Uncategorized

Ministro da Previdência também usou jato da FAB para ver jogo

Da Folha de S.Paulo:

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB), também usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no fim de semana para ir ao Rio de Janeiro assistir à final da Copa das Confederações no Maracanã.

O ministro saiu de Brasília na sexta-feira às 6h com destino a Fortaleza para cumprir agenda oficial na cidade de Nova Morada (CE). O compromisso acabou pela manhã.

Em vez de retornar a Brasília, o ministro pediu que o avião, um Learjet 35, o levasse ao Rio, onde havia programado passar o fim de semana para ver o jogo da seleção brasileira contra a Espanha.

A aeronave saiu às 14h de sexta de Fortaleza e chegou às 17h no Rio. Em entrevista à Folha, Garibaldi contou que deu carona a um amigo, o empresário Glauber Gentil. Ambos viajaram num avião que comporta 10 passageiros.

“Eu não iria passar o fim de semana em Natal [terra do ministro]. Se fosse voltar para Brasília, teria optado por lá. Mas havia programado ir ao Rio. Fui para passar o fim de semana e ver o jogo”, disse.

“Me senti no direito de o avião me deixar onde eu quisesse ficar”, afirmou o ministro. “Já fiz isso outras vezes, porque na volta fico sempre no destino que eu me programei. Pedi com antecedência, senão ministro entra na fila.”

Ele ganhou ingresso do Ministério do Esporte para o Maracanã e disse ter gostado do jogo. “Quem não gostou?”

O decreto 4244/2002, que disciplina o uso de aviões da FAB por autoridades, diz que os jatos podem ser requisitados quando houver “motivo de segurança e emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente”.

Ou seja, segundo o decreto, Garibaldi não poderia ir ao Rio porque não tinha agenda nem mora na cidade. O ministro disse que retornou para Brasília em voo comercial.

OUTROS CASOS

Garibaldi é primo do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que usou outro avião da FAB para ver o jogo da seleção. A Folha revelou na quarta-feira (3) que Alves levou sete convidados de Natal para o Rio. Glauber Gentil, que foi para o Rio com Garibaldi, pegou carona com Alves para voltar a Natal.

No mesmo dia, o presidente da Câmara disse que errou ao permitir que sete parentes pegassem carona em um avião da Fab para assistir ao jogo da seleção e devolveu à União R$ 9.700, segundo ele, equivale em bilhetes comerciais à carona dada a parentes em avião oficial.

Cotação com empresas de fretamento mostra que esse custo seria de ao menos R$ 158 mil.

Ontem, a Folha revelou que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também usou jato da FAB para ir ao casamento do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) em Trancoso, na Bahia. O avião foi de Maceió a Porto Seguro em 15 de junho e, na madrugada do dia seguinte, partiu para Brasília. A assessoria de imprensa do Senado não comentou.

Renan Calheiros disse que não vai ressarcir os cofres públicos por ter utilizado avião oficial da FAB porque participou do “compromisso” como presidente do Senado e, como chefe de Poder, tem direito ao uso da aeronave oficial –mesmo que a viagem não seja oficial.

Numa reação ao uso de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) pelos presidentes da Câmara e do Senado para compromissos particulares, congressistas defenderam ontem maior transparência na divulgação dos voos de autoridades pela Aeronáutica.

Na Câmara, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) apresentou projeto que obriga o Executivo a divulgar, inclusive no Portal da Transparência, não apenas os pedidos de viagens em aviões da FAB, mas a data, o motivo e a lista de passageiros.

17 Comentários

  1. PRABÉNS A TODOS ESSES CANALHAS QUE GASTAM O QUE TIRAMOS DE NOSSOS FILHOS PARA PAGAR IMPOSTOS.

  2. Quando o marqueteiro da Dilma disse que em quatro messes recolocaria a presidente na crista das pesquisas, não sabia como.
    Agora vejo que o estrategista do PT vem dedurando seu maior aliado, o PMDB. Como todos sabem, o PT comanda as forças armadas, tudo que fazem comunicam aos ptralhas. Na verdade, voar nos aviões da FAB, é rotina na vida dos petistas, o que querem mesmo, é desqualificar todos aqueles que consideram inimigos do partido vermelho.

  3. Do Interior.... Responder

    É como digo: Quando político diz uma coisa e fala outra, não é digno de confiança nem de meu voto.

    Espero que todos guardem estes nomes para limpar este esgoto que se tornou a política brasileira, já nas próximas urnas.

    Isso inclui 99% dos políticos, de presidanta a vereador.

  4. E os jatos executivos da FÁB que sempre estão em Curitiba levando e trazendo quem, para reuniões do PT e compromissos particulares ou de pre campanha, não vão denunciar? Êh só ir ao Afonso Pena para ver.

  5. Alguém sabe quem é a “culpada” por essa farra com o dinheiro público?… Lógico em 1º lugar a Miss Dilma… E em 2º plano a MInistra Chefe da Casa Civil, que com o País fervendo, pegando fogo, o povo na rua, assina um Decreto na calada da noite, de afogadilho, no apagar das luzes, aumento a verba para esse trem da alegria de viagens de “OTORIDADES” assistirem aos jogos da Copa das Confederações. Imaginem na Copa do Mundo… Aí sim não vai se rum trem da alegria… Será um “COMBOIO”… Parece que a ficha ainda não caiu para algumas pessoas!…

  6. Pelo menos estou sabendo para onde vai o desconto mensal de imposto de renda retido na fonte todo mês.

  7. Garibaldi, Renan, Alves, etc.. etc.. virou zona mesmo. E o povo tendo que trabalhar cinco meses no ano para pagar impostos para esses bandos de… ter essa mordomina toda. Se esses caras na esfera média fazem isso, imaginem nas esferas de cima? temos que protestar mesmo, ir as ruas e exigir nossos direitos.

  8. R. NORTE-SUL DO PARANA- Responder

    ESSE COM TODA ESSA CARA DE SARAMONGO, é SÓ A CARA. GOSTA DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO, MAS NAO É gerson… no governo do pt continua assim….

  9. iisto é uma vergonha que estes políticos estão fazendo com o dinheiro público, acho que esta vergonha tem que acabar tem que manda estes cara catar coquinho . eu acho nos devemos fazer um a varredura neste pessoal nas próximas eleições e outra coisa neste plesbicito que se cojita seja feita proposta para acabar com a reeleição desta gente desde vereador até presidente da republica, porque este pessoal no poder não fazendo nada só engordando o bolso deles.

  10. Como os aviões da FAB só podem ser usados em casos emergen-
    ciais este vagabundo que faz parte da tropa de políticos usaram exa-
    tamente em caso emergencial ==> NÃO PERDER A FINAL DA COPA

  11. Beleza. E nós continuamos pagando a conta de um idiota que se estivesse na iniciativa privada já teria falido.

  12. Enquanto andam de avião que nós pagamos, os aposentados estão MORRENDO À MÍNGUA COM A DEFASAGEM DE SUAS APOSENTADORIAS. por isso que não sobra dinheiro, pois 20% ( DRU desvinculação da arrecadação da União) tributária vai para o Governo Federal gastar à bel prazer, e são bilhões de reais …

Comente