Uncategorized

Entidades sindicais protestam contra suspensão do feriado da Consciência Negra

Da Banda B

Para defender o feriado municipal de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o movimento negro realiza nesta terça-feira (12) uma manifestação que visa à derrubada da liminar que suspendeu a data. O ato está marcado para começar às 13 horas, em frente ao Tribunal de Justiça, que emitiu a liminar, e seguirá para a Associação Comercial do Paraná, que é a autora do pedido de suspensão.

Na semana passada, um grupo formado por mais de 20 entidades do movimento social negro, movimentos sociais e sindicais da cidade montaram um comitê que busca a defesa do feriado, o Comitê Zumbi dos Palmares.


Também será entregue à população uma carta de repúdio à atitude da ACP e do Sinduscon-PR e à decisão do Tribunal de Justiça. Ainda será fomentada uma campanha de boicote ao comércio, incentivando as pessoas a não fazer compras no dia 20 de novembro, caso a decisão não seja revertida a tempo.

Cancelamento

Aprovado pela Câmara Municipal no final de 2012 e vigente desde janeiro deste ano por meio da Lei 14.224/2013. No entanto, este marco foi contestado pela ACP e pelo Sinduscon-PR, que foram à Justiça tentar impedir o feriado, que celebra a data da morte de Zumbi dos Palmares e a luta de reafirmação do povo negro. No dia 4 de novembro, com a maioria dos votos a favor, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) acatou o pedido e o feriado foi cancelado.

12 Comentários

  1. O problema dessa gente, é cobrar a fatura das desgraças passadas, nas gerações do presente!
    Sou descendente de italiano, também quero um feriado desses.
    Vi a argumentação do pessoal na CBN, fiquei enojado, eles disseram que a sociedade tem um débito com eles.
    Quero dizer que não devo nada a negros, brancos, índios ou quem quer que seja. Faço parte de uma geração aonde cores e raças não importa, se importou no passado, isso já foi, vamos culpar o futuro por isso agora? As pessoas que ainda não nasceram?
    Porque a Comissão de igualdade Racial é toda negra? Isso sim é preconceito presente!
    Essa gente desonra a Raça Negra, fioca relembrando um segregacionismo o temo todo. A melhor definição que já ouvi sobre isso veio do ator Americano (m eu preferido) Morgam Freeman – negro” “Querem acabar com o racismo? Parem de falar sobre ele”
    Para mim, toda essa gente faz parte de um passado atrasado de nossa humanidade.
    se vamos cobrar dos brancos o racismo passado, então temos que cobrar também:
    Os Judeus pela crucificação de Jesus
    Os alemães pelo holocausto
    Os iraquianos pelos curdos
    Os muçulmanos pelo terrorismo
    O povo Chinês pelo Tibete
    Todo mundo, inclusive negros, pelos índios.

    Precisamos virar a página da história, que essas pessoas que reivindicam essas coisas não veem um palmo a frente de seu orgulho próprio. essas campanhas ridículas de orgulho negro, orgulho branco, amarelo, 100% negro, somos uma humanidade somente, e quem participa desse tipo de campanha tem a consciência presa a era que já foi. Estamos no terceiro milênio, vamos acordar para ele! Sempre vai existir injustiça, mas as pessoas de bem olham para frente.

  2. Se continuar como está, dentro de pouco tempo teremos mais feriados do dias úteis. Benefícios e regalias todos querem, trabalhar que é bom está difícil.

  3. Acho que vou também querer o MEU feriado nacional … 30 de fevereiro !!!

    Tudo é possível nunca antes nesse país !!!

  4. A Raça negra tem mais que trabalhar do que pedir feriado.Foram eles que durante quase séculos, seguraram a economia Brasileira de uma maneira injusta. E escrava,Eles sao do trabalho,justo e muito dinâmico. No esporte sempre superaram a raça Branca. Vamos conviver de uma maneira humana e irmã.

  5. MENSALEIRO JUNIOR Responder

    TAMBEM TEM QUE TER O FERIADO DO DIA DA CONSCIENCIA BRANCA, AMARELA,E POLACA.SÓ FALTA QUEREREM QUE O GOVERNO ESTIPULE UMA COTA PARA NASCIMENTOS DE BRANCOS E DE NEGROS NO PAÍS.

  6. Na verdade usa-se esta questão de dívida com os negros para tirar vantagem, como é o exemplo quotas raciais. Seria melhor que houvessem programas sérios de inclusão social
    E ninguém precisa deixar de trabalhar porque a sociedade teria “uma dívida” com os negros, assim como não deveríamos deixar de trabalhar porque tem jogo da copa. Já temos feriados demais nesse país e além de tudo isso é anti-democrático. Estou pouco me lixando pra copa do mundo ou futebol.

  7. Em simples análise, o Tribunal de Justiça está a cumprir o artigo 5º da Constituição Federal: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza….” Por favor senhores, parem de estimular a discórdia entre brasileiros, criando distinções que somente levarão ao ódio e desagregação.

  8. Cesar - Barraquinha Responder

    Temos de ter conciência em tudo, desde o papel de bala jogado no chão, telefone celular e dirigir, até conciência com os brancos que nao tem nada a haver com as culpas do passado.
    E feriado???? que falta de conciência!!

  9. VLemainski - Cascavel Responder

    Oh pessoalzinho que não gosta de trabalhar… Ou esperam que as coisas aconteçam num passe de mágica?… As pessoas são avaliadas pelo que produzem…

  10. Bando de vagabundos que querem saber mesmo é de feriados. se estavam lá é porque não fazem nada!

  11. Bota essa turma pra trabalhar, que eles esquecem a tal consciência negra na hora.
    Esse tipo de gente desocupada, sempre mamando em tetas oficiais, é que mancha a raça negra!

Comente