Uncategorized

Na CBN Cascavel, Marina põe em dúvida o zelo ambiental em Libra

Do Josias de Souza:

De passagem pela cidade paranaense de Cascavel, onde participou de evento promovido por uma emissora de rádio, Marina Silva comentou o leilão do campo petrolífero de Libra. “Nós só tivemos o comparecimento de um grupo. E isso, claro, criou um estranhamento”, disse ela. Seu maior “estranhamento”, porém, “foi o de que o leilão foi feito sem que tivesse sido apresentado o plano de contingência.”

Nas palavras de Marina, titular do Ministério do Meio Ambiente no governo Lula, “o plano de contingência para a exploração de petróleo em águas profundas é essencial. Até porque as empresas precisavam saber dos requerimentos ambientais necessários para as suas intervenções.”

Ouça o que Marina disse à CBN Cascavel:

Marina lançou na atmosfera uma dúvida: “Será que as empresas [que participaram do consórcio que arrematou Libra] consideraram o custo dessas operações caso se tenha algum desastre ambiental?” Fez essa pergunta porque o governo só falou de Meio Ambiente no dia seguinte ao leilão.

O campo de Libra foi ao martelo na segunda-feira (21). Na terça (22), os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) convocaram a imprensa para anunciar um plano de contingência para grandes vazamentos de óleo em águas brasileiras. Previsto numa lei sancionada em 2000, a novidade veio à luz com 13 anos de atraso, um dia depois do leilão do megacampo de Libra. O plano foi publicado no Diário Oficial de quarta (23).

4 Comentários

  1. A ALTERNÃNCIA NO PODER DEVE SER DE PARTIDO POLÍTICO E NÃO SOMENTE DE GOVERNANTE.
    EXEMPLO: UM MANDATO PELO PT OUTRO PELO PSD, PSB, PPPPPPPP.

  2. A PARTICIPAÇÃO DE UM GRUPO APENAS NO LEILÃO DE LIBRAS É DEVERASMENTE ESTRANHO (SÓ PODE TER CAROÇO NO ANGU). IMAGINEM QUE NINGUÉM MAIS SE INTERESSARIA POR ESSA MINA DE $.
    A ALTERNÂNCIA NO PODER É A MELHOR SOLUCÃO PARA EVITAR DESGOVERNO…

  3. A Marina uma ex seringueira guerreira, igual ao Lula, oportunista ex senadora e o Marido filiado ao PSB embora ocupando cargo no PT do Acre (governo tião viana) disse que não larga a TETA facilmente.
    O discurso dela será o mesmo enquanto a impressa e os ambientalista considerá la como a flor da amazonia.
    O partido REDE não prosperou e o tempo não lhe permitiria esperar a sua ambição pelo poder, ainda que sua história seja pífia e desproporcional ao seu desejo. O Brasil rasteja no cenário mundial (brics) em função da qualidade de seus governantes oligárquicos e o populismo despreparado.

  4. Parreiras Rodrigues Responder

    Ontem, a tevê mostrou um avião voando com óleo de cozinha reciclado. Vez em quando, se descobrem alternativas para escantear a dependência do petróleo.

    E, mais cabreiro do que Marina, me pergunto sobre a possibilidade dalgum acidente que não se limite a vazamento.
    Mexer com a Natureza sempre deu merda.

Comente