Uncategorized

Motoristas de ônibus de Curitiba terão que fazer teste do bafômetro

Da CMC, via Banda B:

Na sessão plenária desta terça-feira (12), a Câmara de Curitiba analisa iniciativa de Paulo Rink (PPS) para que os motoristas do transporte coletivo sejam submetidos ao teste do bafômetro nas garagens, antes da jornada. A responsabilidade pela aplicação do teste caberia às operadoras do sistema.

A proposição também prevê testes esporádicos durante e ao término da jornada de trabalho, e a regra entraria em vigor 180 dias após a publicação da lei. O projeto altera a norma municipal nº 12.597/2008, que dispõe sobre a organização do transporte coletivo de Curitiba.

“Tendo em vista o grande número de vidas que estão sob a responsabilidade do motorista de ônibus e do serviço de transporte coletivo, torna-se necessário que o ente público indique os parâmetros de realização do teste de dosagem de alcoolemia, visando tomar todas as medidas cabíveis para garantir a integridade física dos trabalhadores e usuários”, justifica Rink.

De acordo com a CLT, já é dever do motorista profissional submeter-se a teste e a programa de controle de uso de droga e de bebida alcoólica, instituído pelo empregador, com ampla ciência do empregado. A proposição de Rink, então, vem regulamentar esta lei em Curitiba, buscando equidade entre todos os funcionários.

Demora nos caixas

Também entra em 1º turno de votação o projeto que dispõe sobre o tempo máximo de atendimento aos consumidores nos caixas de pagamento de estabelecimentos comerciais. A iniciativa é de Jorge Bernardi (PDT), que quer obrigar o comércio a colocar à disposição dos usuários, pessoal suficiente no setor de caixas, para que o atendimento seja feito em tempo razoável. Ele considera até quinze minutos em dias normais, compreendidos de segunda a domingo e até vinte minutos em vésperas de feriados, com multas para o descumprimento.

3 Comentários

  1. carlos rocha Reply

    SUGESTÃO PARA O NOBRE VEREADOR, QUE O MESMO TESTE SEJA FEITO NOS SRS VEREADORES ANTES DAS SEÇÕES.

Comente