Uncategorized

Eleitor de Lula, Barbosa tornou-se algoz do PT

Do Josias de Souza

Joaquim Barbosa foi caprichoso na execução das penas do mensalão. Poderia ter aguardado até segunda-feira para mandar prender os condenados. Preferiu apressar o passo. Levou trabalho para casa, lapidou os mandados de prisão até tarde da noite, e mandou recolher os presos em pleno feriado. Um feriado simbólico: 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. Foi como se o ministro desejasse, por assim dizer, reproclamar a República.

Primeiro dos oito ministros indicados por Lula para o STF, Barbosa chegou ao tribunal graças à coloração de sua pele. Recém-empossado, em janeiro de 2003, Lula incumbiu o então ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos de encontar um nome para o Supremo. Fez uma exigência: queria um negro.

Thomaz Bastos garimpou um negro de mostruário. Primogênito de oito filhos de um pedreiro com uma dona de casa da cidade mineira de Paracatu, Barbosa formara-se e pós-graduara-se na Universidade de Brasília. Passara pela Sorbonne, fora professor visitante de Columbia e lecionava na Universidade da Califórnia. De quebra, votara em Lula.

Indicado com “entusiasmo”, Barbosa tomou posse no STF em junho de 2003. Decorridos dez anos, frequenta o noticiário como uma espécie de coveiro do PT. Lula procurava um negro. Encontrou um magistrado. Entre fazer média com o petismo e exercer o seu ofício, Barbosa optou pela lei.

No penúltimo lance do processo, Barbosa levou ao plenário a tese do fatiamento das penas. Fez isso para antecipar a execução dos pedaços das sentenças insuscetíveis de recurso. Prevaleceu no plenário. E impediu que o STF virasse Papai Noel dos condenados que questionaram parte dos veredictos por meio dos famosos embargos infringentes, ainda pendentes de apreciação.

Quarenta dias antes do Natal, em pleno Dia da Proclamação da República, Barbosa mandou para a cadeia uma dúzia de condenados graúdos –políticos, banqueiros, operadores de arcas eleitorais. Coisa nunca antes vista na história desse país, diria Lula se pudesse.

O PT critica as condenações. Dirceu e Genoino declaram-se presos políticos. Devem a perseguição a Lula e Dilma. Passaram pelo julgamento do mensalão, além de Barbosa, outros sete ministros indicados por Lula e quatro escolhidos por Dilma Rousseff.

Barbosa não foi a única autoridade brasiliense a celebrar o calendário. Dilma também anotou no Twitter: “Hoje comemoramos o 124º aniversário da Proclamação da República. A origem da palavra República nos ensina muito. A palavra República vem do latim e significa ‘coisa pública’.
 Ser a presidenta da República significa exatamente zelar e proteger a ‘coisa pública’, cuidar do bem comum, prevenir e combater a corrupção.”

Embora não tivesse a intenção, foi como se Dilma batesse palmas para o STF e para Barbosa, o magistrado que Lula imaginou que fosse apenas negro.

15 Comentários

  1. Roberto Santos Responder

    Um “CHESTER”.Saiu do zero, chegou lá. Presidente do STF. Os negros deviam se espelhar em homens como êste, e buscar seus espaços, ao invés de ficarem reinvindicando cotas, bolsas, feriados, até porque somos um país de diversas etnias. Deveria sim ter um feriado do Dia do Imigrante, que aqui vieram em busca de oportunidades, sonhos, trabalho e deram resposta aos seus anseios. Japoneses,portuguêses, espanhóis, italianos, alemães, gregos, sírios,libaneses,judeus,africanos, até americanos(Cidade de Americanas-SP),chineses,etc Hoje temos brancos, negros, orientais nas grandes profissões. Êste é o Brasil que queremos.Gente com garra, cultura, educação,trabalhando,crecendo dignamente. Chega de CORRUPÇÃO.

  2. Faço das palavras do Roberto Santos as minhas palavras.
    Joaquim Barbosa honrou muito mais que a sua cor mas a nossa
    cor do Brasil. Parabens ao nosso símbolo de honestidade e garra.
    Como dizem os sábios, falar por trás dos bastidores é fácil. O di-
    fícil é colocar a cara na frente de todos inclusive perante o mundo
    para ser apedrejado e sair totalmente vitorioso !!!

  3. Ohhhhhhhhhh Roberto Santos… de todas as etnias que vc cita, qual foi a única que veio na marra e escravizada?

  4. Sergio silvestre Responder

    Depois de dar uma esticada até MIAMI,o distinto e rapido Joaquim vai meditar muito.
    O que fazer agora,vou perder meu holofote,porque o povo esquece rapido,e eu quero ser presidente,é um sonho que eu persigo desde que a veja me descobriu.
    A minha duvida cruél é se o Janot resolver no ano que vem desnudar o mensalão tucano,pepistas,demos etc.
    Então,vou ter bastante holofote,mas não vou ter partido para me candidatar.
    Ha,mas posso tentar um golpe de estado,fomentamos os manifestantes ,a linha do ophus dei,a parte radical dos evangelicos e o povão que vota com aquilo que le na imprensa golpista.
    Mas para dar um golpe de estado,precisarei fechar o congresso e o judiciario!
    Mas eu serei o soberano,o primeiro negro da america do sul sendo presidente de um pais.
    Vou mudar meu nome para IDI AMIN DADA,porque Joaquim não é nome de soberano.
    Vou mudar os costumes do Pais,vestidos até na canela,jornada de 12 horas de trabalho e salario minimo tucano.
    Mas vou precisar de ajudantes,tem o Serra,o Dantas,até meu desafeto Gilmar Mendes pode ter alguma pasta,isso se não tiver com seus capangas no Mato Grosso,pescando no Rio Corrrentes.
    Preciso fazer alguma coisa depois do Mensalão,pois fico pensando no Caetano e o Chico,depois da ditadura,acabaram com sua musa e ai ´so fizeram caca.
    Minha musa era o mensalão,agora que acabou não sei emqual cipó vou me agarrar.
    Vou prá Miami,depois vejo que vou fazer da minha vida,talvez um emprego na Globo,ou ser socio da filha do Serra.
    No momento só penso em revolução..revolução,,,,,revolução.

  5. NÃO FEZ MAIS NADA DO QUE SUA OBRIGAÇÃO, AFINAL, OS MENSALEIROS FICARAM OITO ANOS PARA SEREM CONDENADOS … O BRASIL TEM JEITO, SIM … É SÓ CUMPRIR A LEI E TAMBÉM CONCRETIZÁ-LA. INFELIZMENTE NESTE PAÍS, CUMPRIR A OBRIGAÇÃO DE SEU MISTER É VISTO AINDA COMO UM ALTRUÍSMO …

  6. salete cesconeto de arruda Responder

    RIO 50 GRAUS!
    Enquanto Joaquim prendia por CAIXA 2 o Rio fervia de ARRASTÃO e todas as formas de pequenos assaltos na Zona Sul dos bacanas onde ele também – dizem – tem casa.
    A lei do Joaquim continua sendo a que julga e condena os pobres e seus representantes ou quem VOTOU COM ELES pois em Curitiba temos o mesmo crime que pasmem: prescreveu pois era do partido dos bacanas.
    Mas os BACANAS de Curitiba terão o mesmo que os BACANAS do Rio: bairros sitiados pelas crianças que cresceram e já não cabem em seus barracos. Com fome de LIBERDADE elas se espalham pela cidade e é claro que os bairros dos ricos são os mais bonitos.
    VIVA A DEMOCRACIA!
    Enfim os pobres ocupam todos os espaços como deveria ser se o golpe não tivesse nos roubado a REFORMA AGRÁRIA do Goulart.
    Agora é pagar o preço.
    São tantos e todos com OLHOS DE FOME de comida, de liberdade, de VIDA…
    Correm pelo Arpoador, entram na Osório, atravessam a Farme e feito formigas grandes – QUASE TODOS NEGROS – como os policiais e guardas que os perseguem… se espalham na altura do Posto 9.
    O RIO É UMA FESTA!
    Sem banheiro e sem lanchonetes na Orla da praia dos mais ricos. Muito ricos. Tão ricos que nem aparecem nas janelas dos seus imensos apartamentos, coberturas…
    Na areia os meninos que eram prisioneiros dos barracos e agora já não cabem neles se espalham e seguem até o Leblon.
    Ah!
    O Leblon do metro quadrado mais caro do mundo…
    E o Joaquim preocupado em ser presidente ….. da globo!
    Sintonia perfeita entre as decisões do Joaquim e essa tal globo que não é do POVO.
    Viva LULA que nos deu uns 13 anos de LIBERDADE com tranquilidade. Agora é tempo de LEI DE MEDIOS! Deus no salve! As chamadas EXTRAS da globo estão agitando as massas contra todos. E quem vai dançar primeiro ela pois o prédio que o Marinho queria roubar do Cantagalo foi salvo pelo Brizola que não caiu no golpe das maquininhas…
    RIO 50 GRAUS NA SOMBRA!
    A Orla RICA cheira a cocô e urina.
    Não tem banheiro.
    Não o suficiente!
    Cachorros fazem seu xixi com mais dignidade.
    Onde fazem xixi os pobres?
    Onde fazem cocô?
    Onde?
    Sei.
    No mar.
    Na praia.
    Nas praças.
    Enquanto os BACANAS olham da janela o morro e a periferia cantam: NOS VAMOS INVADIR SUA PRAIA…
    E como fica o Batel das calçadas de…
    E do shopping mais chique do Brasil?
    E os prédios serão fechados com muros feito prisões?
    E quantas praças foram planejadas?
    Quantas árvores foram plantadas?
    Quando de ICMS pela troca do terreno?
    Sei.
    O jardim…
    ZOOLÓGICO!
    Viva a inteligência dos BACANAS que fazem a própria cama!
    Curitiba será quente?
    9 meses para uma resposta na prefeitura Fábio!
    9 meses!
    Qual o MONSTRO que vai nascer dessa espera se chegar um ano?
    Dezembro nos espera.
    O natal está chegando.
    Pergunte na REGIONAL DA MATRIZ!
    NOVE MESES para uma resposta para mais de 100 famílias!
    Há algo no Rio que nos liga a Curitiba.
    Não?
    Ou seria algo em Curitiba que nos liga aos morros do Rio?
    Bom final de semana.
    E aguardem: a PARTE RICA será dos pobres!
    Profecia!

  7. Toda vez que falam sobre a cor da pele de uma pessoa,e porque ainda existe racismo.Vamos parar com isso,falem apenas sobre o homem.

  8. Roberto Santos deixa de ser obtuso! Os imigrantes não chegaram aqui em grilhões, vieram por vontade prórpria, plano governamental para colonização dentre outras vantagens que os “negros” nem sonhavam que exisitia. Você tem razão em dizer que não precisamos de cotas, não precisamos e não queremos, a final, num país de gente mediocre e com pesamento tacanha e virulento como o seu, não precisa de muito para se destacar. Eu sou negro e não te devo nada!

  9. Josias de Souza não tem criatividade. Esta expressão já foi usada durante a semana por outros colunistas. Além disso, ele é do nariz marrom lulopetista. Talvez queria comprometer o ministro com estes elogios.

  10. Então você acha que um Ministro do Supremo Tribunal Federal deve seguir a orientação de quadrilheiros? Estão lá para fazer a vontade de quem os indicou, ou devem proteger a Constituição a quem juram proteger? O Pt assumiu o Poder no Pais e organizou_se em quadrilha para roubar o povo. Jamais imaginaram que uma pessoa humilde tivesse a dignidade de diferenciar entre a dignidade e o favorecimento. Barbosa, não cumpriu nada mais que sua obrigação de proteger as leis brasileiras. A Ratatulha esta sendo espantada do navio. ainda bem que ainda temos esperança de não ficarmos entregues às mãos dessa bandidagem.

  11. Roberval Santos Responder

    Ainda bem que existe um Joaquim Barbosa no Supremo, como existem no Congresso um Delcício Amaral e um Osmar Serraglio, senador e deputado (presidente e relator da CPMI) que mesmo sendo da base governista que nao se dobraram nem mesmo às pressões dos seus próprios grupos e foram íntegros ao relatar o que encontraram.

  12. Não é exemplo para ninguém que quer se espelhar na ética, porque um individuo que monta uma firma de fachada só para levar benefícios, não serve de exemplo para alguém que quer ser ético.

  13. Exemplo para o Brasil !!!
    Quem deve estar “P da cara” é o Lula. Nem todos seguem as car-
    tilhas do velho barbudo…

  14. Parreiras Rodrigues Responder

    Dona Dilma nem pode se dar a definir nem exaltar o republicanismo, eis que republicana não é.

Comente