Uncategorized

Bibliotecários criticam novo ‘trabalho’ de Dirceu

Do Josias de Souza:

Mesmo preso, José Dirceu continua colecionando desafetos. Acaba de comprar briga com os bibliotecários. Açulou a corporação ao aceitar a oferta de “trabalho” do amigo e advogado José Gerardo Grossi. Dono de uma das mais respeitadas bancas advocatícias de Brasília, Grossi convidou Dirceu para organizar a biblioteca jurídica do seu escritório em troca de um salário mensal de R$ 2.100.

Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Regina Céli de Souza expediu uma nota. “Informamos que o exercício da profissão de bibliotecário é privativo do bacharel em biblioteconomia, conforme a legislação vigente determina. Cabe ao conselhos estaduais e federal de biblioteconomia legislar, registrar e fiscalizar a profissão”, escreveu.

Regina insinuou que pode tomar providências judiciais: “As infrações à legislação são passíveis de autuação, procedimentos administrativos e criminais, quando necessários, com aplicação das devidas penas.

Como se trata de profissão regulamentada, aos leigos que venham a atuar na área serão aplicadas penalidades, devido ao exercício ilegal da profissão.”

A opinião de Regina é ecoada por Antônio Afonso, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região, que inclui Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo ele, o exercício da função de bibliotecário “não significa apenas ficar colocando livros em prateleiras.”

Para Antônio Afonso, a necessidade de qualificação é ainda mais evidente num escritório de advocacia. “O funcionário qualificado para a função deve cuidar de atualizar todo o acervo da biblioteca, com as mais recentes jurisprudências, por exemplo, e, dependendo do assunto, até mesmo oferecer um relatório que possa embasar o trabalho dos advogados.”

Dirceu cumpre no presídio da Papuda, em Brasília, o pedaço de sua pena insuscetível de recursos judiciais —7 anos e 11 meses pelo crime de corrupção ativa, em regime semiaberto. Nesse regime, os presos deveriam trabalhar em colônias penais agrícolas ou industrais.

Como tais colônias não existem na quantidade necessária, a Justiça costuma autorizar os detentos a deixar a cadeia durante o dia para trabalhar. Dirceu já formalizou o novo pedido na Vara de Execuções Penais de Brasília. Se depender dos bibliotecários, a solicitação sera indeferida.

24 Comentários

  1. Parreiras Rodrigues Responder

    Não vingou o emprego de gerente do próprio hotel. Bibliotecário é função específica. Resta a ele, emprego como instrutor de tiro nalgum stand. O que deve ter apreendido em Cuba.

  2. justino bonifacio martins Responder

    Essa senhora presidente dos bibliotecários está fazendo uma grande confusão. Que diga logo, que assuma sua posição antipetista, contra Dirceu; mas não venha com subterfúgios. O Dirceu não está sendo contratado como bibliotecário, sim como uma pessoa que vai ajudar o seu amigo e advogado a por em ordem seus livros. Por exemplo, por falta de tempo, paguei para minha filha organizar minha biblioteca, por em ordem meus livros sob minha orientação. Por acaso minha filha deve ser processada por exercício ilegal de profissão? Bobagens dona Regina, se assuma uma reaça e deixe de frescuras!

  3. justino bonifacio martins Responder

    Se eu tenho uma biblioteca em casa eu não posso organizar meus livros? Tenho que contratar uma bibliotecária? Parem comisso dona Regina!

  4. justino bonifacio martins Responder

    O que Cuba tem há ver com o caso? Esses reças não tem jeito mesmo!

  5. edilson hugo ranciaro Responder

    A CAMPANHA VAI CONTINUAR E O DIRCEU QUER TRABALHAR.
    SE NA CADEIA O TEMPO OCIOSO TEM QUE SER PREENCHIDO
    SÓ RESTA A DIRCEU, SER O ESCOLHIDO.
    MAS, OS DEMAIS PRESOS QUEREM A MESMA REGALIA.
    O PEDRÃO MARCENEIRO, QUER CONSTRUIR A CASA DA TIA.
    O JOÃO TRES OITÃO, QUER TRABALHAR NAS OBRAS DO ITAQUERÃO.
    O CARLÃO DEMOLIDOR DE CAIXAS DE BANCOS,
    NÃO DEIXA POR MENOS, QUER TRABALHAR COMO LIXADOR DE TACOS.

    E AGORA MINISTRO BARBOSA,
    COMO VAI CONTORNAR OS EFEITOS DOS MAMADORES DA BARROSA!!!

  6. Foi julgado e condenado justamente por não respeitar a ordem estabelecida, vá em frente dona Regina, faça a profissão de Bibliotecário ser respeitada.

  7. Helga Oliveira Responder

    Muito justo. Se ele pode executar qualquer profissão sem licença então vai ser farmacêutico como muitas filhas que prescrevem remédios em casa, ou dar aula como muitos que ajudam no reforço escolar ou mesmo levantar casas como bons arquitetos potenciais que existem dentro da cabeça de cada um que acha que formação superior é para os fracos.

    Ma

  8. justino justino tú tem cara de INJUSTO., com a lavagem cerebral bem feita pelos pulhas comunistas.

  9. Parreiras Rodrigues Responder

    O que, no entender de justino, significa reaça? Reagir contra essa farsa chamada lulodilmismo é políticamente incorreto? Ou condenável? Reacionário é quem se indigna contra essa quadrilha de guerrilheiros que a pretexto de derrubar uma ditadura para impor a própria, totalitária, leninista? Tô nessa…

  10. Carlos Henrique Responder

    Ridícula essa mulher, vem a mando desses direitistas q querem a todo custo linchar o Zè. UM ABSURDO

  11. OS TUCANOS E OS SINDICATOS Responder

    Isso é para quem critica os Tucanos por não terem apoio sindical. Aí esta a presidente do sindicato dos bibliotecários para provar o contrário. Dá-lhe Aécio.

  12. Sou totalmente a favor do linchamento total do Sr. JOSÉ DIRCEU ele tem que ser banido da face da terra (quem ficar com dó, leve ele pra casa)

  13. É SEU JUSTINO,ESSE LIXO DEVERIA SER LITERALMENTE LINCHADO,ALIÁS COMO TODO comunopetista DEVERIA SER.

  14. antonio carlos Responder

    A nobre classe do bibliotecários está fazendo tempestade em copo de água de biblioteca, vocês sabem, aqueles de plástico. O douto advogado usou inapropriadamente o termo bibliotecário para classificar o novo emprego do seu Zé, agora com salário bem mais modesto. Vanglorio-me de ter algumas centenas de livros em casa, que, exageradamente chamo de biblioteca. Preciso eu também contratar um profissional da área para classificar, ordenar e manter a minha “biblioteca” em ordem? Óbvio que não. Isto foi o que fez o famoso advogado. Estaremos ele e eu errados? Acredito sinceramente que não.

  15. Senhora bibliotecária, por favor, denuncie as inúmeras bibliotecas de universidades, prefeituras e Estados que funcionam sem o serviço especializado tal qual a senhora se mostra tão preocupada.
    Por favor, se não tens o que fazer, vai chutar o traseiro de um tucano qualquer!!!!! tenha dó, aprendiz de fascistoide…..

  16. Se burrice pagasse imposto, o Brasil teria seus cofres públicos abarrotados de dinheiro, e sem burrocracia com imposto único… KKKKKKKK

  17. Se você for pagar para alguém fazer isso, certamente você ficará sujeito às penas da lei.
    Vá se informar antes de dar palpite, e pare de defender criminosos como esses mensaleiros, e seus cúmplices como os quadrilheiros do Hotel, e esse advogado, tão bonzinho…

  18. Se você for pagar para alguém fazer isso, certamente você ficará sujeito às penas da lei.
    Vá se informar antes de dar palpite, e pare de defender criminosos como esses mensaleiros, e seus cúmplices como os quadrilheiros do Hotel, e esse advogado, tão bonzinho…

Comente