Uncategorized

Paraguai se recusa a voltar ao Mercosul

O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, rechaçou a proposta para reintegrar seu país ao Mercosul. Argumentou, coberto de razão, que a entrada da Venezuela e a entrega da presidência rotativa ao presidente Nicolás Maduro não cumpria os tratados internacionais firmados pelos membros fundadores do grupo.

A rejeição vem logo após os presidentes do bloco assinarem, na XLV Cúpula de Chefes de Estado, em Montevidéu, uma resolução que determinou a “cessão da suspensão” do Paraguai, a partir de 15 de agosto deste ano, dia em que Cartes tomará posse.

18 Comentários

  1. O presidente do Paraguai está certíssimo em sua recusa.
    Esse bloco econômico Mercosul formado por decadentes economias serve mais como agremiação política de pseudo-esquerda dirigida por ditadores de republiquetas. Afunda Mercosul !

  2. Todos atentos pois o mundo vai acabar! É mole? E pensar que ainda tem gente que dá bola para isso!

  3. Marcus V. Braga Alves Reply

    México, Colômbia, Peru e Chile recentemente anunciaram um novo bloco de livre comércio na América Latina.

    O novo bloco está sendo visto como uma ponte para os mercados da Ásia, e todos seus membros têm acordos de livre comércio com os EUA.

    O Paraguai tem a quem se unir. Infelizmente, foi o Mercosul que perdeu o bonde da história.

  4. O Paraguai está certo. O Mercosul é um clube de falidos e remediados, de lunáticos de esquerda, que vivem à mercê da TPM da Argentina e dos desmandos lulopetistas do Brasil. Se tiver juízo, o Paraguai vai aderir ao clube do Pacífico e juntar-se ao Chile, Peru e Colômbia que vão comerciar com quem querem, sem os grilhões do Mercosul que só serve aos interesses de grupelhos brasileiros e das loucuras da bruxa argentina. Vender para ricos, não para pobres. O mercosul é o operário e o clube do Pacífico é o country clube.

  5. Infelizmente tenho que concordar que o Paraguai tem razão.
    Quem não gostou são a Dilma e o Lula…

  6. O Paraguai esta certo, quando derrubaram o bispo tarado que tentava transformar o país numa ditadura comunista e acabar com a Democracia. A Dilma mexeu os pauzinhos e colocou a Venezuela no bloco e tirou o Paraguai da jogada. Agora vem com a cara de pau, pedir a volta do Paraguai. O presidente Horácio Cartes esta certo, ceder a vontade mesquinha da dupla Cristina e Dilma, só se fosse comuna também.

  7. Humberto Doretto Bacchi Reply

    O Paraguai, sempre menosprezado, dá uma excelente lição a este fisiologismo “bolivariano” que norteia as ações do Mercosul.

  8. O NOSSO PAÍS VIZINHO, OS HERMANOS PARAGUAIOS DESTA VEZ DERAM EXEMPLO PARA OS BRASILEIROS EM MATÉRIA DE VOTO. ESCOLHERAM UM PRESIDENTE COM DISCERNIMENTO E INTELIGÊNCIA. ENQUANTO “NÓS”, (eu estou fora. Tenho a honra de dizer que nunca votei no pt) ELEGEMOS UM SINDICALISTA POBRE (que hoje está rico), QUE NUNCA TRABALHOU E ESTUDOU. PARA AGRAVAR, ELEGERAM UMA QUADRILEIRA ASSALTANTE DE BANCO QUE CONTINUA SEGUINDO AS ORDENS DE UM QUADRILHEIRO E MENSALEIRO CONDENADO PELA JUSTIÇA. E AÍ DIZEM QUE NO PARAGUAI TUDO É FALSO. PODE ATÉ SER, MAS QUE O ELEITOR DELES É MAIS INTELIGENTE, NÃO RESTA A MENOR DÚVIDA.
    FINALIZANDO; CONTINUEM VOTANDO NO pt “partido do trambique” !

  9. O Paraguai está correto. O que interessa ao país o MERCOSUL?
    O Brasil deveria também sair fora dessa. Ao povo brasileiro pagador de altíssimos impostos este tal “mercosul” não serviu de nada.

  10. Parreiras Rodrigues Reply

    O brio do povo paraguaio é relustrado depois da covardia que sofreu na guerra da Tríplice Aliança.

  11. QUALQUER PRESIDENTE DE CARÁTER TOMARIA ESSA DECISÃO ,FELIZMENTE AINDA RESTA UM PRESIDENTE NA AMERICA DO SUL QUE TEM CARÁTER.

  12. Que horror, a presidanta jamais vai aceitar tal recusa, quem os paraguaios pensam que são? Nos tempos do velho Vendedor de Ilusões era tão diferente, ele levava tudo na boa, não arrumava bronca com ninguém. Mas as coisas mudaram, de esnobado os vizinhos passaram a esnobes, quem te viu e quem te vê hein Paraguai, antes que só do que em más companhias?

  13. Só mesmo pra cara dessa Dilma e dos seus cupinchas, como a cretina kirschner e o tal do top top garcia!
    Estamos sendo humilhados, ridicularizados pelo inexpressivo Paraguay; e pior; de uma forma sutil, elegante e honesta; termos que o maldito comunopetismo desconhece.
    Ficou bonito pras caras das duas coroas terroristas que tudo fizeram só pra incluir a falida Venezuela no inútil tratado.
    Parabéns, Presidente Cartes.

  14. Do Interior.... Reply

    Quem diria que o Paraguai ser mais democrático e coerente que Brasil, Argentina e Venezuela pois defendeu o que estava escrito no falido Mercosul, que virou um grupo de países fascistas, antidemocráticos e com gangues no poder…
    Quem te viu e quem te vê.

  15. Após o legítimo e constitucional impeachment do ex bispo esquerdista LUGO, passei a mudar meu conceito com relação ao PARAGUAI. Agora, com a recusa justificada em integrar o Mercosul, passo a devotar respeito ao referido País que dá seguidos exemplos de verdadeira democracia.

  16. Tudo bem é só não comprar nada do Paraguai e pronto.Não vai fazer diferença nenhuma.Não vejo nada de importante nisso tudo afinal, não muda em nada o preço do feijão

  17. Joseph Eugenio Reply

    Logico esse cara é o serviçal do governo Americano aqui na região.

Comente