Uncategorized

PT diz que tem assinaturas para tentar novo plebiscito

Da Folha de S.Paulo:

O presidente do PT, Rui Falcão, disse nesta segunda-feira (26) que o partido e legendas aliadas alcançaram o número de assinaturas necessárias para apresentar um projeto de decreto legislativo na tentativa de ressuscitar um plebiscito sobre reforma política.

As bancadas de PT, PSB, PDT e PC do B decidiram coletar assinaturas para o projeto depois que fracassou a proposta de plebiscito que a presidente Dilma Rousseff apresentou após as manifestações de junho.

Durante debate entre os candidatos à presidência do PT, realizado na manhã desta segunda, Falcão, que concorre à reeleição afirmou que os quatro partidos já conseguiram ultrapassar as 171 assinaturas necessárias para a tramitação do projeto de decreto legislativo de plebiscito.

Segundo o dirigente, o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) irá apresentar a proposta na quarta-feira. Para que o eventual plebiscito seja aprovado, ainda seriam necessários 257 votos favoráveis na Casa.

Os partidos pretendem levar à avaliação popular perguntas sobre financiamento de campanhas, possibilidade de participação via internet em projetos de lei de iniciativa popular e unificação das datas de realização das eleições, em que a escolha de prefeitos e vereadores seja feita junto com a de presidente, governadores, deputados e senadores. Hoje, os pleitos ocorrem alternadamente de dois em dois anos.

A reforma política foi um dos temas dominantes do debate eleitoral interno do PT nesta segunda. Além de ter surgido espontaneamente já nas primeiras intervenções dos candidatos, o tema foi o mais votado em uma enquete do partido na internet sobre qual deveria ser o principal tópico discutido a ser discutido pelos concorrentes a comandar a legenda.

Além de Falcão, disputam a presidência do PT Paulo Teixeira, Markus Sokol, Valter Pomar, Renato Simões e Serge Goulart.

2 Comentários

  1. Caros leitores, com essa afirmação das lideranças petistas comunicando que possuem as assinaturas necessárias para o PLEBISCITO, a sociedade deseja saber se essas lideranças petistas já possuem a assinatura do Gaiewski, ou ele está buscando novas assinaturas com as menininhas ainda não partilhadas pelo grupo. Atenciosamente

Comente