Uncategorized

Petrobrás é a empresa com mais dívidas no mundo

De O Estado de S.Paulo:

A Petrobrás é agora a empresa mais endividada do mundo, segundo relatório divulgado pelo Bank of America Merril Lynch. “A dívida da Petrobrás cresceu rapidamente com a empresa implementando um ambicioso programa de investimento de US$ 237 bilhões para o crescimento de sua produção offshore”, informa o documento.

Segundo o BofA, um importante fator para a Petrobrás reverter a tendência de alta da sua alavancagem seria impulsionar o seu Ebitda (geração de caixa), o que ocorreria com um aumento de produção.

“Sem uma produção maior, a alavancagem continuará a crescer a menos que ocorra um forte aumento nos preços da gasolina e uma forte redução no programa de capex (investimento)”, segundo o documento. Para a equipe de análise, a produção da estatal deveria crescer para 3,8 milhões de barris por dia para que a alavancagem da empresa comece a cair.

“Os próximos 6 a 18 meses serão, esperançosamente, o início de uma importante virada para a Petrobrás em termos de produção”, ainda de acordo com o documento.

Outro ponto relevante é o aumento dos preços. “De acordo com a diretoria, um aumento adicional de preços é possível no curto prazo”, afirma a analista que assina o documento, Anne Milne, que julga difícil “dada a fraqueza no crescimento da economia, pressão inflacionária, um real fraco e risco de protestos sociais”.

Outro ponto que poderia ajudar na redução do endividamento da petrolífera seria a redução do programa de investimentos. “A empresa identificou US$ 29,5 bilhões em projetos que estão com baixa valorização”, destaca a analista. Ela frisa que movimento de venda de ativos e de joint ventures pode ajudar a Petrobrás, além de um amplo programa de redução de custos.

5 Comentários

  1. Vamos acompanhar o desenrolar do assunto Petrobrás bem de
    perto. Se tudo certo tambem precisamos verificar o destino dos
    bilhões de royalties para a saúde e educação como o governo pro-
    mete. Prometer é fácil, porem quando o dinheiro “abunda” os po-
    líticos ficam ouriçados para meterem a mão na cumbuca…

  2. Não só isso, mas também o maior cabide de emprego dos PTralhas,
    pois de Petrobrás não temos mais nada, agora ela se chama PTbrás

  3. É COISA DO PT
    Que Vergonha!
    Não sobrou uma empresa em pé e inteira nesse desGoverno PETRALHA

  4. antonio carlos Responder

    O banco americano está atrasado, a nossa estatal do petróleo é dona do maior campo de petróleo que o mundo já viu. O problema está em transformar este petróleo todo em dinheiro.

  5. EM UMA DÉCADA ESSES MARGINAIS petistas CHEFIADOS PELO MAIOR BANDIDO QUE JÁ EXISTIU NO PAÍS,CONSEGUIU FALIR UMA DAS MAIORES EMPRESAS BRASILEIRAS.

Comente