Uncategorized

Não tem tu, vai tu mesmo

0307-dilma_lula_e_gleisi

Do Celso Nascimento, Gazeta do Povo:

Dilma e Lula estarão hoje à noite em Curitiba para colocar na rua a campanha da companheira petista Gleisi Hoffmann ao governo estadual. Juntos ou separadamente, a atual e o ex-presidente já participaram de outros atos no Paraná para reforçar a candidatura da senadora e ex-chefe da Casa Civil. Não seria pouca coisa se, logo agora, o prestígio popular desses dois importantes cabos eleitorais não estivesse em viés de baixa.

Gleisi enfrentou graves dificuldades para construir sua frente partidária. Conseguiu a adesão apenas do PDT, que já era esperado em razão dos vínculos que vêm desde as campanhas de Osmar Dias (2010) e de Gustavo Fruet (2012), além dos nanicos PCdoB, PRB e PTN – muito pouco para quem representa, no estado, o partido que detém o poder no país.

A pobreza de adesões e a dificuldade de formar uma chapa (com o PDT na vice e o PCdoB no Senado) podem refletir duas situações. A primeira delas diz respeito à flagrante inanição de quadros em todos os partidos. Faltam nomes à altura dos cargos ou que, no mínimo, apresentem inquestionável experiência e solidez eleitoral. Diante disso, é aquela coisa: “Já que não temos tu, vai tu mesmo”.

Outras causas das dificuldades de Gleisi podem ser buscadas em Brasília e em São Bernardo do Campo. Nem Dilma nem Lula fizeram uso dos cordéis pluripartidários que ainda dominam para entregar ao PT paranaense uma cesta mais substanciosa de legendas para a candidata do PT no estado.

Vários partidos fiéis ao Planalto – casos, por exemplo, do PTB e do PSD – bandearam-se para o lado da oposição no plano regional. Essa é uma das razões para o tucano Beto Richa ter conseguido formar uma frente com nada menos de 17 siglas, garantindo-lhe oito minutos e meio nos programas eleitorais contra pouco mais de seis minutos na soma dos tempos de Gleisi e Requião. Não se viu ação objetiva de Lula e Dilma, tão escondidos nos momentos decisivos quanto aquele personagem da brincadeira “onde está Wally?”

6 Comentários

  1. BRASILEIROS E BRASILEIRAS…. O DEUS ESTA HOJE EM CURITIBA LULA, DIGO DEUS PORQUE OS BRASILEIROS ACHAM ELE LULA O DEUS SABE TUDO E NÃO SABE NADA ..

  2. Fábio, você errou escrevendo do jeito certo, não é “companheira”e sim “cumpanheira”, pois escrevendo do jeito certo eles não entenderão a matéria !!

  3. Vigilante do Portão Responder

    Achei estranho a Dilma ter CANCELADO a inauguração do Conjunto Habitacional.

    Quem tem mais informações sobre o assunto?

    Não acredito que a Presidenta tenha se deslocado de Brasília, apenas para o encontro PARTIDÁRIO.

    Hoje é 5ª feira, dia de trabalho.

    O país está ótimo, pode se dar ao luxo da Presidenta deixar o TRABALHO para fazer campanha partidária.

  4. o amigo do povo Responder

    Pelas adesões que a princesinha Barbie conseguiu já se pode prever o futuro da moça, ela vai pela mesma estrada do urtigão. É sova que vem por aí. Acontecendo um segundo tempo, aí vai depender da capacidade dos marqueteiros do Beto em desconstruir as candidaturas da dupla de rivais, o que é uma moleza, até eu consigo isto, o segundo tempo não acontece. E se acontecer veremos a princesinha pedindo voto para o senador maluco, o que será extremamente bizarro. Para quem se elegeu com mais de três milhões de votos, hoje se conseguir a metade já será uma façanha e tanto.

Comente