Uncategorized

Paraná regulariza 8 mil propriedades até 2014

Em três anos, o Paraná entregou 2.841 títulos de posse de terra e vai entregar outros 5.169 títulos em 2014. No total, serão oito mil propriedades regularizadas. Em quatro anos, o Paraná quadruplicou as regularizações já que de 2006 a 2010 foram expedidos apenas 1.699 títulos de posse. “Estamos garantindo moradia segura e uma vida melhor para elas. São famílias que não estavam tranquilas por causa da falta de regularização de suas terras. A posse da terra garante às famílias mais qualidade de vida e segurança no lar”, disse o governador Beto Richa.

O presidente do ITCG, Amilcar Cabral, destaca que as ações auxiliam na independência dos agricultores e famílias do campo. “Nós precisamos ter um Paraná único, onde todos possam ter as mesmas oportunidades”, enaltece. Para o trabalho, o governo conta com a parceria de diversos órgãos, como prefeituras, conselhos municipais, sindicatos de trabalhadores rurais, colegiados territoriais, Instituto de Terras e Cartografia, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Emater e Defensoria Pública.

O grande destaque neste trabalho são as regularizações de terras particulares. “O Paraná é o único Estado que investe em regularização fundiária de propriedades particulares”, ressalta Amilcar. A regularização é feita por meio de ações de usucapião coletivas e tem no processo a participação da Defensoria Pública, o que coloca o Paraná como pioneiro neste campo e em lugar de destaque no país. A previsão é regularizar mais de 5,5 mil propriedades, somente em terras particulares. O trabalho faz parte do Programa Pró Rural – Renda e Cidadania no Campo, com investimentos de R$ 11 milhões, financiados pelo Banco Mundial.

4 Comentários

  1. parabéns ao governador e ao presidente Amilcar Cabral pelo trabalho que vem fazendo nas regularizações das terras no Paraná,alegria de um proprietário quando recebe o titulo é inexplicado.

  2. Já pensou então quando recebem as chaves do programa “minha casa minha vida” e os pais vão fazer cursos no Pronatec. Quando seus filhos ingressam na universidade pública e vão, durante um ano, estudar no exterior através do programa “universidade sem fronteiras” e o filho se forma engenheiro médico?. De fato, tudo isso é motivo de muita alegria…
    Continua Dilma!!!!

  3. O Beto está mostrando a Ptezada como se trata a terra e o povo que dela vive. Parabéns ao governador que pouco fala e muito faz.

  4. Espera-se que o governo regularize também areas na capital, pois aqui existem muitas famílias que precisam de moradia digna.
    Basta circular pelo bairro Pilarzinho próximo ao Pq. Tinguí, para constatar grandes áreas ociosas para especulação imobiliária, famílias que moram há muitos anos no bairro sendo despejadas e moradias lacradas.Cadê os direitos humanos?

Comente