Uncategorized

‘Cavalete Parade’ será no dia 29 de setembro

cavalete

De Josianne Ritz, Bem Paraná:

Mais de 1800 pessoas confirmaram presença na versão curitibana do evento “Cavalete Parade” – ou “parada do cavalete” – no Facebook, marcado para o dia 29 de setembro em todo país. Os manifestantes virtuais criticam os políticos que não respeitam o espaço público e o “poluem com seus cavaletes”. O objetivo é pegar os cavaletes em situação irregular, fazer uma intervenção qualquer – como pintura, por exemplo – e expor no encontro. Segundo os organizadores, os participantes devem pegar os cavaletes e cobrir o número. “O candidato que reinvidicar posse do cavalete estará, por sua vez, criando provas contra si mesmo”, afirma a descrição do evento. Uma “exposição” será feita no dia 29 de setembro, às 13h em um local que ainda será escolhido.

Na última fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), 87 cavaletes em situação irregular foram apreendidos. A multa ao candidato pode chegar a R$ 25 mil. Esta é provavelmente a última eleição com cavaletes nas ruas, já que o Congresso Nacional aprovou uma lei proibindo o uso desse tipo de propaganda eleitoral. A medida foi aprovada em dezembro do ano passado e não entrou em vigor porque é necessário que a lei seja aprovada um ano antes das eleições.

1 Comentário

  1. “O candidato que reivindicar posse do cavalete estará, por sua vez, criando provas contra si mesmo”

    O pior é os criadores do evento declararem de forma implícita que qualquer participante dessa empreitada é um cidadão acima de qualquer suspeita, pois está presumindo que não haverá o cometimento de qualquer tipo de abusividade em cavaletes que estiverem regulares.

Comente