Uncategorized

PR fecha setembro com a abertura de quase 16 mil postos de emprego

Do G1 PR:

O Paraná fechou o mês de setembro com o segundo melhor saldo na criação de empregos desde 2003. Os números divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que no mês o estado abriu 15.925 novos postos de trabalho. Em relação ao mês anterior, a alta é de 0,60%.

O resultado foi ao encontro do recorde registrado também em âmbito nacional. Segundo o MTE, só em setembro, o país registrou um acréscimo de 211.068 pessoas que entraram para o mercado de trabalho formal, ou seja, com carteira assinada. O número representa aumento de 0,52% sobre o total de assalariados no Brasil.

No Paraná, os setores de comércio e de serviços foram os que mais contribuíram para as contratações. Juntas, as duas áreas somaram 11,2 mil novas contratações. Em seguida, aparece o setor da indústria de transformação, que contratou outras 3.506 pessoas.

Curitiba e região
Do total de novas vagas abertas, Curitiba concentrou 4.526 postos de trabalho. O resultado foi o melhor tanto em números absolutos quanto em proporção, de todas as capitais do Sul do Brasil. Em Florianópolis, as 862 vagas abertas representaram aumento de 0,48% nas contratações formais. Já em Porto Alegre, foi registrada a abertura de 2.991 vagas ou 0,5% em relação ao mês anterior. Na capital paranaense, essa comparação fechou setembro com alta de 0,61%.

Já a Região Metropolitana de Curitiba, que inclui a capital e as cidades do entorno, registrou alta de 0,57% nos postos de trabalho formais. Ao todo, foram abertas 6.064 vagas em toda a RMC.

Comente