Uncategorized

PSOL lança candidatos ao governo e ao Senado no Paraná


Bernardo Pilotto e Luiz Piva são os pré-candidatos socialistas ao governo e ao senado.

Via Assessoria do PSOL

Bernardo Pilotto e Luiz Piva foram indicados hoje (sábado) como pré-candidatos, respectivamente, ao governo do estado e ao Senado Federal em reunião do Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Paraná. A direção do partido ainda afirmou que planeja para março o lançamento oficial das pré-candidaturas, em um evento que contará com importantes militantes nacionais do PSOL, e que os militantes do partido construirão seminários para os programas de governo durante todo o primeiro semestre de 2014.


Bernardo Seixas Pilotto, 29 anos, é filho de paranaenses, nascido no Rio de Janeiro (RJ), e mora em Curitiba desde 1995. É servidor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2006 e trabalha no Hospital de Clínicas. Formou-se em Ciências Sociais pela UFPR e está concluindo o mestrado em Saúde Coletiva na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Começou a militar no movimento estudantil e, em 2004, foi um dos fundadores do PSOL no estado, ajudando o partido a coletar as assinaturas necessárias para sua legalização. Foi candidato a deputado estadual em 2010, e a vereador em Curitiba ano passado, sendo, com 1211 votos, o candidato mais votado do partido na cidade. Atualmente milita no Setorial Nacional de Saúde do PSOL, e é referência em debates da área, assim como em temas como educação e cultura.

Luiz Romeiro Piva, 51 anos, é natural de Tuneiras do Oeste (PR) e vive em Almirante Tamandaré, onde é professor de ensino médio. Foi militante do Partido dos Trabalhadores (PT) desde a década de 70, atuando nas pastorais da igreja no interior do estado, no movimento estudantil e ajudando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Foi vereador de Almirante Tamandaré entre 2001 e 2005, mandato que lhe rendeu reconhecimento da ONU pela defesa das famílias de mulheres assassinadas naquele município. Saiu do PT em 2007 e desde então constrói o PSOL, tendo sido candidato a prefeito de Tamandaré em 2008 e 2012, chegando a 12% dos votos na primeira eleição, e a senador em 2010. Hoje Piva continua sua militância no movimento popular em todo o estado do Paraná.

Empossado nessa mesma reunião, o ponta-grossense Leandro Santos Dias, agora presidente estadual do PSOL Paraná, se mostrou empolgado em relação à construção das candidaturas do partido para o ano que vem. Segundo ele, além de procurar o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) para tentar construir uma Frente de Esquerda nas eleições, “o PSOL deve seguir seus debates de programa, mostrando que para nós importa mais o que defendemos do que quem defenderá, ao contrário dos partidos fisiológicos que sempre governaram o nosso estado”. Leandro ainda elogiou a escolha dos pré-candidatos: “são dois dos melhores nomes do partido, e que, com certeza, saberão representar o partido e suas bandeiras na eleição. Tanto Bernardo quanto Piva estão à altura da tarefa de construir candidaturas de esquerda, em defesa dos trabalhadores e da juventude, no campo e na cidade, que sejam oposição clara à falsa polarização entre PT, PSDB e PMDB”, concluiu o presidente do partido.

A montagem de imagens de Bernardo (esquerda) e Piva (direita), é do Arquivo do PSOL.

17 Comentários

  1. PIADA… SÓ PODE SER PIADA. SE COLIGASSEM COMO SEMPRE FIZERAM, NÃO SOMARIAM NADA COM COISA NENHUMA.

  2. João de Barros Reply

    O Piva pode contar que já tem 3 votos, porque minha família sempre votou nele.

  3. Só gargalhando Reply

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Vigilante do Portão Reply

    OBA!

    Eleitos, poderão cumprir as promessas:

    Dar casa para todos;
    Reduzir Jornada de trabalho, sem redução de salários;
    Acabar com os Juros;
    Expulsar as empresas estrangeiras…

  5. Com eles não ia faltar gasolina até para ambulância como falta no governo de Beto Richa.

  6. Não teria melhor opção

    Para os Alienados que não sabem diferenciar o capitalismo do socialismo e o ultimo inserido dentro de um pais capitalista, não basta eleger uma frente apenas socialista para poder tornar o pais socialista, mais jã é um começo e uma experiencia de bom agrado.

    Muitos paranaenses criticam o coronelismo e a republica do café com leite antiga mais se pararem para pensar nos últimos anos tirando o Tucano B. Richa o parana de 1991 a 2010 (Quase 20 anos) foi governado pela dinastia Requião Jaime Lerner … Conservadorismo ou alienação ????

    Eleger uma frente diferente é a melhor opção por que do pão e circo já tivemos as piores experiencias … mais vão lá falar mau do socialismo e compartilhar no facebook imagens de che guevara e mandela, exemplos do socialismo ….

  7. justino bonifacio martins Reply

    Todas as manifestação demonstram que ninguém acompanha os traidores do socialismo.Traidores são tratados como merecem: com desdém.

  8. mensaleiro júnior Reply

    ISSO É SÓ FALÁCIA, NA VERDADE,O QUE ELES QUEREM É DEPOIS SEREM MOEDAS DE TROCA, SE HOUVER 2º TURNO ELES ESTARÃO DO LADO DE QUEM ESTIVER MELHOR COLOCADO. ESSE É O PERFIL DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL. VEJAM O PMDB, HÁ GOVERNO ELES SÃO A FAVOR.

  9. renato glotter Reply

    Interessante saber que o Príncipe Charles (à direita) vai participar das eleições paranaenses…

  10. Sirineu De Witt Reply

    Os 2 candidatos tem meu apoio.O Bernardo não encherisa o palácio Iguaçú com puxa sacos e não entregaria o estado do Paraná ao capital corrupto. Já o Piva, tenho absoluta certeza que não meteria os cavalos em cima dos professores como fez o Alvaro Dias. O Brasil precisa de gente honesta e trabalhadora. Voto nos dois.

Comente