Uncategorized

Previsão do governo para o PIB em 2014 cai de 4,5% para 4%

Da Agência Estado:

BRASÍLIA – O governo reduziu de 4,5% para 4% a previsão de crescimento do PIB brasileiro em 2014, no projeto de lei orçamentária para o próximo ano, que foi enviado nesta quinta-feira, 29, ao Congresso Nacional. O PIB nominal previsto na lei orçamentária é de R$ 5,242 trilhões.

Por outro lado, o governo elevou de 4,5% para 5% a previsão do IPCA prevista no projeto de lei. Nesse sentido, o governo deixou de utilizar o centro da meta de inflação, que é de 4,5%, no projeto de lei orçamentária.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a previsão de crescimento de 4% do PIB em 2014 é uma meta ambiciosa, levando-se em conta o cenário internacional. “Vivemos hoje momento de certa turbulência na economia internacional. Não é fácil prevermos com esta antecedência os valores do próximo ano”, disse.

Na sexta-feira passada, o ministro revisou para baixo – pela sexta vez seguida – a previsão de crescimento da economia brasileira em 2013. Neste último corte, a estimativa oficial caiu de 3% para 2,5%.

Comente