Uncategorized

Novo ministro quer tornar Itamaraty ‘cada vez mais útil’

Do G1, em Brasília:

O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou nesta quarta-feira (28), durante cerimônia de posse no cargo, que se compromete a tornar o Itamaraty “cada vez mais útil” ao governo brasileiro.

Ele substitui Antonio Patriota, demitido em razão do episódio em que o diplomata Eduardo Saboia organizou operação para retirar da embaixada em La Paz o senador boliviano Roger Pinto Molina. O parlamentar estava asilado na embaixada havia um ano. Ele foi trazido para o Brasil em um carro oficial, sem autorização do governo boliviano. Ao discursar na cerimônia de posse do sucessor, Patriota disse que o diplomata agiu “sem instruções” e de forma “independente”.

Em seu discurso, Figueiredo elogiou Patriota e afirmou que pretende tornar o Itamaraty “cada vez mais últil” para o governo.

“Comprometo-me, seguindo as diretrizes da excelentíssima presidente, tornar o Ministério das Relações Exteriores cada vez mais útil ao governo e mais próximo ao parlamento e à sociedade civil. A oportunidade de trabalhar pelo Brasil é e será sempre um privilégio”, disse Figueiredo durante cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do seu antecessor, Patriota, e da presidente Dilma Rousseff.

Luiz Alberto Figueiredo disse que aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff “com muita honra”.

“A tarefa é desafiadora”, disse o chanceler antes de elogiar Patriota, o qual classificou como seu “amigo”. “Trata-se de suceder um dos maiores talentos da diplomacia, meu amigo Antonio Patriota”.

“Muito me orgulha também ser chamado a dirigir uma instituição que é uma referência no Estado brasileiro”, afirmou.

4 Comentários

  1. Útil para trazer mais Cesari Batisti, Senador Boliviano, Maduro, Cristinha K, e demais corja pra o País da impunidade

  2. Útil também pra escorraçar o Paraguay do falido Mercosul! – Útil para lamber as botas de criminosos como Fidel, Ahmadinejad, Kadafi, e o resto da bandidagem do Foro S.Paulo – Útil para promover lambanças como essa da embaixada brasileira em La Paz, e aquela outra vergonheira aprontada em Honduras, até hoje não resolvida.
    Esse Itamarati, é apenas a cara do petismo. A cara da vergonha e da esculhambação.

  3. Tá bom…estão no governo há 2 mandatos e meio e agora vem com essa…porque n agiram antes? pq deixaram o governol boliviano se apropriar da petrobrás? pq agem na diplomacia como se o Brasil fosse de fato país de bananas? ou o povo acorda ou os PTralhas continuarão rebentando o Brasil……………

  4. A A CASAGRANDE Responder

    PARA QUE O ITAMARATY TORNE-SE UTIL PRIMEIRO PASSO É TIRAR O PT DO PODER, AFINAL ANTES DO LULA O ITAMATY É EXEMPLO PARA O MUNDO DA DIPLOMACIA AGORA …………..

Comente