Uncategorized

Inflação fica acima do esperado e BC diz que tem de se manter vigilante

Do G1, em Brasília:

A inflação do país tem ficado “ligeiramente acima” do antecipado, e por isso a política de juros do país tem que se manter “especialmente vigilante”, segundo o Banco Central. A avaliação consta da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC – que elevou os juros básicos da economia para 10,5% ao ano –, divulgada nesta quinta-feira (23). Com isso, o BC indica que novas altas de juros não estão descartadas.

No ano passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a “inflação oficial” do país, somou 5,91%. Com isso, ficou acima do patamar registrado em 2012 (5,84%), contrariando a expectativa do presidente da instituição, Alexandre Tombini. Ele declarou em diversas ocasiões, no decorrer de 2013, que a inflação registraria queda frente ao patamar de 2012 – o que não aconteceu.

Para este ano, o mercado financeiro prevê nova alta da inflação. Segundo pesquisa do BC com os economistas dos bancos, o IPCA deve ficar em 6,01% neste ano.

2 Comentários

  1. Vigilante do Portão Responder

    Vai falar com o Mantega e com a Dilma.

    Vão dizer que “tá tudo bem”.

  2. antonio carlos Responder

    Demagogia sempre custou caro. A companheira presidanta, que é formada em Economia, sabe que combater a inflação via controle de tarifas públicas tem vida curta. Aquela coisa de baixar juros na marra deu no que deu, se esgotou, e o dragão da inflação não foi derrotado, está aí dando as caras novamente. Quem viu aquele filme de terror proporcionado pelo Sarney sabe o que é coisa feia. E este filme não quero ver de novo. Espero que o pessoal do BC também compartilhe do meu pavor por filme de terror.

Comente