Uncategorized

Até Dilma pede que Fruet abra caixa preta da Urbs

A presidenta Dilma Rousseff anunciou que está convocando uma “ampla” reunião com gestores públicos de todo o país e profissionais da área de transportes para discutir a planilha de cálculo das tarifas de transporte público. Segundo Dilma, estão sendo chamados prefeitos, governadores, movimentos sociais, o Fórum Nacional de Secretários de Transporte, setores da academia, prestadores de serviço de transporte e trabalhadores do setor.

“A maioria dos municípios usa hoje, em 2013, a metodologia desenvolvida pelo Geipot (Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, já extinta) em 1984 e atualizada em 1993. Portanto, 20 anos atrás”, disse a presidenta.

Dilma disse que o país é pobre em investimentos em mobilidade urbana, com um espaço “extremamente desigual” e o trânsito afetando toda a população. “Esse processo de alimentar a desigualdade e não dar soluções a ela acaba atingindo toda a população, mesmo aqueles que têm uma renda maior, porque são impactados por um trânsito absurdo e infernal”.

A presidenta lembrou que foi o “transporte de má qualidade, extremamente apertado, como sardinha, e com uma freqüência não tão adequada em várias partes do nosso país” que desencadeou as manifestações que tomaram as cidades de todo o país durante o mês de junho. Ela ressaltou que a questão é muito importante.

7 Comentários

  1. Ué? Nao ta tendo uma CPI na Camara municipal pra tratar desse assunto? Ta ficando chata e cansativa essa pegação no pé do Gustavo sobre esse assunto. Por mais de vinte anos Lerner, Greca, Cássio , Beto e Ducci comandaram a prefeitura de Curitiba e nao abriram caixa preta nenhuma, porque essa insistência pra que o Fruet com 7 meses de mandato abra?

  2. Dr. Mario Jorge. Responder

    Hoje vi na TV o vereador Bernardi falando que as empresas de ônibus de Curitiba são sempre as mesmas que vencem as licitações e que o ganho mensal é abusivo, bem acima de outras capitais. Com a palavra nossos edis.

  3. Tá ficando ridículo isso de caixa preta, Fruet está fazendo o que deve ser feito, abriu as planilhas, multou as empresas, existe um contrato que está sendo investigado pelos orgãos competentes. Se um dia as empresas perderem o contrato, empresários presos por suposto crime financeiro, a tarifa zerar… o povo ainda irá perguntar, mas… E A TAL CAIXA PRETA, POR QUE NINGUÉM ABRIU????

  4. Vigilante do Portão Responder

    Então, 7 (sete) meses de governo, e não deu tempo de abrir a Caixa Preta da URBS?

    Não acabaram de fazer uma “auditoria”?

  5. Então companheira presidanta, senta, porque até o Guga decidir se abre ou não a tal caixa preta da Urbs, o mandato dele já acabou.

  6. Porque não cobraram do BETO para que o mesmo tivesse au menos feito uma auditoria? Não foi ele quem fez a lecitação do transporte publico?Não era o partido do tudo limpo que comandava a URBS seu aliado na época?Naquele tempo não havia jestão com J ?Concordo com o Lucas.Nesse tempo todo aonde estavam o Ministério publico e o t. de contas e os vereadores?

Comente