Uncategorized

Polícia ‘caça’ homem que compartilha foto de curitibanas sem roupas; namorados são iscas

BandaB
Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento

O Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), da Polícia Civil, investiga a divulgação de mais de cem fotos de adolescentes curitibanas nuas, seminuas ou em poses sensuais por meio de perfis em redes sociais. O perfil no Twitter e uma página com o mesmo nome no Facebook pediam para que os internautas enviassem as imagens e as compartilhavam.

Nesta segunda-feira (28), os policiais ouviram sete garotas que tiveram as imagens vazadas. O próximo passo agora é rastrear o responsável pelas contas e quem enviou as fotos. “O sujeito começou a pedir imagens dessa natureza para todo mundo e, em seguida, criou os perfis para a divulgação. Quando alguém denuncia, ele tira a página do ar e vai migrando de site em site”, explicou o delegado do Nuciber, Demétrius Gonzaga de Oliveira.


Segundo ele, nos perfis mais recentes, o responsável faz também montagens com rostos de autoridades sem roupa e posta na web. “Agora nós pedimos a quebra de sigilo para ter acesso às informações e já abrimos inquéritos para a investigação do caso”.

A maioria das fotos são tiradas voluntariamente pelas adolescentes a pedidos dos namorados, que as enviam para o dono dos perfis. “Nesses casos, nós pedimos para os pais terem muito cuidado na hora de disponibilizar qualquer tipo de tecnologia para os filhos”, alertou o delegado.

O responsável pelas páginas pode ser enquadrado em diferentes crimes, dependendo da situação. Há a difamação, por meio dos comentários feitos por ele e pelos internautas que participavam da rede, e ainda por divulgação de imagens pornográficas envolvendo menores. A pena para este último ato infrator é de 3 a 6 anos de reclusão. “Nós vamos tentar enquadrá-lo em todos os casos em que a lei permitir, assim que o localizarmos”, concluiu Gonzaga.

Não apenas quem mantém as páginas, mas também quem repassou fotos pode ser responsabilizado pelo crime.

2 Comentários

  1. -Mas as curitibanas também precisam ter mais auto-respeito e dignidade e párar de ficar tirando fotos para o “namorado da semana que vai se casar e vai amá-la para o resto de suas vidas”…tenham mais compostura e se valorizem mais!!!1

Comente