Uncategorized

Lideranças debatem industrialização no Oeste e Sudoeste

Da AEN:

Foram realizadas mais duas edições da Oficina Regional de Desenvolvimento Industrial e Comercial. Os eventos reuniram prefeitos, secretários municipais e lideranças da iniciativa privada para debater oportunidades de negócios e investimentos nas regiões Sudoeste e Oeste, nas cidades de Francisco Beltrão e Assis Chateaubriand.

“Os encontros nos possibilitam a detalhar e responder dúvidas sobre instrumentos e ações de incentivo ao desenvolvimento industrial e comercial. O debate estimula inclusive a criação de políticas públicas locais, específicas às regiões”, afirma o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio.

As oficinas são promovido pela Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), por meio do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paranám com o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Sebrae, Ocepar, Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Fecomércio e prefeituras.

Na quarta-feira (16), em Francisco Beltrão, a oficina mobilizou lideranças dos 41 do Sudoeste (Amsop). Já em Assis Chateaubriand, a Oficina reuniu na quinta-feira (17) mais de 190 pessoas das 53 cidades da região.

Entre os temas debatidos estão a implantação de distritos industriais, estímulo para Arranjos Produtivos Locais, linhas de crédito, desafios e oportunidades de negócios nas regiões e casos de sucesso de cidades e regiões.

Também foi entregue exemplares da cartilha produzida pelo Governo em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que mostra o passo a passo para a implantação dos distritos.

REGIONAL – O prefeito de Assis e presidente da Associação dos Municípios do Oeste (Amop), Marcel Micheletto, destacou a importância de levar esse tipo de debate ao Interior.

“Um importante momento para discutirmos o desenvolvimento da região. Chamei os prefeitos, secretários de Indústria e Comércio que viessem participar porque tem muitas informações sobre bancos, secretarias, financiamentos. Enfim, foi um grande dia de negócios”.

Para a presidente da Associação Comercial de Assis Chateaubriand (Aciac), Sueli Barbieri, também elogiou a realização da oficina na cidade. “É um fórum importante, onde se discute o desenvolvimento do Oeste e expõe aos empresários a situação real desse desenvolvimento para que assim possamos alavancar ainda mais o crescimento da nossa região”.

1 Comentário

  1. o sudoeoste esta esquecido pelo governo do parana nem estradas não temos mais veja o caso da prt280 que está abandonada pelo governador

Comente