Uncategorized

Lógica reeleitoral de Dilma mantém PDT no governo

De Fernando Rodrigues, Folha de S. Paulo:

O PDT tem sido um foco de encrencas para a administração da presidente Dilma Rousseff. Se o governo fosse uma empresa, seria o caso de dispensar esse prestador de serviços. Mas como trata-se de política e eleições, o PDT continua sendo um ativo relevante e será mantido onde está enquanto for possível.

Há muitos anos, a fórmula para ganhar uma eleição majoritária no Brasil contém um item indispensável: conseguir o maior espaço na TV e no rádio para o candidato e interditar ao máximo o campo das alianças para os adversários –isso é obtido com o apoio formal dos partidos.

O PDT não tem uma presença expressiva no horário eleitoral com seus 26 deputados –o tamanho da bancada é determinante no cálculo. Ainda assim, é preferível ter mais alguns segundos a favor do que deixar o ativo nas mãos dos adversários.

Com a extrema fragmentação partidária, a maioria das legendas dispõem apenas de segundos na TV e no rádio. Por isso, em 2010, o então presidente Lula organizou a maior aliança formal que um candidato ao Planalto vitorioso teve. Dilma contou com dez legendas na sua coalizão.

O PT pretende repetir a fórmula em 2014, quando o ambiente tende a ser menos favorável. Duas siglas que estiveram com Dilma em 2010 ameaçam desembarcar da aliança: o aliado histórico PSB e o diminuto PSC.

Nesse contexto, partidos médios como o PDT tornam-se vitais. Apesar de provocar dor de cabeça ao Planalto e ter pouco peso no Congresso, os pedetistas serão tolerados no Ministério do Trabalho ou em outros cargos “”se esse for o preço a pagar pela reeleição de Dilma em 2014.

6 Comentários

  1. So o PDT? vcs da mídia sabem informar qtos ministros, secretários, chefes de departamentos, comissionados, etc, de diferentes partidos já foram exonerados (alguns presos), nos governos LULA e DILMA? Vcs n acham q tem alguma coisa q n bate? O partido dos 2 governos é o mesmo.

  2. Como o objetivo final é ganhar a eleição a todo custo não importa
    com quem esteja aliado. Esta é a política nojenta do PT..

  3. . Nooosssaaa gentiii!!!

    . Q coisa linda. Lupi beijando a mão de DIUMA SOB O OLHAR ATENTO DE GREISI ……. a diuma da diuma ….

    . Acorda e tirem a remela do olho , POVÀO.

  4. NARIZ DE FOLHA Responder

    ESSA DILMA É UMA CARA DE PAU. E A ORALIDADE PUBLICA ?

    COM CERTEZA ELA JOGOU NO LIXO. AGORA TUDO VALE, ESSE PT JÁ ERA.

Comente