Uncategorized

‘Pobre não é problema’, diz Lula em Foz

Do G1 PR, em Foz do Iguaçu:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “quando se acredita, pobre não é problema para nenhum país ou governante”. A declaração foi feita no fim da manhã desta sexta-feira (1º) no discurso de encerramento do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O evento teve a participação de representantes de cerca de 60 países.

Segundo Lula, a guerra contra a miséria só se vence quando se passa a ouvir as pessoas. “Se o poder público, ao invés de ficar inventando a roda, tiver mais humildade e ouvir a sua população, os anseios locais, vai saber implementar ações verdadeiras de desenvolvimento econômico local”, reforçou ao destacar ainda a importância da igualdade de gênero, com oportunidades iguais para homens e mulheres.

Durante quase uma hora, Lula fez um resumo dos dez anos de governo petista no comando do país e evidenciou os resultados obtidos principalmente com os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, o Luz para Todos e o de Alimentação Escolar (Pnae). O ex-presidente também chamou a atenção para a necessidade de regulamentação da Lei do Microempreendedor Individual nos mais de 3 mil municípios brasileiros que apenas a aprovaram.

Nos últimos dez anos, lembrou, foram investidos cerca de US$ 12 bilhões no combate à miséria no Brasil. “É muito pouco se a gente comparar ao que já foi empregado neste mesmo período, por exemplo, na guerra contra o Iraque, mais de US$ 3 trilhões”, disse Lula. “Em dezembro de 2002, quando o presidente Bush tentou me convencer da importância desta guerra, respondi que o Iraque ficava a 14 mil Km daqui e que não conhecia o Saddam Hussein e que ele não tinha feito nada contra mim. A minha guerra era contra a pobreza”, recordou.

O fórum, realizado pela primeira vez no Brasil, recebeu o público recorde de 4.267 pessoas procedentes de 68 países de todas as regiões do mundo. Foi o maior evento internacional já promovido pela Itaipu. Na primeira edição, em Sevilha, na Espanha, a organização registrou a participação de pouco mais de 1,2 mil pessoas. O próximo encontro, em 2015, será realizado em Turim, na Itália.

Campanha
Ao ser questionado sobre a possibilidade de se candidatar às eleições presidenciais de 2014, Lula preferiu desconversar e justificou que não poderia falar porque já acumula quatro multas por fazer campanha prévia. “Se eu receber mais uma multa, não vou ter dinheiro para apoiar as campanhas da Dilma [para a reeleição] e da Gleisi [Hoffmann]”, para o governo do Paraná.

16 Comentários

  1. Este e o maior responsável,pelo desmando em que passa o Brasil. Nas mãos del e que o pais empobreceu e se institucionalizou a roubalheira GERAL!!!

  2. VLemainski - Cascavel Responder

    Mais de 10 anos cevando o eleitorado do bolsa família. Será que não é tempo suficiente para esse pessoal arrumar um emprego?… Em Cascavel, uma cidade rica, são 10.000. Uma vergonha.

  3. Pobre é a solução para Lula, pois é o único discurso que o PT tem.
    O negócio do PT é o Mais Pobreza, o Mais Seca, o Mais Droga e quanto mais desgraça melhor para esse ParTidinho vagabundo

  4. Claro que pobre não é problema. Pobre é solução. Com uma cesta básica em época de eleição, é voto garantido! E barato!

  5. O Lula está certo. Para ele pobre não é problema, é POBREMA.
    Dá lhe Bolsa Família !!!

  6. PRA ESSE CORU==PT==O,POBRE NÃO É PROBLEMA,É A SOLUÇÃO,FORAM OS MORTOS DE FOME QUE COLOCARAM ESSE LIXO NO PODER,ENTÃO QUANTO MAIS POBRE MAIS GARANTIAS PRA ESSES COMUNISTAS IMUNDOS SE PERPETUAREM NO TÃO SONHADO PODER.

  7. Parreiras Rodrigues Responder

    Lula: O ouvido do povo brasileiro, não é paiol. Respeite a inteligência da nossa gente. Inteligência que não funcionou exatamente no momento em que delegou a você, a missão de conduzir os nossos destinos.

  8. A Direita sempre foi o que foi Responder

    O desespero da DIREITA e sua incapacidade intelectual acaba por ser cômica. E vejam todos que Lula e o PT não passam de sindicalistas muito bem afinados com os princípios e interesses dessa sociedade capitalista. O problema é mais de inteligencia mesmo, do que ideologia. A direita está onde sempre esteve. Esses comentários e o titulo dessa matéria … São significativos.

  9. SERGIO SILVESTRE Responder

    Tem que perguntar para nós os pobres,o porque gostamos do Lula.
    Já se enfastiamos de ricos,hoje mandamos no Pais e os ricos tem que botar seu dinheiro na produção para se manter rico.
    Estão com saudades da ciranda financeira e dos lucros faceis,
    Hoje um assentador de pisos com dois filhos de ajudante ganha 10 mil reais,realidade que seria impossivel com a aristocracia no poder,
    Talvez o dia que os 90% de pobres ficarem ricos,vamos ter uma alternancia no poder,
    Esperem sentados colegas reacionarios,

  10. Para o PT diminuiu a pobreza e aumentou a classe média, depois que os critérios de avaliação foram alterados. Maquiagem. A classe média agora mora em favela com todos os problemas possíveis, mas tem celular, carnês de crediário e nenhuma perspectiva concreta de um futuro melhor.

  11. O PT é um partido de confiabilidade zero, a demagogia tem sido pano de fundo da sua administração, esperteza e imoralidades, norteiam seus rumos. Fere a honra e tira proveito da inocência das suas vítimas. Mas a tolerância e a passividade da população esta chegando ao fim, a maioria das pessoas já perceberam o tamanho dos transtornos causado pelo PT e sua base aliada. A verdade é que aqueles que elegem corruptos, tornam-se cúmplice dos seus atos.

  12. PIMENTA PURA !!! Responder

    Realmente Lula, pobre não é problema é POBREMA segundo o
    seu dicionário…

  13. Claro que não. Para ele pobre é a solução. Viveu sempre de iludir e enganar os pobres.

  14. posso te garanti que o povo pobre custa bem menos pro povo doque a tropa de comissionados do beto richa

  15. P/ a Direita sempre foi o que foi…

    Pois é , a DIREITA é exatamente que sustenta os vagabundos da ESQUERDA.
    A esquerda VIVE do dinheiro público que são estes SINDICALISTAS que usam os trabalhadores como massa de manobra,
    Entendeu???? portanto o ESQUERDA vá trabalhar, pare de SUGAR o dinheiro do trabalhador.

Comente