Uncategorized

Novo Vox Populi dá Dilma no 1º turno

Do Blog de Ricardo Kotscho

Nem o julgamento do mensalão, nem as manifestações de junho. Falharam os dois canhões utilizados pela oposição e a mídia aliada para derrubar a candidatura de Dilma Rousseff à reeleição em 2014.

No cenário mais provável da nova pesquisa Vox Populi, divulgada nesta sexta-feira pela revista Carta Capital, Dilma tem 38%, mais do que a soma dos seus principais adversários, que alcançam 36%, o que indicaria vitória já no primeiro turno.

A principal novidade da pesquisa é que mais do que dobrou a vantagem de Dilma sobre Marina Silva, que ficou com 19% e ainda não conseguiu legalizar seu partido, a Rede Sustentabilidade: passou de 9 para 19 pontos porcentuais. Atrás dela, vêm Aécio Neves, com 13%, e Eduardo Campos, com 4 %. No último Datafolha, divulgado no começo de agosto. Dilma tinha 35% e a soma dos adversários dava 47%. Agora, no Vox Populi, ela tem 38% contra 36%.

“O mesmo ocorre quando se substitui Aécio por José Serra na cabeça de chapa do PSDB ou quando o paulista é incluído como opção do PPS. Serra levaria os tucanos a 18% das intenções de voto, porcentual idêntico ao de Marina, e Dilma permaneceria com 37%. Ou seja, não haveria mudança expressiva”, avalia Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi.

A recuperação da popularidade da presidente, que antes dos protestos de junho ficava acima dos 50%, e o fato de seus adversários disputarem um mesmo eleitorado, podem explicar os ataques cada vez mais insanos e histéricos a seu governo desferidos principalmente por colunistas e blogueiros da grande mídia reunidos no Instituto Millenium, que ainda não encontraram um candidato viável para chamar de seu.

Escreve Marcos Coimbra em sua análise na Carta Capital:

“No fundo, é o que interessa no jogo político jogado neste momento, desde ao menos o instante em que ficou patente o fato de que o julgamento do chamado mensalão, por si só, seria insuficiente para provocar a derrota do “lulopetismo” na próxima eleição presidencial. Ou alguém acredita que a nossa oposição, com suas ramificações nos partidos e no Judiciário e, em especial, por meio do seu núcleo nas grandes corporações de mídia, esteve em algum momento de fato preocupada com a renovação moral da política brasileira?”

E faz outra pergunta, certamente dirigida aos que se arrependeram de ter apoiado o golpe de 1964, e estão pondo a cabeça de fora outra vez, agora com outras armas, já que mudar o poder pelo voto está difícil:

“Quais personagens que passaram os últimos 50 anos muito à vontade com nosso sistema de dominação descobriram de repente seu amor pelo povo e se tornaram democratas?”

Quem tiver respostas para estas perguntas de Coimbra pode colocar na área de comentários. O Balaio agradece.

> Bom fim de semana a todos.

21 Comentários

  1. Estão querendo brincar com a inteligência das pessoas isso so pode ser comprado, vamos ver o que as ruas irao falar no feriado de 7 de setembro.

  2. ZE DAS BOTINAS Responder

    QUEM PAGOU A CARTA CAPITAL PARA DIVULGAR ESTA MANIPULAÇÃO DE DADOS, Q TENTA MANIPULAR A OPINIÃO PUBLICA, QUEM PAGOU, ISSO TEM DE MUDAR NO BRASIL, MANIPULAÇÃO DE DADOS EM INSTITUTOS COM HISTÓRIA DE VENDER PESQUISA OU DE INDUZIR O PESQUISADO AS RESPOSTAS QUE INTERESSAM A QUEM CONTRATOU, BASTA, TRE ACORDA. A MANIPULAÇÃO JÁ COMEÇOU.

  3. Parte da recuperação da intenções de voto demonstradas na pesquisas pode ser creditadas ao programa mais médicos! Os ataques, orquestrados pelos interesses dos planos de saúdes e repercutidos pelos que discriminam o regime cubano, saíram pela culatra na medida que o povão não quer saber se o médico fala espanhol…o povão quer é médico. Médico brasileiro, a maioria oriundos das classes mais aquinhoadas da população, por mais que falem português, não sabem também falar e linguagem do povão e a maioria não gosta de pobre!

  4. Sergio Silvestre Responder

    O velho lero de que são pesquisas compradas.Dolar abaixando,econmia estavel,povão llotando carrinhos de compras,até supermercado de primeiro mundo já temos depois que experimentei o Angeloni aqui em Londrina.
    Gente,trocar pelo Aécio,Marina,etc?Não dá né Aline,que matou a pau no seu comentário.

  5. Eu já sabia, o Lula usou a mesma estratégia na eleição anterior e ganhou, vai acontecer a mesma coisa agora com a Dilma. Beto que se cuide, a Gleisi ainda não começou a campanha…???

  6. Ela provou der corajosa com esse programa Mais Médicos…O pessoal da Casa Grande não sabe a consequência que suas bobagens fazem a favor do governo petista…

  7. Manoel Silveira Responder

    Eu, Acredito que a população será responsável pelo futuro do país
    Este programa mais médicos. É para encobrir os afiliados que formaram se lá na Ilha Fidel e estão retornando para casa e necessitam de trabalho
    Entao. Tirem a conclusâo

  8. justino bonifacio martins Responder

    Também concordo com a Aline. Infelizmente temos, a gosto da direitona unida, um PCB, o velho Partidão, fazendo o jogo da direita, atacando sistematicamente, sectariamente, Lula, Dilma e o PT. Afinal o que quer o PCB com o mesmo discurso da direita fascista? Querem a Marina, o Aécio e pseudo socialista neto do Arraes? Se o PCB nãose aPerCeBer vai mais uma vez jogar lenha na fogueira dos golpistas e depois será o primeiro a ser queimado.

  9. RESUMINDO: num país onde não há “cão” caça-se com “gato” mesmo OU enquanto não aparecer a “pessoa certa” continuemos com a “errada” OU em vez de trocar “seis” por “meia dúzia” continuemos com “seis” . . .

  10. Parreiras Rodrigues Responder

    Sobre pesquisas compradas, Sérgio Silvestre, foi o que os lulodilmistas falaram quando Dilma despencou.
    Não se vê fato novo que justifique essa ascensão dita pelo Vox Populi – acredito na pesquisa e sei que reflete a tendência – a não ser o anúncio do programa Mais Médicos. Pois de resto, tudo continua como dantes: inflação, pib fraco, escândalo em riba de escândalo.
    O lulodilmismo – não existe mais petismo, explora as necessidades populares. Ao contrário de instrumentalizar a Saúde, dignificar o exercício da Medicina, estruturando unidades sanitárias, postos e hospitais, importa, sob regime de escravidão, médicos que pagam propinas em seu país para melhorarem seus ganhos, deixando reféns suas famílias. Se isso não for exploração do homem pelo homem – condenado por Marx…

  11. Moisés Fróes Responder

    Esse corruPTo Vox é petista de carteirinha, recebe dinheiro púbico para agradar os corruPTos do PT.
    Não se deve crer nesses resultados, é tudo para enganar o povo Burro deste Brasil.

  12. Se essa pesquisa for verdadeira, o Pelé tem razão , quando há muitos anos atrás ele disse que o povo brasileiro não sabe votar, e se for mentira, ah, tudo bem! Já conhecemos de onde elas veem…

  13. antonio carlos Responder

    Na eleição de 2014 estaremos diante de dilemas realmente muito ruins, se não péssimos, ficarmos mais uma temporada na companhia da companheira presidanta? Apostar no neto do doutor Tancredo, tremendo playboy? Ou arriscarmo-nos com a ex-ministra ? A escolha de Sofia perto disto é moleza.

  14. Pedro: o que as ruas falaram nesse 7 de setembro?Marcha soldado, cabeça de papel, quem não marchar direito vai preso pro quartel!Fora isso o que mais?

  15. NA CORDA BAMBA Responder

    Comentários negativos contra os médicos brasileiros é como se to-
    dos nós colocássemos contra os outros profissionais de diferentes
    áreas que atuam no Brasil. Porque não importar advogados, enge-
    nheiros, etc…Se qualidade não interessa “curtam” a medicina que vão praticar aqui na nossa terra e salve Cuba !!!

  16. estou com voce sr.MOISÉS, NAO ACRETIDO ESSES 38% SERA QUE O BRASIL VOLTOU DE NOVO PRA TRAS, EU DIGO VOLTA\R O TRAS NUNCA MAIS, SE LIGA BRASIL…..

Comente