Uncategorized

FHC diz que Joaquim Barbosa não é ‘salvador da pátria’

Da Folha de S.Paulo:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta semana que o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, não deve ser visto como um herói salvador. A declaração foi dada em entrevista ao programa Manhattan Connection, da GloboNews.

Segundo FHC, o ministro atuou com perseverança e clareza no julgamento do mensalão, mas não é o salvador da pátria. “Eu acho que as pessoas descreem tanto das instituições que procuram sempre heróis salvadores.”

Para o ex-presidente, o sentimento de que o Brasil precisa ainda de um salvador demonstra que nossa democracia não está consolidada. “Ou então, pior ainda: que no sistema democrático tal como ele é hoje, com tanta descrença entre os eleitores e os que são eleitos, há um tal descrédito das instituições democráticas que se quer alguém que mude tudo. É perigoso, é realmente perigoso”, afirmou.

FHC disse ainda que duvida que o ministro do STF vá participar de uma “aventura” como se candidatar à presidência e que é difícil imaginá-lo na vida partidária. “Ele não tem o traquejo, o treinamento para isso. Uma coisa é você ter uma carreira de juiz. Outra coisa é você liderar um país.”

O ex-presidente afirmou que tem admiração por Joaquim Barbosa mas não crê que ele tenha as características necessárias para conduzir o Brasil de maneira a não provocar grandes crises no país.

RETROSPECTIVA

Convidado a fazer um balanço do ano, FHC disse na entrevista que muita coisa desagradável aconteceu em 2013. “É difícil dizer o que foi pior no Brasil. Para começar, a economia vai balançando numa direção perigosa. Segundo, a violência.”

Questionado sobre quais foram as boas notícias do ano, FHC fez piada. “A boa notícia foi termos sobrevivido a tudo isso. Já estou com 82 anos, a cada ano que passa me dá uma alegria enorme.”

13 Comentários

  1. SERGIO SILVESTRE Responder

    Só ele,e seu ego do tamanho de um elefante.
    Ele sempre diz que é simplismente o maximo.

  2. Vigilante do Portão Responder

    Perdeu mais uma boa oportunidade de ficar calado.

    Está arraigado no íntimo dos Homens, desde os promórdios, acreditar em Salvadores da Pátria.

    Que o digam os Cristãos.

  3. Na mentalidade dele o salvador da pátria seria o Aécio ou o Serra. Lamentável se apoiar nesses nomes.

  4. Olegário Rocha Responder

    “Desconstruindo os Mitos”. Nem o ministro Joaquim Barbosa, nem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, nem o ex-presidente Luiz Inácio Lula e nem a presidenta Dilma não são salvadores da pátria. Pois, verdadeiramente, não existe heroi!.. “Voto Facultativo Neles”…

  5. O Fernando Henrique deu de falara bobagens. Joaquim Barbosa se coloca sim como o “Salvador da Pátria” no momento em que meteu aqueles mensaleiros petistas na cadeia…

  6. Entre ter Lulla, ou Dilma com suas respectivas quadrilhas, e ter um homem íntegro, embora não político como JB, nem se cogita.
    Errou feio,FHC.
    O teu negócio é trabalhar por trás dos panos, pra dar apoio à canalha petista, como vc fez,com seus dois últimos bois de piranha: Alckmim, e Serra, largados, abandonados, no meio da batalha, para que se ferrassem.
    FHC é petê. Esse papo empolado dele não engana mais ninguém.

  7. salete cesconento de arruda Responder

    Hahahahahahaha
    Finalmente FH acorda para a realidade.
    Matou Joaquim e elevou junto o Aécio.

  8. SYLVIO SEBASTIANI Responder

    Ele não tem Direito de falar do Ministro Joaquim Barbosa e de ninguém!
    Recebeu de mãos beijadas o Ministério e o Plano Real do então Presidente Itamar Franco e não teve capacidade de executa-lo. Deixou, (talvez um acordo de amigos), tudo preparado para o Lula. Vejam que agora estãp de amores.

  9. Presidente Juscelino Kubitchek Responder

    Perdeu a oportunidade do inseticida FHC ficar calado,salvador forâ ele
    e o trator sergio mota.Se fhc ficasse em silêncio seria um favor ao
    povo brasileiro…

  10. O Fernando Henrique começou com crise de esquecimento !?
    Assim como ele e Itamar propiciaram o sucesso do plano real o
    Joaquim Barbosa tambem fez a sua parte. Não se trata de ser con-
    siderado herói ou não mas se cada um fizer a sua parte não esta-
    ríamos nesta M de nação. Calar nestas horas é mais importante do que falar demais !!!

Comente