Uncategorized

Brasileiros dizem que votariam mesmo se voto não fosse obrigatório

A CBN e o CONECTA, braço de pesquisa online do IBOPE, possibilitaram que os ouvintes da rádio fossem os autores de perguntas feitas a quatro mil brasileiros. Sugestões foram enviadas e o júri, formado pela diretora do IBOPE Márcia Cavallari e por jornalistas da CBN, escolheu as cinco perguntas vencedoras. O IBOPE/CONECTA realizou a pesquisa, representativa da população de internautas do país, cujos resultados a seguir são divulgados.

Se o voto deixasse de ser obrigatório no Brasil, você continuaria ou não a participar das eleições? (por Elza Maria Schettino)

Você diria que após manifestações populares de 2013, o Brasil mudou para melhor, não mudou nada ou não só não mudou como ficou pior?(por Marcelo Gonçalves de Freitas)

O que mudou para melhor após as manifestações?

Que causa realmente o/a mobilizaria?(por Ruan T. M. Oliveira)

Você acha que a Copa do Mundo trará ou não benefícios sociais e econômicos para o Brasil?(por Cláudio Ferreira)

Se você pudesse nascer de novo, escolheria ou não o Brasil como seu país de origem?(por Marcio Guedes)

E se tivesse a oportunidade de escolher outro país para nascer, qual desses seria?(por Jeilson Borges Lima)

Perfil da amostra: quatro mil internautas ouvidos

5 Comentários

  1. Doutor Prolegômeno Reply

    As pessoas dizem isso para agradar os pesquisadores e porque tem vergonha de dizer que não votariam. A média de comparecimento às urnas nos países onde o voto é obrigatório fica na faixa dos 40% ou menos e vem caindo os últimos anos, mesmo nos EUA. O desinteresse e o blá-blá-blá dos políticos vagabundos não animam ninguém. O voto obrigatório é coisa de países controlados por demagogos e populistas e só serve para alimentar uma burocracia paga à soldadas régias e manter um aparato caríssimo de prédios, pessoal, máquinas e equipamentos que estariam mais bem aplicados em escolas e hospitais. Coisas do Brasil que gosta de se gabar que o resultado sai em minutos após o fechamento das urnas e que não há contestação ou fraudes (sabe-se lá). Resultados rápidos, escolhas lamentáveis que duram anos para passar. Democracia cucaracha.

  2. Doutor Prolegômeno Reply

    Democracia no Brasil é como feijoada. É ótima quando se come, mas, o resultado…

  3. antonio carlos Reply

    Já que o eleitor votaria mesmo se não precisasse, fica aí a prova de que a obrigatoriedade do voto é desnecessária. Então porque não acabar com o voto obrigatório, a tigrada vota de qualquer jeito. Se o bom Deus me desse a chance de nascer novamente com certeza não seria em Pindorama, tem tanto lugar bom para nascer, muito melhor do que Pindorama.

  4. Quem diz que votaria se a eleição não fosse obrigatória está na
    contramão. Com esta cambada de políticos corruptos soltos por
    aí a eleição se transformou um tiro no escuro.

Comente