constante e reiterada propaganda enganosa.

    Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

    § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

    Tivéssemos um MINISTERIO PUBLICO COM VERGONHA NA CARA, já teria levado os dois para o Procon.

  4. Embora tarde, o povo brasileiro acordou. – Só mesmo mentes retrógradas idiotizadas, cooptadas pelo discurso fácil, imbecil e desonesto, legítimo canto de sereia, poderão num futuro muito próximo, apoiar ou defender essa quadrilha que tomou de assalto nosso país.
    Abaixo o comunopetismo. – Abaixo o bolivarianismo – Abaixo lulla e sua gang para sempre.

  5. NA CORDA BAMBA Responder

    O que é mais importante é que estes políticos profissionais do PT entenderam
    o belo recado do povo. Se Deus quizer o PT perderá uma fatia gigante nas
    próximas eleições e até na presidencial !

  6. Sergio silvestre Responder

    Alegria de trouxa dura pouco.Logo esquecem das passeatas ou arrumam outra batalha,como a dos pedagios por exemplo.
    O povo vota com a conciencia de que a coisa pode mudar para pior.
    Em nenhum momento a eleição da Dilma ou do Lula esta perigando.
    Dos que ai estão,ganham com os pés nas costas.
    A classe operaria que é mais da metade dos votos são gratos ao PT,e não tenho duvidas que se não ganhar no primeiro turno,ganha no segundo,sempre com aquela margem de mais de 20% na frente.

  7. Parreiras Rodrigues Responder

    Taí, Solange Lopes; Bem que você poderia ser poupada e poupar a nós todos de ouvirmos o brado retumbante da dona Cesconetto. Senectude latente. Tô fazendo como o petê que se especializou no uso de eufemismos. Senectude prá não dizer caduquice.

  8. Salete, quando as pesquisas do Datafolha eram favoráveis à tua estrela cadente, aí eram verdadeiras. Vai te catar.

  9. Hélio Vega de Vasconcelos Responder

    ESSA QUEDA NÃO FOI DA DILMA, SIM DO PT!!!
    O JOVEM BRASILEIRO NÃO AGUENTA MAIS OS DESMANDOS!!!!!

  10. ProfessoraCustodia Responder

    A Dilma esta em queda livre igual meteorito, vai afundar em solo profundo, e nunca mais se mete na politica brasileira.

  11. CHARLES DE GAULLE concordo em genero numero e grau menos no “laser” para crianças você não acha que deveria ser “lazer” para crianças

  12. Não tem um candidato salvador da patria, votar em quem? Aécio Neves ( PSDB -raposa ) voltando a cuidar do galinheiro. Vamos começar uma campanha pelo voto NULO. Contratar um executivo para governar o Brasil e demiti-lo caso não consiga administrar o BRASIL.

  13. Pois é, Salete, e nunca houve tantos CCs (=vagabundos), mais de 22 mil, no Governo Federal, fazendo campanha para o PT.
    E, por falar nisso o que significa PIG: Partido dos Imbecis Governistas?

  14. O favoritismo de LULA e DILMA, tende a se acabar, considerados imbatíveis nas urnas] são identicas as da seleção ESPANHOLA que por mais de tres anos não perdia uma partida;. Uma hora a casa cai, como cairam a seleção da Fúria que se dizia imbbatível. Inexiste, desde que o mundo é mundo, inexiste a figura vitalícia no Poder. Isso é absoleto. As mazelas de LULA estão sendo questionadas pela multidão nas ruas(Construção dos ESTÁDIOS, muios ficarão abandonados a própria sorte e outros com os SUPER-FARTURAMENTOS. Isso é só um começo. Vem chumbbo grosso por aí. O tempo nos dirá.Pois tudo o que é constrído por AREIA, sem outros alicerces tendem a se desmoronar igual ao CASSTELO DE AREIA montado pelo PT.

  15. Pois ela agora ganhou meu voto.Só de ver os concorrentes entre eles o Lula.Fico com a Dirma. Marina, Ebrio neves, joaquim lulat junta tudo pões no saco e joga no Rio. Pena que infelizmente não surgiu nem um novo nome, que vale- se a pena.

Comente