Uncategorized

Itaipu bate recorde e é bicampeã de produção mundial de energia

Do G1 PR:

A usina de Itaipu, que fica em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, registrou, às 15h38 desta segunda-feira (30), recorde de produção de energia elétrica e estabeleceu uma nova marca mundial para o setor. Este é o segundo ano consecutivo que a hidrelétrica ultrapassa a marca anterior de megawatt-hora (MWh) de geração, que foram 98.287.128 MWh (98,2 milhões de MWh), em 2012.

De acordo com a assessoria, esta é a primeira vez na história, em 29 anos de operação, que a usina torna-se bicampeã consecutiva em geração de energia elétrica. Segundo a empresa, em 2013, a usina hidrelétrica chinesa de Três Gargantas teve produção em torno de 10% menor comparada à Itaipu.

Em 2012 e 2013, a Itaipu também aumentou a geração em relação a anos anteriores. Em comparação com o ano de 2008, por exemplo, penúltimo recorde anual da usina, a vantagem do biênio é de quase 4 milhões de MWh. Antes disso, o maior volume produzido, foi em 2000, quando a Itaipu gerou 93.427.598 de MWh.

Atualmente, a usina de Itaipu é a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. Conforme a empresa, com 20 unidades geradores e 14.000 MW de potência instalada, forneceu, em 2013, cerca de 16,9% da energia consumida no Brasil e 75% do consumo paraguaio. A produção acumulada do período de 1984 totaliza 2.135.500.000 MWh.

5 Comentários

  1. Essa é uma obra feita pelos militares e que esta rendendo dinheiro para o País e sustentando um grande número de comissionados e puxa sacos, que não entendem nada de energia, mas estão lá mamando na teta do governo, nos treis mandatos do PR não conseguiu nem dar início na TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

  2. Vigilante do Portão Responder

    Não custa lembrar:

    Lula e a turma do PT, não queriam que iTAIPU FOSSE CONSTRUÍDA.

    Hoje, com a maior cara de pau, comemoram a liderança mundial em produção de energia.

  3. Obra feita pelo governo militar, sem treta, sem canalhice, sem roubo, e o maldito e incompetente petê não consegue manter sequer o sistema de transmissão. É só ver os inúmeros apagões por esse Brasil afora, todo mês.
    E há quem vote nesse bando.

  4. -A Usina das Três Gargantas na China pode até ter tomado o posto de maior usina do mundo de Itaipu, mas ela gera energia como Itaipu????

  5. Algumas observações
    1) quando Itaipu foi idealizada o PT não existia e o Lula devia estar fazendo curso de aprendiz no Senai.
    2) o Brasil ficou mais de 20 anos estagnado sem a construção de uma grande usina, até ser retomado os grandes projetos na Amazônia (rio Xingu e Tapajos)
    3) não que seja fã do regime militar, mas se não fosse eles Itaipu, Embraer, Angra I e II, ITA, IME, etc .
    4) o que mantém Itaipu como recordista de geração são as mais de 50 usinas acima dela que mantêm a vazão constante, assim que as demais usinas a montante de 3 Gargantas estejam construídas e eles dominem a operação esse recorde vai ser pulverizado.

Comente