Uncategorized

“Nenhuma prisão vai prender minha consciência”, diz Dirceu

O ex-ministro José Dirceu afirmou nesta sexta-feira (15) à Folha que a prisão não vai abatê-lo nem tirá-lo da vida política. “Eu não vou me dobrar. Eu vou continuar lutando. Nenhuma prisão vai prender a minha consciência.”

Dirceu deu a afirmação por telefone de sua casa, em Vinhedo (a 100 km de São Paulo). Ele está na cidade esperando as definições do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre como serão efetivadas as prisões dos réus do mensalão.

O ex-ministro foi condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa, que juntos dão mais de dez anos de pena e demandam o regime de prisão fechado. Como o crime de formação de quadrilha está sob embargo, o advogado José Luis de Oliveira, que defende Dirceu, pretende pedir prisão domiciliar ou regime semi-aberto. “Todos os recursos judiciais cabíveis serão propostos”, disse.

Com ele estão as três ex-mulheres e os quatro filhos –Zeca Dirceu, Joana, Camila e Antonia. O ex-ministro não quis dar entrevista. Mas fez um rápido desabafo.

“O que eu não posso aceitar é essa coisa medieval, de inquisição. Não basta as pessoas serem condenadas, elas têm que ser linchadas? Como é que publicam a foto da minha filha de 3 anos nos jornais? Isso é proibido em qualquer lugar do mundo, é o direito de uma menor”, disse ele, referindo-se a uma fotografia divulgada por jornais e sites em que ele aparece na praia ao lado de sua filha, Antonia, na Bahia.

“Eu faço a disputa de peito aberto, mas esse tipo de linchamento eu não aceito.” “Estão plantando o ovo da serpente. E a primeira vítima será a própria imprensa, os jornalistas. Foi assim em 1937 [ditadura do Estado Novo], em 1964 [ditadura militar]. Os que apoiaram [os golpes] foram os primeiros a sofrer depois.”

Dirceu afirmou ainda que “a imprensa apoiou a eleição do [Fernando] Collor contra o Lula. E ele se virou contra ela. O Collor não invadiu a Folha?”. Em 1990, o jornal foi invadido pela Polícia Federal. Outro episódio que a imprensa teria apoiado, na visão de Dirceu, para depois se dar mal foram as manifestações de junho deste ano.

“Elas foram cantadas em prosa e verso. E logo depois jornalistas foram agredidos no meio da rua, carros de reportagem foram incendiados. O que aconteceu com a TV Globo? Os repórteres da TV Globo não podem sair às ruas para fazer suas matérias.”

Ele diz que aguarda a decisão sobre as prisões com “o espírito de quem se considera injustiçado. E a pior injustiça é aquela que a Justiça faz”. “Esse é o meu caso”, afirma ele. “Fui condenado sem provas. É público e notório que sou inocente e que a minha vida é limpa. E virei um chefe de quadrilha?”

18 Comentários

  1. nuvens feitas de algodão Responder

    Se eu fosse o zé dirceu iria pedir minha prisão fosse na holanda. Lá os presídios estão virando hoteis de luxo. Enquanto, o Brasil e os governantes anunciam seus projetos de ampliação dos presídios, na holanda e suécia estão fechando por falta de presos. Olha que estamos no mesmo planeta, mesma especie… O que modifica é que lá tem educação, emprego, renda, aqui demagogia e promessas…
    No Brasil se alguém quer abrir uma empresa, gerar empregos… pasmem o processo anda na base da propina…
    Qual a diferença entre propina e mensalão?

  2. Ninguém quer prender sua consciência, mané! Só queremos que você pague pelos seus crimes! É justo, muito justo, justíssimo!

  3. NEM TUDO ESTÁ PERDIDO NESTE PAÍS … FINALMENTE, OS LARÁPIOS VÃO PRA CADEIA … ESTE JOSÉ DIRCEU É UMA LARVA CRIADA PELO PT … POR ISSO, AQUI NO PR NÃO QUEREMOS LARVAS …

  4. Germano vieira Responder

    Para quem aprendeu sobre democracia nas escolas das mais sanguinárias ditaduras, como Cuba e a Russia. Não é de estranhar que os metodos democráticos não lhe inspirem respeito nem justiça. Para quem os fins justificam qualquer meios , a cadeia não servira nem lhe ensinara nada , infelizmente. Mas pelo menos o Brasil ganha uma folga ou um tempo .
    Fora com essa corja ….

  5. denilson pawowski Responder

    Em passos lentos o Brasil caminha para um futuro distante em que a corrupção sera duramente combatida não só pelas leis e sim pela cultura , moral e ética.

  6. VIVA A REPÚBLICA Responder

    CHORA PETRALHAS.!
    Podem espernear , falarem as besteiras planejadas…os quadrilheiros vão CADEIA!
    PERDEU ZÉ, agora é cana

  7. Se esse c´rapula tivesse conciência pois quando roubou, sequestrou… matou… inocentes Onde seu cafa estava a sua conciência.

  8. Maria fuxiqueira curitibana Responder

    Brasil mostra a tua cara,a justiça tarda man nao falha,agora quero ver os poderosos aqui de Curitiba e do PR em cana tb,ou será que só aqui nao vão conseguir prender a galera lá da Assembleia legislativa do PR,quem viver vera

  9. CADÊ O CHEFÃO DA MÁFIA, O 4 DEDOS, ESCAPOU PELO VÃO DOS DEDOS? MANDOU, DISSE QUE NÃO VIU, NÃO SABIA, EMFIM TORNOOU-SE SURDO, CEGO. SÓ NÃO ROUBOU MAIS PORQUE TEM UM DEDO A MENOS. QUERO VER COMO OS NOBRES COLEGAS VÃO UTILIZAR DA JURISPRUDENCIA PARA QUANDO DEFENDEREM O LADRÃO DE UM POTE DE MARGARINA, O VENDEDOR DE CD PIRATA, SENDO ALGEMADOS E TRANCAFIADOS EM UMA CELA DE2X2 METROS NUMA CADEIA, ONDE ENCONTRAMOS 6 CIDADÃOS . QUE PAÍS É ESTE, QUE PRATICA ATOS ENTENDIDOS COMO LEGAIS SABENDO QUE ESSES MESMOS CIDADÃOS RESPONDEM PELA GUARDA DOS BRASILEIROS. MOMENTO PARA FORMATAR UMA NOVA CONSTITUIÇÃO, E PRENDER OS QUE SE APODERAM DO PATRIMONIO PÚBLICO: DINHEIRO ESTORQUIDO DO SETOR PÚBLICO NAS TRES ESFERAS. FORA PETISTAS, COMEÇANDO PELO 4 DEDOS…

  10. A CONSCIÊNCIA DO BEIRA MAR DO MARCOLA E DE OUTROS TAMBÉM NÃO ESTA PRESA MAS ELES ESTÃO,SÓ QUE COM UMA DIFERENÇA,ELES TEM MAIS CARÁTER DO QUE ESSE SER IMUNDO,ELES ADMITEM QUE SÃO FORAS DA LEI,ENQUANTO ESSE MARGINAL TENTA SE PASSAR POR GENTE BOA.

  11. Da mesma maneira que a prisão não conseguiu prender a consciência de Beiramar. Zé Dirceu, atolado na lama, quer posar de santo, quem te conhece que te compre.

  12. Roberval Santos Responder

    Se tivesse consciência mesmo, não teria tirado dinheiro público para benefício de políticos e empresários, ao invés de serem investidos na saúde para reduzir as filas dos postos e evitar a morte de tantas pessoas por falta de atendimento, ou para as escolas públicas, uma vergonha, entre tantas outras coisas.

  13. VERDADE SEJA DITA Responder

    alguém acredita que este povo tem consciência???nunca tiveram e nem terão. como dizia Justo Verissimo , “o povo que se exploda”

Comente