Uncategorized

Petistas se calam sobre atrasos do Governo Federal

Aflita com as pesquisas de opinião, a tigrada do petismo nativo está jogando todas as suas cartas para 2014 no argumento de que o Governo do Paraná está quebrado. Usam a mídia amiga para dizer, entre outras coisas, que o governo não tem caixa para pagar fornecedores e que programas e obras estão parados. Tentam, assim, desgastar o governador Beto Richa, franco favorito à reeleição.

Pois bem. Os mesmos áulicos da boa gestão pública e do moralismo se calam quando estão em discussão os atrasos do governo federal para pagamento de fornecedores, programas sociais e principalmente os repasses para estados e municípios. Merenda escolar, obras, incentivos aos estados e até o dinheiro de aposentados fazem parte de uma grande lista. Vai aí um rápido refresco de memória:

Merenda escolar
Prefeitos e secretários de Educação de todo o país têm ligado para Brasília em busca de mais informações sobre o motivo do atraso nos repasses da merenda escolar dos últimos meses do ano. Não conseguem obter sequer uma resposta conclusiva. Nem mesmo no site do FNDE ha alguma informação.

Atletas
Reportagem da Folha deste domingo revela que 5.691 atletas de alto rendimento, contemplados pelo programa Bolsa Atleta, estão sem receber o benefício há três meses. Estes atletas irão representar o nosso país nas Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.

Pronatec
Na mesma situação estão muitos alunos do programa de ensino técnico, o Pronatec, que reclamam do atraso no pagamento da bolsa que o governo federal disponibiliza para cobrir as despesas durante o curso. Eles afirmam que estão desde outubro sem receber o auxílio de R$ 80, que deveria ser pago a cada 15 dias.

Obras
Já no setor da infraestrutura, o general Jorge Ernesto Fraxe, chefe do Dnit, se diz preocupado com atrasos nos pagamentos a empreiteiras responsáveis por serviços já executados nas rodovias federais e com riscos de descumprimento no calendário de obras e ações nos tribunais contra a autarquia.

Aposentados
Os aposentados que planejavam usar neste ano o dinheiro ações ganhas na Justiça contra a União terão de exercitar a paciência. Os depósitos das indenizações no valor de até 60 salários mínimos, que estavam programados para o mês de novembro foram adiados por “falta de recursos”.

Lei Kandir
Uma das reclamações mais frequentes do Paraná tem sido o atraso já alarmante dos repasses oriundos da Lei Kandir. O Governo Federal tem reduzido sistematicamente os repasses e neste ano ainda não sinalizou com as compensações, causando prejuízos aos cofres do estado.

Mobilidade urbana
As obras de mobilidade urbana aprovadas pelo governo federal para a Copa do Mundo de 2014 estão uma tava de atrasos de 75,6%. O numero leva em consideração projetos aprovados de Veículos Leve sobre Trilhos (VLT), corredores exclusivos de ônibus, terminais de metrô e outros.

15 Comentários

  1. Nunca votei e jamais votarei no pt, com letra minúscula mesmo. Mas, que o Paraná está falido é um fato cuja evidência não merece sequer ênfase. Sabe-se que não faliu por causa deste governo, mas, por conta do governo anterior que deixou o estado a mercê das traças e espantou todos os investimentos privados.

  2. Parreiras Rodrigues Responder

    E hoje a Petrobrás não cedeu na tareffa inglória de nçao adotar medidas de segurança em Araucária.

  3. Leia a folha de hoje. Acho melhor verificar quem esta falando as asneiras. Chamamos de fogo amigo, se é que é amigo.

  4. SABE PORQUE AS ESCOLA NAO TEM MERENDA, SABE PORQUE A SAUDE ESTA ESSA MERDA, SABE PORQUE A SEGURANÇA ESTA PIOR, SABE PORQUE BRASILEIROS E BRASILEIRAS.. VOU LHE DIZER…. O DINHEIRO ESTA INDO PARA ESSES ESTADIO PARA O COPA DO MUNDO., ESSAS FORTUNAS QUE O GOVERNO ESTA LIBERANDO, O RESTO A DILMA DA UM DISCURSO DA TV, E OS BRASILEIRO JA ESQUEÇEM, COMO A MERENDA ESCOLAR, VAMOS BRASILEIROS CHEGA DE MENSALAO. LIGA-SE BRASIL.

  5. o que me deixa abismado é a Dilma , (com toda essa porcaria acontecendo ) subindo nas pesquisas, ou o povo é burro ou gosta de levar na ‘b’.
    E mais , cadê aqueles babaovo que vem falar maravilhas desse governo (zona) , vamos , não vão dizer nada ??

  6. O governo do paraná tem pago em dia o funcionalismo e mantido coerência na racionalização dos gastos públicos. Infelizmente, no Brasil, os estados são dependentes do governo federal para repasses de verbas e, como tudo se move visando eleições, o pudor e a ética vão para baixo do tapete; o governo da senhora Gleisi não mede esforços para prejudicar o governo do Paraná e o povo, bom o povo que vote nela se quiser algum benefício. Tristes trópicos…

  7. PEDROCA DO SUDOESTE Responder

    Não há novidade nenhuma nestas notícias. Esse governo dos PTralhas,agora deixam de repassar verbas a estados e municípios,um pouco para fazer superávit primário e se gabar.Quanto ao governo do Estado, o tal “xoque de gestão” do Betinho e da thurminha do Lerner que estão mandando é que realmente quebraram o ESTADO. Por quê a folha de pagamento está no limite da LRF ? É só demitir uma cambada de funcionários comissionados.Ah.mas não dá tem eleição o ano próximo.Quanto ao anônimo que falou que foi o governo anterior,isso são desculpas esfarrapadas.Aqui no Sudoeste nesse governo,só discurso e promessa.Obras inacabadas há mais de ano e várias.O saudoso JOSÉ RICHA pai do Beto deve estar chorando no túmulo,com o time que o filho dele anda.

  8. renato calixto Responder

    Velha cantilena do (des)governo Beto Richa. Quebrou o Estado e tenta jogar a culpa para as costas do Governo Federal. Incompetência pura, como diria aquela personagem da novela das 9 da noite.

  9. O rombo nos cofres públicos já não há mais onde se esconder, isto é o governo do pt. Estão gastando tudo, até o que não pode e não deve com o “social” para se perpetuarem no poder. Podem escrever o que tô dizendo: A CONTA VIRÁ DEPOIS DAS ELEIÇÕES, INDEPENDENTE DE QUEM SE ELEGER, QUEM QUER QUE SEJA…
    INFELIZMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comente