Uncategorized

Paraná é o estado que menos cobra impostos da pequena empresa

Estudo feito pela CNI e pelo Sebrae mostra o peso da carga tributária para pequenas empresas em cada estado

Da Veja:

Que a pesada carga tributária brasileira é um fator desestimulante para a abertura de novas empresas, especialmente as menores, não é novidade. Mas um estudo recente feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae mostra o peso que os impostos têm para as pequenas empresas em cada estado do país.
A alíquota média nacional é de 6,5% e a diferença entre a menor e a maior alíquota efetiva média é de 3,9 pontos porcentuais (p.p.).

As menores alíquotas foram vistas no Paraná (4,7%), Rio de Janeiro (5,3%) e Rio Grande do Sul (5,3%), enquanto os estados em que as pequenas empresas mais sentem o peso da carga tributária são Mato Grosso (8,6%), Bahia (8,1%) e Amazonas (7,8%). O estado de São Paulo registrou uma alíquota de 7,3%.

Confira a lista dos estados com peso tributário menor ou igual à média nacional:

Paraná: 4,7%
Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro: 5,3%
Santa Catarina: 5,6%
Pará: 5,7%
Rondônia: 6%
Mato Grosso do Sul: 6,3%
Sergipe: 6,4%
Tocantins: 6,5%

10 Comentários

  1. Alíquota de quê? sobre que base de cálculo?
    Simples, ICMS, ISS?
    Inclui os tributos Federais ou não?
    Previdência? FGTS? Taxas?
    É a mesma alíquota para o setor de serviços, indústria e comércio?
    Há abatimento pelas entradas ou é cumulativo?
    Não acha 5% uma carga absurdamente pequena, se até as paredes sabem que nossa carga tributária ronda os 40% do PIB?
    Não tem algo faltando nessa matéria?
    Ecoar matéria amadora é triste;

  2. Quem implantou esse programa para reduzir ICMS das pequenas e micro empresas??
    Parabens Governador…..
    Requião!!!

  3. É oportuno lembrar que o Secretário da Fazenda do Paraná, Luiz Carlos Hauly,é um dos maiores tributaristas deste País. No Congresso Nacional, é considerado pelos seus pares como uma espécie de “Pai da Microempresa”. Como Secretário no Paraná, além das pequenas empresas, teve a sensibilidade de estimular o crescimento de outras cadeias de produção.

  4. fiscalde realeza Responder

    ISSO É O RESULTADO DO TRABALHO DO REQUIAO QUANDO GOVERNADOR SEMPRE LUTOU PARA BAIXAR DIMINUIR IMPOSTOS SE NOS PARAENSES DEPENDESSE DO BETO HOJE COMO QUALQUER PESQUISA ESTARIA LA VIGESIMO PRA FRENTE

  5. Sebastião faísca Responder

    Parabéns Governador, por ser sensível a este setor, que no nosso Estado somos mais de 250.000 empresas e empresários que juntos com o Paraná empregamos mais de 65% dos trabalhadores.
    Aplausos tbem devemos ao Deputado pai da Pequena e Micro Empresa, que sempre legislou a nosso favor lá no Congresso Nacional, o seu competente Secretário de Finanças, o Dr Hauly.
    Que os senhores tenham vida longa e consigam sempre representar bem o povo do nosso Paraná, nos ajudando a desenvolver o nosso Estado e contribuir tbem para o crescimento do Brasil.
    Yala Yala, juntos por um mundo melhor.
    Obrigado Fábio por este belo espaço.

  6. xiru do sudoeste Responder

    É claro, todas essas desonerações, principalmente na micro e pequena empresa é resquício do governo Requião, Este governo ( o do Requião) sim se preocupava com os pequenos

  7. carlinhos noute Responder

    A matéria esqueceu de mencionar que quem tornou o Paraná o estado que menos cobra imposto foi o ex-governador Roberto Requião.

  8. Queria saber sobre o que MT esta pagando só 8,6%?
    estamos sendo assaltados aqui, se calcular o ICMS Garantido Integral chega no minimo a 10% e temos casos que chegam até 25%… Graças a o finado Dante de Oliveira, Eder Moraes que Junto com Blairo Maggi que conseguiram piorar o que já era péssimo, ai pegamos um garimpeiro para Governador, que só sabe saquear o estado,ó meu Deus onde é que eu fui parar?

    Se Curitiba tem risco de perder o direito de ser sede da copa, Cuiabá com certeza não terá condições alguma de sedear nada. As obras que foram prometidas estão 99% atrasadas, o que foi inaugurado já esta estourando, rachaduras, estruturas fracas, asfalto casca de ovo, o centro de treinamento não fica pronto nem em 2016, o VLT talvez em 2020, e o legado dos buracos, nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande e se o estadio ficar pronto, o que no projeto parecia ser uma estrutura para mais 50 anos, usa lona para fazer o formato do estadio, o que vai durar no máximo 5 anos. Mato Grossenses pedem socorro, O STJ esta brincando de fazer justiça com meia duzia em Brasilia, e os estados e municípios, estão sendo assaltados, pelo governo federal, estadual e municipal a mídia esta sendo manipulada mais vai passar o carnaval, e os protestos irão continuar, já ouço falar que em plena copa só em São Paulo serão mais de dois milhões de pessoas protestando contra a corrupção, Queria saber sobre o que MT esta pagando só 8,6%?
    estamos sendo assaltados aqui, se calcular o ICMS Garantido Integral chega no minimo a 10% e temos casos que chegam até 25%… Graças a o finado Dante de Oliveira, Eder Moraes que Junto com Blairo Maggi que conseguiram piorar o que já era péssimo, ai pegamos um garimpeiro para Governador, que só sabe saquear o estado,ó meu Deus onde é que eu fui parar?

    Se Curitiba tem risco de perder o direito de ser sede da copa, Cuiabá com certeza não terá condições alguma de sedear nada. As obras que foram prometidas estão 99% atrasadas, o que foi inaugurado ja esta estourando, rachaduras, estruturas fracas, asfalto casca de ovo, o centro de treinamento não fica pronto nem em 2016, o VLT talvez em 2020, e o legado dos buracos, nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande e se o estadio ficar pronto, o que no projeto parecia ser uma estrutura para mais 50 anos, usa lona para fazer o formato do estadio, o que vai durar no máximo 5 anos. Mato Grossenses pedem socorro, O STJ esta brincando de fazer justiça com meia duzia em Brasilia, e os estados e municípios, estão sendo assaltados, pelo governo federal, estadual e municipal a mídia esta sendo manipulada mais vai passar o carnaval, e os protestos irão continuar, ja ouço falar que em plena copa só em São Paulo serão mais de dois milhos de pessoas protestando contra a corrupção. Falta de saúde e educação pois segurança só teremos e conseguiremos quando esta sensação de estarmos sendo assaltados pelo nosso governo sair das costas de todos os brasileiros pagar 40% do PIB em impostos e ter o tratamento que temos é no minimo sacanagem, Tiradentes morreu por 10%, a coroa cobrava 1/5 de impostos no Brasil, e o Brasil estava desenvolvendo, hoje ninguém sabe precisar corretamente quanto vai pagar de impostos, só se ouve falar em record de arrecadação, vem para MT a copa é aqui…é de chorar, desabafo de um microempresário cansado de ser assaltado pelos nossos Governantes e o mundo tem muito mais problemas para resolver, pois la fora o Brasil esta crescendo a índices maquiados, pois a divida interna esta se tornando impagável e a externa.
    A mais o povo brasileiro é feliz. Tem carnaval… seca/enchente, riqueza/ pobreza, sera que tudo isto some depois do carnaval? vamos voltar para realidade,
    Proverbio 31 6-9
    Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito.
    Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais.
    Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição.
    Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados.
    Provérbios 31:3-5
    Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos ao que destrói os reis.
    Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte;
    Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos.
    A Bíblia é o livro sagrado, ela é atual e os reis hoje são nossos governantes. deveriam ser como Deuses? temidos? embriagados com o poder? Você crê em Deus?
    Se sim vamos orar o
    Salmos 23
    O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
    Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
    Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
    Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
    Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
    Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

    Fique com Deus, sou apenas um Microempresário…

Comente